sábado, 19 de julho de 2014
JOSE AMÉRICO MOTTA PEÇANHA
Filósofo e professor brasileiro ( campos RJ 1932-1993 ). Um dos mais respeitado intérpretes, no Brasil, do pensamento ocidental, destacou-se como estudioso das obras dos pré-socráticos, Platão, Sartre, bachelard e Chaim reamanhece. Professor na UFRJ, foi afastado após o golpe de 1964. Idealizou, para a abril cultura, a série os pensadores. Foi diretor do centro cultural de são Paulo na gestão de Luíza Erondina. Escreveu, entre outros, Platão: as várias faces do amor, camus, o absurdo na paisagem, itinerário da paixão e bachelard e monete do olhar á reflexão. Foi coordenador do núcleo de editoração da fundação pró memoria, na gestão de Luíza Erondina.
PETO FI ( SÁNDOR )
Poeta búlgaro ( kiskóros 1823- segasvár atual sighisora, 1949 ). Célebre desde a publicação da primeira coletânea de poesia ( versek, 1844 ), sua glória confirmou-se nas obras seguintes ( nuvens, 1846 ). Adepto apaixonado da revolução francesa, denunciou as condições sociais de seu país, atacando os privilégios dos nobres e da monarquia. Em 15 de março de 1848, seu poema de pé, magio, deflagou a revolução húngara. Morreu na batalha de seges var e por sua vida e obra tornou-se o símbolo da independência.
quarta-feira, 2 de julho de 2014
MÉDICOS SEM FRONTEIRAS
Primeira organização privada de ajuda médica, criada em 1971 por um grupo de jovens médicos, dentre os quais os médicos Bernard Kouchner e Xavier Emanuele, que queria levar assistência médica e sanitária a populações em dificuldades. O grupo médicos sem fronteiras, em sua evolução, resultou na criação médicos do mundo. Alguns membros fundadores permaneceram, estruturando o M.S.F no plano internacional; seções foram abertas na Bélgica, Espanha, países baixos, Suíça e até mesmo nos estados unidos. Em vinte anos, o M.S.F enviou mais de 10.000 voluntários ( médicos e paramédicos ) a cerca de oitenta países, e conta atualmente com mais de duzentos membros permanentes em vários escritórios, cerca de setecentas pessoas contratadas nos próprios lugares e mais de 3.250 voluntários disponíveis para as missões. Além da ajuda humanitária as populações em dificuldades, o M.S.F participa de campanhas de saúde pública ( vacinação de populações, combate á coleta etc. 0 e promove coleta de informações.
ROSA (NOEL DE MEDEIROS )
Compositor, letrista e violonista brasileiro ( rio de janeiro 1910-1937 ). Nascido e criado no bairro de vila isabel ( é conhecido como poeta da vila ), desde cedo aprendeu violão e bandolim, logo ingressando nas rodas boemias da cidade. Amigo de almirante, João de Barro, Henrique Brito e outros, integrou os conjuntos musicais flor do tempo e bando dos tangaras 1930. Nessa época entrou para a faculdade nacional de medicina, cujo curso abandonou em 1932, pois a paixão da música já o dominava por completo. Sua primeira composição foi a embolada minha viola, de 1929; dai em diante sua carreira tomou um ritmo vertiginoso, desenvolvendo-se paralelamente a uma existência infeliz e acidentada, cuja breve duração seria interrompida poucos anos depois pela tuberculose. Durante esses sete anos, Noel compôs mais de 300 peças ( sambas, marchas, canções, etc. ), nos quais captou como ninguém a poesia, o lirismo e o humor dos bairros cariocas, sobretudo de sua vila isabel. Dessa importante produção, cumpre destacar seu primeiro sucesso, o samba com que roupa?, gago apaixonado, adeus, para me livrar do mal ( com Ismael Silva ), coisas nossas, feitio de coração, feitiço da vila, conversa de botequim e pra que mentir ( estes quatro últimos com vá dico ), fita amarela, onde está a honestidade, três apitos, positivismo, palpite infeliz, o x do problema, último desejo, eu sei sofrer, sua última composição, foi gravada por Araci de Almeida e Benedito Lacerda exatamente no dia de sua morte.
PAULINHO DA VIOLA
Paulo César Batista de Faria, compositor, violonista e cantor brasileiro ( rio de janeiro 1942 ). Filho do violonista César Faria, que nos anos 30 integrou o famoso conjunto época de ouro, destacou-se a partir de 1965, quando participou do musical rosa de ouro, integrando, com Elton Medeiros, Nelson sargento, Anescarzinho e Jair do cavaquinho, o conjunto a voz do morro, venceu a Iº bienal do samba 1968, com o belíssimo samba coisas do mundo, minha nega e o quinto festival da MPB da TV record 1969 com o inovador sinal fechado. Desde 1963 integrante da portela, escola que defendeu com sambas enredo 9 memórias de um sargento de milicias, 1966 0 e cantou o memorável foi um rio que passou em minha vida 1970, é considerado um dos mais completo sambistas da MPB, com sua música intimamente ligada as tradições populares, mas ao mesmo tempo revestida de sofisticação e modernidade. Entre suas mais belas composições: jurar com lagrimas, catorze anos, coração vulgar, na linha do mar, cade a razão, nada de novo, prisma luminoso, no carnaval da paixão.
CARTOLA (AGENOR DE OLIVEIRA )
Compositor e cantor popular brasileiro ( rio de janeiro 1908-1980 ), um dos fundadores da escola de samba estação primeira de mangueira 1928. Na década de 30, tornou-se conhecido fora da mangueira quando vendeu os direitos de gravação de vários sambas ( divina dama, qual foi o mal que eu te fiz? ), lançados por Francisco Alves e outros cantores. Redescoberto no final dos anos 50 pelo cronista Sérgio Porto em 1964 abriu o restaurante zicartola, ponto de encontro de sambistas e da geração pós bossa nova. Só aos 66 anos gravou seu primeiro LP, na etiqueta Marcus Pereira. De sua obra pouco extensa mas de qualidade e lirismo insuperáveis. destacam-se acontece, não quero mais amar a ninguém ( com Zé da Zilda e Carlos cachaça ), tive sim.
Assinar:
Postagens (Atom)