sábado, 28 de março de 2015
ABIMELEQUE
Filho de Gideão juízes 8:31. Depois da morte de seu pai, assassinou os seus setenta irmãos, á exceção de Jotão, que se havia escondido. Então, por influência dos irmãos de sua mãe ( era ela sequimita ), foi eleito rei de Siquem, que se tornou um estado independente de Israel. Três anos mais tarde houve uma rebelião na cidade, na ausência de Abimeleque, a qual foi reprimida por Zebul, o governador, que expulsou Gaal, o chefe da sedição, e destruiu totalmente a cidade, espalhando sal sobre as suas ruínas. No ataque de Tebes uma mulher arremessou uma pedra de moinho á cabeça de Abimeleque juízes 9:53-54, II Samuel 11:21, e ele, para escapar á vergonha de ser morto por uma mulher, ordenou ao seu escudeiro que o matasse.
domingo, 15 de março de 2015
ESQUISTOSOMOSE
No Brasil, a esquistosomose mansônica é comum e costuma ser transmitida por banhos em águas contaminadas pelo parasita. Os sintomas decorrem da invasão das veias do sistema porta pelo parasita e incham: cirrose hepática, esplenomegalia, ascite e varizes esofágicas. A esquistosomose é originária da África e foi constatada até em múmias do Egito, sendo assim uma das doenças do ser humano de registro mais antigo. Foi trazida para o Brasil pelos escravos africanos, mas, de todos os esquistosomos, só o mansônico encontrou hospedeiro no Brasil, o caramujo planorbídeo. As medidas preventivas incluem o controle dos caramujos e o tratamento sanitário das águas e das fezes. A esquistosomose é endêmica na maioria dos estados brasileiro, tendo maiores proporções na Bahia e em minas gerais. Em 1985 foram constados 205 mil casos no Brasil. É doença de notificação obrigatória ás autoridades sanitárias.
domingo, 1 de março de 2015
LÚCIO COSTA
Arquiteto e urbanista brasileiro (Toulon 1902 ) estudioso do período colonial, realizou obras neocoloniais, defendendo uma arquitetura de cunho nacional 1926-1927. Nomeado diretor da escola nacional de belas-artes 1931, teve atuação fundamental para a renovação do pensamento artístico e arquitetônico no país. Um dos pioneiros da arquitetura moderna do Brasil, dirigiu, a partir de 1936, a equipe responsável pelo projeto revolucionário do ministério da educação e saúde ( hoje palácio da cultura ), segundo o risco inicial de Le Corbusier. Em 1957, venceu o concurso paro o plano-piloto de brasília, excepcional contribuição ao urbanismo contemporâneo. Incluem-se ainda entre seus principais projetos cidade universitária da ilha do fundão ( rio de janeiro 1936 ), casa do Brasil ( cidade universitária, Paris, 1950 ), plano diretor da barra da tijuca ( rio de janeiro 1969 ). Sua obra teórica tem papel central no desenvolvimento do ensino de arquitetura e do urbanismo. Publicou, entre outros, razões de nova arquitetura 1930, o arquiteto e a sociedade contemporânea 1952, a crise da arte contemporânea 1959, além de vários trabalhos sobre o passado histórico, como: o aleijadinho e a arquitetura tradicional; arquitetura jesuítica no Brasil; notas sobre a evolução do mobiliário brasileiro etc.
Assinar:
Postagens (Atom)