quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
REVOLTA DE D. MIGUEL
Rebelião ocorrida em Portugal, tramada pela rainha dona Carlota Joaquina e pelo infante D. Miguel contra o rei D. João VI, em 29 de abril de 1824. Na noite de 29 de abril. D. Miguel apresentou-se nos quarteis da tropa, na qualidade de comandante chefe, ordenando que os soldados pegassem em armas para sufocar uma conspiração de maçons. Os embaixadores acreditados junto a D. João VI protestaram contra as medidas tomadas por D. Miguel e exigiram a liberdade do conde de Palmela, exortando o monarca a sair do confinamento no palácio da bemposta. No dia 9 de maio, D. João dirigiu-se a nau inglesa Windsor Castle, que imediatamente içou a bandeira portuguesa ali, D. João instalou a sede de governo e comandou a reação ao golpe. Ordenou a D. Miguel que embarcasse para a França, seguindo depois para Viena, de onde só poderia retornar com ordem sua. Em seguida, reintegrou os ministros e as demais autoridades depostas em seus cargos.
CLUBE MILITAR
Associação civil que congrega oficiais do exercito, fundada em 26 de junho de 1887, no bojo da questão militar, que contrapunha muitos oficiais do exercito ao governo imperial. Sua atuação politica foi intensa desde o inicio; já em outubro de 1887, o clube deixava claro seu abolicionismo ao declarar ao governo que os militares deixariam de perseguir escravos fugidos, o clube participou também da propaganda republicana, e intensificou sua atividade após a proclamação do novo regime. Algumas campanhas foram memoráveis, particularmente depois de 1945. No final dos anos 40 e inicio dos anos 50, a campanha do petróleo dividiu profundamente seus membros; a ala nacionalista enganjou-se decisivamente na defesa do monopólio estatal de lavra, refino e distribuição do petróleo e seus derivados. Por outro lado, formou-se um grupo de militares pró-americanos, anticomunistas e mercadante contrários a nacionalização do petróleo. Em 1952, esse último grupo venceu as eleições para o clube, com a chapa cruzada democrática, e transformou a entidade num foco de conspiração contra as medidas nacionalistas do governo Getúlio Vargas e contra sua politica trabalhista. Foi ali que teve origem o manifesto dos coronéis, de 1954, que levou a queda do ministro do trabalho João Goulart, que aguçou a ira da cruzada democrática ao conceder um aumento salarial de 100% a todos os trabalhadores brasileiros, centro de conspiração contra o governo João Goulart, em 1964, apoiou sem restrições o novo regime.
PEDRO DE ALCANTRA BELLEGARDE
Engenheiro militar brasileiro ( a bordo da nau príncipe real 1807-rio de janeiro 1864 ). Foi um dos incentivadores da criação da escola de arquitetos em 1836. Em 1841, com o engenheiro Conrado Jacob Niemeyer, seu tio. Projetou e executou o sistema de abastecimento de água potável em Pernambuco. Deixou, entre outras, as seguintes publicações: limites ao sul do império com o estado oriental do Uruguai; compêndio de noções de geometria descritiva; compêndio de mecânica elementar e aplicada; noções novas de balística pratica; instruções para medições estereométricas e aerométricas; compêndio de arquitetura civil e hidráulica; noções elementares de direito das gentes.
ELEAZAR DE CARVALHO
Regente e compositor brasileiro ( Iguatu CE 1912-são Paulo 1996 ). estudou no rio de janeiro e aperfeiçoou-se nos EUA com Koussevitzky 1946, de quem se tornou assistente. Dirigiu a sinfônica de Boston 1947; estreou na Europa 1950 no Ralais desbeaux-arts, em Bruxelas, ao lado dos melhores regentes da época regeu várias orquestras europeias e norte-americana. Professor catedrático de regência ( escola de música da UFRJ e Juilliard School of music. nova York, entre outras ); regente titular da sinfônica de ST. Louis EUA; diretor artístico e regente titular da orquestra sinfônica brasileira; diretor da orquestra sinfônica do estado de são paulo, preocupou-se em divulgar a musica contemporânea, apresentando diversas primeiras audições. Autor das óperas descobrimento do Brasil 1939, Tiradentes 1941, e de a retirada da laguna e sinfonia branca, entre outras obras. A partir de 1992 dedicou-se a construção da fundação educacional cultural e artística Eleazar de Carvalho ( fundec )
JOSE MONTEIRO ROCHA
Matemático português Cana vezes 1743-são Jose de Ribamar, Brasil 1819. Quando criança foi levado para a Bahia e estudou no colégio dos jesuítas, onde professou, abandonando a ordem após a expulsão dos jesuítas. foi chamado a Portugal pelo marquês de pombal, que o encarregou de participar da elaboração dos novos estatutos da universidade de Coimbra. Foi nomeado catedrático de astronomia, campo em que realizou trabalhos notáveis. Principal do colégio dos nobres 1776, foi sócio-fundador da academia das ciências, diretor perpétuo da faculdade e do observatório e vice reitor da universidade Coimbra 1800. Professor dos filhos do príncipe regente D. João, acompanhou a família real ao Brasil. Apaixonado pela música, foi professor do padre Jose Mauricio e autor de um compêndio de música. Em 1813, publicou, as suas famosas tábuas para os cálculos da posição relativa do sol, da lua e dos planetas.
quarta-feira, 24 de dezembro de 2014
CHIQUINHA GONZAGA
Francisca Edwiges Neve Gonzaga compositora e pianista brasileira ( rio de janeiro 1847-1935 ). Aos 11 anos de idade já escrevia sua primeira composição, canção dos pastores. Após dois casamentos malogradas, tornou-se professora de piano e conseguiu participar de conjuntos orquestrais que anunciavam as festas da época. Em 1877, lançou sua primeira composição de sucesso, a polca atraente. Musicou um libreto de Artur Azevedo, viagem ao parnaso, recusado pelos direitos teatrais pelo fato de ter sido composto por uma mulher. Lutando contra os preconceitos, conseguiu finalmente em 1885 musicar uma opereta de costumes, a corte na roça, da qual ficaria famosa o cateretê menina faceira. A relação de suas obras é vasta, incluindo 87 partituras de peças teatrais e cerca de 2 mil composições participou da campanha abolicionista, dedicando a renda da venda de suas musicas a associação em prol da abolição da escravatura; também lutou pela implantação da república. Em 1899, procurada por uma comissão do cordão rosa de ouro, escreveu o abre alas musicou vários libretos para peças portuguesas. Em 1911 compôs a modinha lua branca conquistando novos triunfos em 1915, com sertaneja, peça de Viriato Correia por ela musicada. Seu último trabalho teatral ( música para Maria, peça de Viriato Correia ) data de 1933.
sábado, 13 de dezembro de 2014
ANTÔNIO CARLOS JOBIM
Brasileiro de Almeida, também chamado Tom, compositor brasileiro ( rio de janeiro 1927-nova York 1994 ). Estudou o piano com Koellreuter e Lúcia Branco, e violão com Tomas Terán. Tocou piano em casas noturnas cariocas. Seu primeiro grande êxito foi Teresa da praia ( samba-canção com Billy Blanco, gravado pela dupla Dick Farney e Lúcio Alves 1954. Musicou a peça Orfeu da Conceição 1956, de Vinicius de Morais. Na mesma época compôs várias canções com Dolores Duran ( estrada do sol, por causa de você ) e com Vinicius de Morais ( eu não existo sem você, eu sei que vou te amar, chega de saudade ), várias delas includidas no LP canção do amor de mais 1958, de Elizete Cardoso, disco que marcou a transição para a bosa nova. Tom Jobim compôs algumas das canções mais célebres da década de 60: corcovado, desafinado e samba de uma nota só ( ambas com Newton Mendonça. a última um sucesso internacional ); Dindi, demais e inútil paisagem ( em parceria com Aluísio de Oliveira e lançadas por Silvia Teles ); água de beber, insensatez, ela é carioca e a antológica garota de Ipanema ( com Vinicius de Morais ), sabia e retrato em branco e preto ( com Chico Buarque de Holanda ). A partir do festival da bosa nova no Carnegie Hall de nova York 1962 e de gravações nos EUA (Antonio Carlos Jobim, lançado no Brasil em 1964 pela elenco; Francis Albert Sinatra e Antonio Carlos Jobim, 1966 ), trabalhou e gravou com vários músicos norte-americanos ( Stan Getz, Andy Williams, Nelson Riddle, Claus Oggerman, entre outros ). Internacionalmente reconhecido e premiado, também compôs música de concerto, trilhas para cinema ( a casa assassinada, de P. C. Saraceni; para viver um grande amor, de Miguel Faria Junior; enotique, de Ana Maria Magalhães ) e televisão ( Gabriela, brilhante 1981, o tempo e vento 1985; anos dourados, com Chico Buarque de Holanda, 1986; o dono do mundo 1991 ). Ocupou o cargo de presidente do conselho diretor da primeira universidade livre de música brasileira 1990. Recebeu os títulos de doutor honoreis causa da universidade do rio de janeiro 1990 e da universidade nova de Lisboa 1993. Foi homenageado pela escola de samba mangueira, no carnaval de 1992, com o enredo se todos fossem iguais a você. Deixou dois livros: ensaios poético 1988 e mata atlântica-visão do paraíso ( concluído em 1994 e publicado após sua morte ), ambos com textos seus e fotos de sua mulher Ana Lontra. De sua extensa discografia vale destacar nave 1968, matita peré 1973, Elis e Tom 1974, urubu 1876, terra brasilês 1980, passa rim 1987, Tom Jobim 1987 e Antonio brasileiro 1994. Seu último disco, Antonio brasileiro, lançado em 1994, recebeu postumamente o premio Grammy, como destaque na categoria jazz latino.
sábado, 6 de dezembro de 2014
JOSEPH HANDY
Compositor austríaco ( Rohrau an der Leitha, baixa Áustria, 1732-Viena 1809 ). Soprano na escola da catedral de santo Estevão de Viena ( 1740 até cerca de 1750 ), compôs seus primeiros quartetos de cordas por volta de 1757. Entrou em 1761 para os serviços dos príncipes Esterházy, família a qual ficaria ligado até sua morte e para quem escrevia a música das festas, dos concertos, das representações teatrais e óperas. Handy alcançou pouco a pouco a celebridade internacional, o que lhe valeu encomendas importantes como a das seis sinfonias ditas parisienses ( n º s 82-87, 1785-1786 0 e das sete palavras de Cristo ( 1786-1787 ). No decorrer de duas estadas em Londres ( 1791- 1792 e 1794-1795 ), compôs suas 12 últimas sinfonias ( n º s 93-104, ditas londrinas ), entre outras obras. A partir de 1795, viveu em Viena como musicista independente e conclui sua carreira com dois grandes oratórios, a criação 1798 e as estações 1801. Prolifico, sua obra reúne 104 sinfonias, três concertos para piano, cinco para órgão, quatro para violino, dois para violoncelo, um para trompete, 68 quartetos de cordas, cerca de 60 sonatas para piano; as sete palavras de Cristo ( versão para orquestra, para quarteto; oratório ); três oratórios, 14 missas, 13 óperas italianas, entre as quais II mondo della luna 1777.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
ARNOLD SCHOENBERG
Compositor austríaco ( Viena 1874-los Angeles 1951 ). Desde suas primeiras obras, inspirou-se no cromatismo exacerbado de Wagner ( noite transfigurada, 1899, gur-relieder, 1900-1911 ). Após uma permanência cheia de dificuldade materiais em Berlim 1901-1903, retornou a Viena. Sua escrita evoluiu em direção á atonalidade, com Erwartung, OP. 17 9 a espera, 1909 ); em 1911, escreveu um tratado de harmonia e fez amizade com seus alunos Anton Von Webern e Alban Berg, assim como os pintores Kandinsky, Klee e Kokoschka. Compôs o pierrô lunar 1912, para voz e pequeno conjunto instrumental. De 1912 a 1921 seu circulo de alunos aumentou e ele desenvolveu uma técnica de utilização do dodecafonismo designada música serial ( suite para piano, OP 25, 1923; variações para orquestra, OP 31, 1928 ). Professor de composição em Berlim 1925, compôs duas óperas ( Moisés e Aarão, o caminho bíblico ). Foi para o EUA quando Hitler assumiu o poder. Professor em nova York e em Boston, ocupou, de 1836 até 1844, uma cadeira na universidade da Califórnia. Nessa época, criou obras especificamente seriais ( concerto para violino, 1936; quarteto para cordas, 1936 ), Entre suas últimas obras destacam-se um sobrevivente de Varsóvia 1947 e um de profundis 1950.
LUCIANO GALLET
Compositor e pianista brasileiro ( rio de janeiro 1893-1931 ). Suas primeiras obras datam de 1918 e baseiam-se em modelos franceses. Em 1826, passou a perseguir a música folclórica brasileira. Em 1930, como diretor do instituto nacional de música, reformulou o ensino musical no país, elevando-o a nível universitário. Entre suas composições destacam-se: canções populares brasileiras 1924, suite turuna para temas negro-brasileiros 1929. Escreveu duas monografias: o índio na música brasileira e o negro na música brasileira 1929. Seus estudos de folclore foram publicados postumamente por Mario de Andrade 1934.
Assinar:
Postagens (Atom)