Rei dos judeus 37-4 a.c. Filho de Antiparos, o idumeu, conseguiu ser nomeado por roma em 40 a.c. Rei da Judeia. DE 39-37, disputou o reino com Antigo nos, o último dos asmoneus, com o auxilio de legiões romanas, se apoderou de Jerusalém. Apesar de mal aceito pelos judeus, conseguiu se impor, não somente por causa de sua energia brutal e sem escrúpulos, mas também por suas qualidades de politico, administrador e construtor ( segundo templo de Jerusalém ).
Herodes Antipas. Filho de Herodes I, o grande foi tetrarca da Galileia e da Peré ia 4 a.c-30 d.c. Fundou Tiberíades, mandou prender e matar João Batista e foi diante dele que Jesus compareceu durante seu processo. LC 9;7-9, LC 23:8-12.
Herodíades. Princesa judia 7 a.c-39 d.c, neta de Herodes I, o grande casada pela primeira vez com seu tio Filipe, de quem teve uma filha, Salomé, deixou-o para casar-se com um outro tio, Herodes Antipas. Essa união ilegal escandalizou os judeus. Segundo os evangelhos, Herodes foi responsável pela morte de João Batista.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
HERODES AGRIPA
Herodes Agripa I 10 a.c-44 d.c. Rei dos judeus, neto de Herodes I, o grande. Protegido de Calígula, recebeu do imperador Cláudio o titulo de rei e assumiu todo o reino de se avô. Foi o primeiro perseguidor da comunidade cristã.
Herodes Agripa II. Filho de Herodes Agripa I, rei dos judeus 50-93 ou 100, recebeu a herança de seu pai, com exceção da judeia. Durante seu reinado aconteceu a revolta dos judeus 66-70 d.c. Sua relação com sua irmã, a princesa Berenice, amada de Tito, foi motivo de rumores.
Herodes Filipe. Filho de Herodes I, o grande, reinou na Bataneira, na Gaulanitide, na Traconita, na Uraninite e na Itureia, regiões habitadas sobretudo por pagãos. construiu Betsaida e Cesaréia pane-as.
Herodes Agripa II. Filho de Herodes Agripa I, rei dos judeus 50-93 ou 100, recebeu a herança de seu pai, com exceção da judeia. Durante seu reinado aconteceu a revolta dos judeus 66-70 d.c. Sua relação com sua irmã, a princesa Berenice, amada de Tito, foi motivo de rumores.
Herodes Filipe. Filho de Herodes I, o grande, reinou na Bataneira, na Gaulanitide, na Traconita, na Uraninite e na Itureia, regiões habitadas sobretudo por pagãos. construiu Betsaida e Cesaréia pane-as.
PENTECOSTE ( REVESTIMENTO )
Pentecoste é o quinquagésimo dia depois do segundo dia da páscoa 16 de Nisã. Os judeus chama a esta solene festividade a festa das semanas, visto que se observa sete semanas depois da páscoa. Ofereciam-se então como primícias dois carneiros para os frutos das searas, sete cordeiros daquele ano, uma vitela, e dois carneiros para um sacrifício; e uma cabra para sacrifício de pro piação EX 34:22, LV 23:15-16, NM 28:26; DT 16:9-10. A festa foi instituída com o fim de obrigar os israelitas a dirigirem-se ao tabernáculo, ou ao templo EX 34:22; a reconhecerem o absoluto domínio do Senhor com a espontânea oferta dos primeiros frutos EX 23;16; e a comemorarem o fato de ter sido dada a lei, no monte Sinai, no 50º dia depois da saída do Egito, dando graças a Deus por esse acontecimento. Primeiramente a oferta era de livre vontade apresentada; mas pouco a pouco, como a lei a tornava dura, tornou-se imperativa, sendo determinadas a quantidade e a natureza das ofertas LV 23;15-21, segundo a riqueza do individuo. Na verdade, veio a ser uma espécie de tributo. Foi na festa de pentecoste que o Espirito Santo desceu sobre os apóstolos daquela miraculosa maneira descrita em Atos 2:1-4.
INICIO DA IGREJA
A igreja de Cristo iniciou sua história com um movimento de caráter mundial, no dia de pentecoste, no fim da primavera do ano 30, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus, e dez dias depois de sua ascensão ao céu. Atos 1:9-11. Na manhã do dia de pentecoste, enquanto os seguidores de Jesus, cento e vinte ao todo, Atos 1:15; estavam reunidos, orando, o Espirito Santo veio sobre eles de forma maravilhosa. Atos 2:1-4. O efeito deste acontecimento foi tríplice:
a) iluminou as mentes dos discípulos, dando-lhes um novo conceito do reino de Deus. Atos 2:36-39.
b) compreenderam que esse reino não era um império politico mas um reino espiritual, na pessoa de Jesus ressuscitado, que governava de modo invisível a todos aqueles que o aceitavam pela fé. Atos 2:40-41.
c) aquela manifestação revigorou a todos, e o poder de expressão que fazia de cada testemunho um motivo de convicção naqueles que os ouviam. Atos 2:42-47.
a) iluminou as mentes dos discípulos, dando-lhes um novo conceito do reino de Deus. Atos 2:36-39.
b) compreenderam que esse reino não era um império politico mas um reino espiritual, na pessoa de Jesus ressuscitado, que governava de modo invisível a todos aqueles que o aceitavam pela fé. Atos 2:40-41.
c) aquela manifestação revigorou a todos, e o poder de expressão que fazia de cada testemunho um motivo de convicção naqueles que os ouviam. Atos 2:42-47.
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
CINCO DE DEZEMBRO
Nome pelo qual ficou conhecido o movimento militar que levou Sidônio país ao poder em Portugal, em 1917. Tiveram ação importante os cadetes da escola de guerra, chamados cadetes do Sidônio, e o partido unionista, liderado por Brito Camacho, em oposição ao partido republicano português radical, chefiado por Afonso Costa, que estava no governo desde a queda da efêmera ditadura de Pimenta de Castro, em 14 de maio de 1915. Triunfante, o movimento reagiu contra a participação de Portugal na I guerra mundial, embora sem possibilidade de afastar o país do conflito, dado o empenho do corpo expedicionário português na frente de combate, na França. Sidônio país elegeu-se no ano seguinte presidente da república, cuja constituição assumiu caráter presidencialista e cujos partidários denominavam, em termos de propaganda, república nova.
CAMBRIDGE
Cidade da Grã-Bretanha Inglaterra. Sede do condado de mesmo nome, ao n de Londres. A cidade cresceu ao redor de um castelo fortificado construído por Guilherme, o conquistador, devendo sua importância á presença de uma universidade cujo primeiro colégio, Peter house, foi fundado em 1284. Uma cátedra de teologia, de que Erasmo foi um dos primeiros professores, foi ali criada em 1502. A partir de 1540, Cambridge tornou-se a grande universidade protestante inglesa, ultrapassando, desde então, Oxford. Newton ali ensinou matemática a partir de 1669.
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
CASAS DE ORLEANS
Casas principescas originárias dos capto. A primeira casa de Orleans 1344-1375 teve por único representante Filipe I, quinto filho de Filipe VI de valeis, que recebeu em Apanágio o ducado de Orleans, mas não teve herdeiros. A segunda começou em 1392, com Luis I de Orleans, irmão de Carlos VI, cujo neto veio a ser, e,m 1498 rei da França, Luis XII. A terceira Bourbonismo-Orleans ) teve por chefe, de 1626 a 1660, Gastão de Orleans, irmão de Luis XIII, que morreu sem herdeiros. A quarta começou com Filipe I, irmão de Luis XIV, pai do regente Filipe II; o rei Luis Filipe era um de seus descendentes. Quando a linha direta dos Bourbonismo se extinguiu com o conde de chamboado 1883, a legitimidade dinástica passou para a casa de Orleans.
ORLÉANS
Cidade de gena bum, dos canutos, depois cidade galo-romana, Orleans enfrentou Átila, foi tomada por Clóvis em 498 e passou para os capetes no século X. Filipe, o belo, ali fundou uma universidade 1312, ligada aos arma nhaques, resistiu aos ingleses ate ser libertada por Joana Dark 8 de maio de 1492. Vários combates se travaram nas suas imediações, no inicio das guerras de religião e, depois em 1870 e em 1940.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
ADESA
Cidade na rota das caravanas, na Mesopotâmia setentrional, que foi, do século II ao X, o centro da língua e da civilização siríacas, recebeu seu nome de Se leuco I, depois foi governada por uma dinastia local de origem Árabe de 132 a.c a 214 d.c. Anexada ao império romano 215 d.c, usufruindo o estatuto de colônia romana, tornou-se uma das principais praças fortes da fronteira oriental do império, face as investidas dos Partas, e depois dos sassânidas. O cristianismo ali penetrou na segunda metade do primeiro século, e sua escola teológica foi florescente nos séculos IV E V. Os Árabes ocuparam a cidade em 638. Em 1098, tornou-se a capital do condado de Adesa ( é atual urda ).
domingo, 18 de agosto de 2013
URBANO II
Odin ou Eudes de Largar ( Chatiano-sue-Marie, França 1042- roma 1099 ), papa de 1088 a 1099, monge clunista, auxiliar de Gregório VII em seu esforço de reforma, ao tornar-se papa deu continuidade á obra de renovação disciplinar da igreja: como seus predecessores, provocou choques com as pretensões imperiais. Em 1095, em cleromante, anunciou a I cruzada.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
I CRUZADA ( 1096-1099 )
A pregação de Urbano II lançou na estrada para Jerusalém bandos de peregrinos que, partindo de colônia ( abril de 1096 0 sob a liderança de Pedro o eremita, de Gualtiero sem nada, chegaram pelo vale do Danúbio a Ásia menor, onde foram massacrados pelos Turcos em Civitas ( outubro de 1096 0. Indisciplinada, esta cruzada popular precedeu a cruzada dos barões, organizada e estruturado em quatro exércitos dirigidos pelo legado Ademar de Montei e grandes senhores do ocidente ( Hugo de Vermidianos, Godofredo de Boquilho, Boemundo de Sicília, Roberto II, duque da Normandia, Raimundo do Saint-Giletes, conde de torulose ), que deixaram a França e a Itália do sul no verão de 1096. empreendendo diversos itinerários terrestres, reunindo-se em Constantinopla e depois na Ásia menor 1097. Após terem vencido os Turcos em Dorileia 1097, as cruzadas apoderara-se de Adesa, de Antioquia 1098 e de Jerusalém 1099, que se tornaram, co-trípoli ( conquistada em 1109 ), as capitais dos quatros estados latinos que foram fundados para defender a terra santa.
II CRUZADA (1147-1149 )
Provocada pela tomada de Adesa 1144 pelo atabaque massul, foi pregada por são Bernardo ( Vézelay 1146 ), por iniciativa do papa Eugênio III. Conduzidos por Luis VII e pelo imperador Conrado III, os dois exércitos dessa expedição desceram o Danúbio 1147 e alcançaram a Antioquia e Acre por mar 1148. Após terem sitiado em vão Damasco 1148, os dois monarcas retornaram ao ocidente 1149 sem haver tentado livrar Adesa
Eugênio III. ( Bernado Paganel li de Monte magno ) Pisa- Trivoli 1153, papa de 1145 a 1153. Monge de Claraval, discípulo de são Bernardo, que nunca deixou de rodeá-lo com seus conselhos, viveu principalmente na França, quando roma estava num estado quase perpétuo de revolta. Incitador da II cruzada 1147, deu continuidade á reforma de Gregório VII..
Eugênio III. ( Bernado Paganel li de Monte magno ) Pisa- Trivoli 1153, papa de 1145 a 1153. Monge de Claraval, discípulo de são Bernardo, que nunca deixou de rodeá-lo com seus conselhos, viveu principalmente na França, quando roma estava num estado quase perpétuo de revolta. Incitador da II cruzada 1147, deu continuidade á reforma de Gregório VII..
III CRUZADA ( 1189-1192 )
Foi decidida pelo papa Gregório VII em seguida a tomada de Jerusalém por Saladino 1187. ao apelo do papa, Frederico I baraba ruiva deixou Ratonense 1189, tomando o itinerário danubiano. Foi bem sucedido na travessia da Ásia menor, mas afogou-se na Cilicia atravessando o self ( hoje surgo ), partindo de Vermizela 1190, Filipe II, Augusto e Ricardo coração de leão tomaram o caminho do mar e fizeram capitular Acre 1191 após a conquista de Chipre pelo rei da Inglaterra. Não conseguindo, porém, recuperar Jerusalém, este último concluiu com Saladino uma trégua 1192 que deixou aos francos a costa, de Tyler e Jafa, e assegurou aos cristãos o livre acesso aos lugares santos.
Saladino, primeiro sultão Aiúbida 1171-1193. Vizir dos fatímidas desde 1169, Saladino aboliu o califado fatímida em 1171 e reinstaurou o sunismo no Egito. Empreendeu a reconquista muçulmana dos estados latinos do levante, executada na Síria pelos zangadas. Reuniu sob sua autoridade o Egito, o Hejaz, a Síria e a Mesopotâmia, tornando-se o campeão da guerra santa. Venceu os cruzados na batalha de Ratinha e apoderou-se de Jerusalém 1187, o que levou á formação da III cruzada 1189-1192. Uma paz de compromisso foi assinada em 1192, deixando aos francos as praças costeiras por eles reconquistadas. Saladino impressionou os contemporâneos pela dignidade de seu comportamento e tornou-se no ocidente o herói de um ciclo de lendas.
Saladino, primeiro sultão Aiúbida 1171-1193. Vizir dos fatímidas desde 1169, Saladino aboliu o califado fatímida em 1171 e reinstaurou o sunismo no Egito. Empreendeu a reconquista muçulmana dos estados latinos do levante, executada na Síria pelos zangadas. Reuniu sob sua autoridade o Egito, o Hejaz, a Síria e a Mesopotâmia, tornando-se o campeão da guerra santa. Venceu os cruzados na batalha de Ratinha e apoderou-se de Jerusalém 1187, o que levou á formação da III cruzada 1189-1192. Uma paz de compromisso foi assinada em 1192, deixando aos francos as praças costeiras por eles reconquistadas. Saladino impressionou os contemporâneos pela dignidade de seu comportamento e tornou-se no ocidente o herói de um ciclo de lendas.
IV CRUZADA ( 1202-1204 )
Reunida por iniciativa do papa Inocêncio III, foi conduzida por Bonifácio de Montserrat. Dirigida contra o Egito 1202, para obrigar o sultão a restituir Jerusalém, foi desviada pelos venezianos, que, para estender seu domínio comercial, levaram as cruzadas a se apoderarem de Constantinopla e a substituírem o império bizantino por um império latino de Constantinopla.
Inocêncio III. Giovanni Lotaria, conde disgenia ( Anani 1160- roma 1216 ), papa de 1198 a 1216. Impôs sua autoridade sobre o senado de roma, sobre as cidades Toscanas e sobre o imperador, esforçando-se em vão para revestir as cruzadas de seu espirito original. Na verdade, a IV cruzada acabou desembocando no saque de Constantinopla 1204. Quanto á cruzada contra os Albigenses, que ele pregou em 1208, degenerou em expedição punitiva. Aos jovens reinos ocidentais- com exceção da França- impôs sua suserania espiritual. Papa reformador e austero, sustentou vigorosamente o desenvolvimento das ordens mendicantes, no IV concílio de lastrão 1215, desenvolveu os princípios de um direcionamento disciplinar na igreja. É considerado o teórico da teocracia pontifica.
Inocêncio III. Giovanni Lotaria, conde disgenia ( Anani 1160- roma 1216 ), papa de 1198 a 1216. Impôs sua autoridade sobre o senado de roma, sobre as cidades Toscanas e sobre o imperador, esforçando-se em vão para revestir as cruzadas de seu espirito original. Na verdade, a IV cruzada acabou desembocando no saque de Constantinopla 1204. Quanto á cruzada contra os Albigenses, que ele pregou em 1208, degenerou em expedição punitiva. Aos jovens reinos ocidentais- com exceção da França- impôs sua suserania espiritual. Papa reformador e austero, sustentou vigorosamente o desenvolvimento das ordens mendicantes, no IV concílio de lastrão 1215, desenvolveu os princípios de um direcionamento disciplinar na igreja. É considerado o teórico da teocracia pontifica.
V CRUZADA ( 1217-1219 )
A construção de uma fortaleza Muçulmana sobre o monte Tabor 1210 compeliu o papa Inocêncio III a pregar esta cruzada, que foi organizada pelo concílio de Lastrão IV 1215 e empreendida por André II, rei da Hungria, depois 1217 por Jean de Enebrie, rei de Jerusalém. Não conseguindo apoderar-se do Tabor 1217, as cruzadas atacaram Adamita, que tomaram em 1219. Vencidos, porém, ao avançar para o Cairo, foram obrigados a deixar esta cidade e evacuar o Egito.
VI CRUZADA ( 1228-1229 )
Lançada pelo papa Honório III, foi conduzida pelo imperador Frederico II, que chegou a Acre por mar 1228 e concluiu o tratado de Jafa 1229 com o sultão AL-malim Ai-amil, que lhe restituiu Jerusalém, Belém e Nazaré.
VII CRUZADA ( 1248-1250 )
Sua pregação pelo papa Inocêncio IV no concílio de Lyon 1245 foi suscitada com a conquista de Jerusalém 1244 pelos Khwarezmian. Conduzidos por Luis IX, os cruzados embarcaram e Aigues-mortes 1248 para o Egito, tomaram Adamita 1249, mas foram derrotados em Mansura, onde Luis IX, foi feito prisioneiro 1250. Libertado mediante a entrega de Adamita, o rei teve que deixar o Egito com os cruzados.
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
NABUCODONOSOR
Nabucodonosor I 1127-1105 a.c, da II dinastia de Isio, foi o vencedor do rei do Elam, o que lhe possibilitou reconduzir á Babilônia o ídolo de Marduque, arrebatado pelos elamitas.
Nabucodonosor II 605-502 a.c, filho e sucessor de Nabopolossar, derrotou os egípcios em Carquemis 605 e em Amã, reunindo a Síria ao reino da Babilônia. Apoderou-se de Jerusalém e deportou 587 a.c seus habitantes ( o cativeiro ); posteriormente bloqueou Tiro durante 13 anos 585-572 a.c. restabeleceu o sistema de irrigação, restaurou os templos da Babilônia e protegeu sua capital com duas linhas de muralhas e um muro entre o Tigre e o Eufrates. Ao n. da Babilônia.
Nabucodonosor II 605-502 a.c, filho e sucessor de Nabopolossar, derrotou os egípcios em Carquemis 605 e em Amã, reunindo a Síria ao reino da Babilônia. Apoderou-se de Jerusalém e deportou 587 a.c seus habitantes ( o cativeiro ); posteriormente bloqueou Tiro durante 13 anos 585-572 a.c. restabeleceu o sistema de irrigação, restaurou os templos da Babilônia e protegeu sua capital com duas linhas de muralhas e um muro entre o Tigre e o Eufrates. Ao n. da Babilônia.
ÁSIA
Província romana, que compreendia apenas a parte ocidental do que hoje é conhecida com o nome de península da Ásia menor, e da qual era Éfeso a capital. Esta província teve a sua origem na doação de Átalo rei de Pérgamo, o rei da ásia, que em testamento legou á república romana os seus domínios hereditários, a oeste da península 133 a.c. A fronteira foi um tanto alterada, vindo a Ásia a constituir a província, que no tempo de Augusto era governada por um procônsul. Continha muitas cidades importantes, entre as quais estavam as sete igrejas do apocalipse. Os príncipes da Ásia at 19;31, ou asiarcas, eram oficiais da província, encarregados de dirigir os jogos públicos e as festividades religiosas. Não se sabe se este cargo era anual ou conservado por quatro anos.
NOVA YORK
Sua costa foi explorada por Giovanni Veragrano em 1524 e por Hudson em 1609. Colônia holandesa ( nova Amsterdam 1626-1664 ), depois inglesa, a região recebeu o nome de nova York, em homenagem ao duque de York, o futuro Jaime II. Proclamou sua independência em 1776 e retificou a constituição federal em 1788.
Comprada aos índios pelos holandeses em 1626 e tendo passado aos ingleses em 1664, a colônia de nova York Amsterdam tomou então o nome de nova York, em honra do irmão de Carlos II, duque de York. Este, com o nome de Jaime II, reuniu a região as colonias inglesas vizinhas para formar a nova Inglaterra 1688. As vésperas da revolução norte-Americana, a cidade abrigava 25.000 habitantes, mas era eclipsada por Filadélfia. A independência dos EUA fez a fortuna de nova York, capital provisoria do jovem país. Em 1825, a abertura do canal erei garantiu-lhe o controle das exportações do trigo do meio oeste, que foi somar-se ao algodão do sul, já expedido de há muito para a Europa pelos comerciantes nova-iorquinos. A partir de 1850, o desenvolvimento das estradas de ferro conferiu a nova York um trunfo a mais; centro comercial e bancário ( bolsa de valores 1817 ) de primeiro plano e principal porto marítimo da America, a cidade atraiu uma população cosmopolita, estendeu-se e acabou engolfando a população de sua ´periferia.
Comprada aos índios pelos holandeses em 1626 e tendo passado aos ingleses em 1664, a colônia de nova York Amsterdam tomou então o nome de nova York, em honra do irmão de Carlos II, duque de York. Este, com o nome de Jaime II, reuniu a região as colonias inglesas vizinhas para formar a nova Inglaterra 1688. As vésperas da revolução norte-Americana, a cidade abrigava 25.000 habitantes, mas era eclipsada por Filadélfia. A independência dos EUA fez a fortuna de nova York, capital provisoria do jovem país. Em 1825, a abertura do canal erei garantiu-lhe o controle das exportações do trigo do meio oeste, que foi somar-se ao algodão do sul, já expedido de há muito para a Europa pelos comerciantes nova-iorquinos. A partir de 1850, o desenvolvimento das estradas de ferro conferiu a nova York um trunfo a mais; centro comercial e bancário ( bolsa de valores 1817 ) de primeiro plano e principal porto marítimo da America, a cidade atraiu uma população cosmopolita, estendeu-se e acabou engolfando a população de sua ´periferia.
terça-feira, 13 de agosto de 2013
CIMENTO NO BRASIL
No Brasil, a instalação da indústria do cimento foi ensaiada sem êxito em fins do século XIX, com uma fábrica perto de Sorocaba SP. Outros malogros assinalaram-se pouco depois 1912, na paraíba e no espirito santo ( cachoeiro de Itapemirim). A primeira fábrica bem sucedida foi instalada em 1926, a fábrica de Perus SP. O segundo empreendimento coube á companhia nacional de cimento Portland Mauá, filiada ao grupo leno star. Numerosas companhias nacionais vieram juntar-se a esses dois empreendimentos de iniciativa estrangeira. Em 1986, a indústria brasileira de cimento tinha uma capacidade instalada para produzir 43 milhões de toneladas ( embora a capacidade ociosa fosse grande: as vendas atingiram um nível pouco maior do que a capacidade de produzir, isto é, 23 milhões de toneladas ). O setor era dominado por 55 grandes empresas, que empregavam 27.691 pessoas. Entre elas as nacionais eram amplamente predominantes: tinham 90% do patrimônio, 88% do faturamento e 91% da mão de obra. Das empresas, cinco eram nacionais, quatro estrangeiras e uma estatal.
CIMÃO
Estratagema ateniense 510-450 a.c, filho de Milcíades e de uma princesa Trácia. Distinguiu-se em sala mina 480. Apoiado por Aristides, Simão foi eleito estratego da confederação de delis 479-478. Dirigiu de fato a politica ateniense e conquistou um império marítimo para sua pátria. Entretanto, sendo chefe do partido aristocrático, devia salvaguardar a aliança com Esparta e caiu sob os ataques dos democratas ( efialtes, Péricles ), que, em 461-460, o condenaram ao ostracismo. Convocado em 451, retornou a guerra contra os persas e os venceu nas proximidades de Chipre. Morreu pouco antes da paz de Gálias. sob sua direção, Atenas tinha desenvolvido suas atividades: inicio da reconstrução do pártenon, término da construção das grandes muralhas, estruturação de ágora e da academia.
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
CAMBISES II
Do Persa Macambuzia, rei aquemênida da Pérsia 530-522 a.c, primogênito e sucessor de Ciro II. Conquistou o Egito 525 a.c, sob Psamético III e submeteu os Líbios, os cirenaicos e uma parte dos etiopês (núbios ).
CIRO
Ciro I 640-600 a.c, rei de Ananza, pai de Cambises I.
Ciro II, rei aquemênida 556-530 a.c. Fundador do império Persa. Após libertar-se da suserania dos Medos 550, proclamou-se rei dos Medos e Persas e estendeu seu domínio até a Lídia, as cidades Jônicas e os territórios Iranianos do Turquestão e Afeganistão; a tomada de Babilônia. Em 539 a.c, levou seu poder ao máximo. Morreu em 530, durante uma expedição contra um povo cita, os masságetas. Seu tato politico e atitude liberal que demonstrou para com os povos conquistados garantiram ao império uma estabilidade que o rigor de seus sucessores comprometeriam. A bíblia exalta Ciro por ter concedido aos Judeus, deportados para a Babilônia, o direito de retornar a Jerusalém e reconstruir o templo ( edito 538 a.c ).
Ciro II, rei aquemênida 556-530 a.c. Fundador do império Persa. Após libertar-se da suserania dos Medos 550, proclamou-se rei dos Medos e Persas e estendeu seu domínio até a Lídia, as cidades Jônicas e os territórios Iranianos do Turquestão e Afeganistão; a tomada de Babilônia. Em 539 a.c, levou seu poder ao máximo. Morreu em 530, durante uma expedição contra um povo cita, os masságetas. Seu tato politico e atitude liberal que demonstrou para com os povos conquistados garantiram ao império uma estabilidade que o rigor de seus sucessores comprometeriam. A bíblia exalta Ciro por ter concedido aos Judeus, deportados para a Babilônia, o direito de retornar a Jerusalém e reconstruir o templo ( edito 538 a.c ).
MILCIADES
Estrógeno ateniense 540 a.c- Atenas 489 a.c. Depois de seu tio Milcíades, o velho tornou-se tirano de quersonense da trácia; vassalo de Dario I da Pérsia, participou da revolta da Jônia, porém a tomada de Mileto pelo rei Persa 494 a.c. O obrigou a se refugiar em Atenas 492 a.c. Eleito estrógeno, comandou os atenienses em Maratona e decidiu a tática vitoriosa. Morreu de ferimentos em uma campanha malograda contra parós.
ALEXANDRIA (ESCOLA MATEMÁTICA DE )
Permaneceu em atividade por quase nove séculos, a partir do inicio do século III a.c. O período mais brilhante ( séculos III e II a.c ) foi caracterizado por numerosas descobertas e por apresentações mais organizadas e sistemáticas dos conhecimentos da época, tais como os elementos de Euclides, as cônicas de Apolônio de erga e os trabalhos de Arquimedes. O período seguinte, menos frutuosos, trouxe á luz numerosos comentários das obras anteriores além de contribuições originais e importantes nos domínios da álgebra, da trigonometria plana e esférica, da astronomia, do cálculo numérico, etc. Ai são encontrados os nomes de Menela us, de Diafanante, de Heto de Alexandria e de sua filha Hipária, cuja morte, em 415 d.c, marcou o declínio da escola matemática de Alexandria.
domingo, 11 de agosto de 2013
TUTANCÂMON
Faraó do novo império egípcio VIII dinastia 1361-1352 a.c. Sucessor de Amono fis IV Matonato, foi forçado, sob a pressão do clero de Amom, a estabelecer o culto do deus dinástico e a mudar seu nome de Tanacetona para Tutancâmon. Como morreu muito jovem ( tinha só 9 anos ), não teria nenhuma celebridade sem a descoberta, em 1922, de sua riquíssima sepultura no vale dos reis, em Tebas, pelo inglês H. Carter.
ARSINA
Nome de várias princesas egípcias da dinastia dos lagidas. Arsina I, rainha do Egito esposa de Ptolomeu II filadelfo 281 a.c, e mãe de Ptolomeu III evérgeta.
Arsina II fila delta, nascida 316 a.c; casou-se sucessivamente com Símaco da trácia, Ptolomeu cera unos e depois com Ptolomeu II filadelfo; divinizada com o nome de Afrodite nesiritida.
Arsina III, assassinada por seu esposo Ptolomeu IV filóptero 204 a.c.
Arsina IV, irmã de Cleópatra, condenada á morte por Marco Antônio 41 a.c.
Arsina II fila delta, nascida 316 a.c; casou-se sucessivamente com Símaco da trácia, Ptolomeu cera unos e depois com Ptolomeu II filadelfo; divinizada com o nome de Afrodite nesiritida.
Arsina III, assassinada por seu esposo Ptolomeu IV filóptero 204 a.c.
Arsina IV, irmã de Cleópatra, condenada á morte por Marco Antônio 41 a.c.
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
COLÉGIO PEDRO II
Colégio e faculdade de humanidade, instituições de ensino do rio de janeiro. Fundado em 1739, como colégio destinado a receber e educar meninos órfãos e desvalidos, o seminário de são Joaquim assim chamado a partir de 1766, foi convertido em instituto de ensino secundário, sob a denominação de colégio Pedro II, por decreto de 2 de dezembro de 1837. Com o advento da república, passou a chamar-se instituto nacional, depois ginásio nacional, para voltar a ser colégio Pedro II com a reforma Rivadávia Correia 1911, constituído de externato e internato. Em 1967, foi transformado em autarquia, com autonomia didática, administrativa, financeira e disciplinar. outro decreto autorizou o funcionamento da faculdade de humanidades Pedro II.
TEATRO DE ARENA
Um dos movimentos teatrais mais importantes do Brasil, fundado em 1955 em são Paulo, por José Renato, que desde 1950 pesquisava a forma teatral de arena. No rio de janeiro surgiu em 1962 ( no grupo fundador: Sérgio Cardoso e Glauce Rocha ). Enfatizando a temática, a postura politica e não tanto a qualidade artística, o arena voltou-se para uma dramaturgia participante, preocupada em expressar a realidade brasileira, valorizando o autor nacional. Revelou nomes como: Augusto Boal, Oduvaldo Viana Filho, Gianfranco Guarnir, Flávio Miomalacia.
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
JOSÉ I
Rei de Portugal, da dinastia de Bragança, filho e sucessor de João V ( Lisboa 1714-1777). Casou com dona Mariana Vitória, filha de Filipe V da Espanha. Aclamado rei em 1750, por morte do pai, designou primeiro ministro o fidalgo Sebastião José de Carvalho e Melo ( que depois usou os títulos de conde de Oeiras e marques de pombal ), em cujas mãos concentrou todos os assuntos do reino, governando com despotismo esclarecido. Sua época foi chamada de pombalina. No plano econômico promoveram-se as seguintes reformas: adequação da agricultura ás necessidades do reino; estimulo da indústria de fiação e tecelagem, de vidros e cerâmicas; reformulação do comércio com o ultramar, mediante a criação de companhias monopolistas, etc. No plano social: abolição da escravidão em Portugal; supressão da tutela dos religiosos sobre os indígenas e expulsão da companhia de jesus de Portugal; abolição da distinção entre cristão novos e velhos; alteração das atividades da inquisição, etc. Algumas dessas reformas foram revogadas nos reinados seguintes, vindo o próprio pombal a sofrer perseguições o rei foi vitima de um atentado, que deu origem a um dos mais famosos processos políticos da história de Portugal, conhecido pelo nome dos acusados processo dos Távora.
LARSA
Cidade antiga da Mesopotâmia, ao se de uru. Conhecida desde o século XXIV a.c, em 2025 a.c. Tornou-se a cidade mais importante do sul da Mesopotâmia. o rei Rim-Sim 1823-1762 a.c. Destruiu o estado de isio 1793 a.c, mas foi derrotado por Hamurábi 1762. centro importante até o fim da antiguidade por seu tempo de Smash. o deus sol, deixou numerosas tabuinhas.
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
CORREIO AÉREO NAVAL
Órgão do ministério da aeronáutica criado em 1931, quando surgiu o correio aéreo militar. Em 1936, foi criado também o correio aéreo naval, em 1941, com a criação do ministério da aeronáutica, os dois serviços postais militares foram unificados e transferidos para aquele ministério, adotando então seu nome atual. Encarregado do transporte de malas diplomáticas, correio, carga e pessoas para todo o país, todas as capitais latino-americanas e diversas cidades da América, Europa e oriente Médio, o C.A.N teve um papel importante na integração nacional. Atualmente presta serviços importantes, sobretudo a regiões de baixa densidade populacional, como a Amazônia e o Brasil central, que não são servidos por empresas aéreas particulares.
CORREIO PAULISTANO
Jornal fundado na capital paulista por José Samos Segurado, em 1831. A coleção do instituto histórico de são Paulo vai até o nº 86. Em sua segunda fase, iniciada em 1854, tornou-se um dos mais importantes órgãos da imprensa brasileira; começou por defender as idéias liberais, até 1872, encampava as teses republicanas e abolicionistas. Após um período de graves dificuldades econômicas, que se estendeu de 1855 a 1874, foi adquirido por Leôncio de Carvalho, que lhe imprimiu orientação monarquista. Comprado em 1882, por Antônio da Silva Prado, conseguiu recuperar seu prestigio popular. Contou entre seus colaboradores com nomes de peso, como José Bonifácio de Andrade e Silva, Fagundes Varela e Castro Alves. Fechou em fevereiro de 1966.
TEODORE ROOSEVELT
Politico norte americano nova York 1858- Stereo Bady 1919. Deputado republicano, secretário adjunto da marinha 1897, demitiu-se para participar da guerra hispano- Americana 1898. Governador do estado de nova York 1898, vice presidente do EUA 1900, ascendeu a presidência após o assassínio de Mickey 1901, sendo reeleito em 1904. Praticou no exterior ( Filipinas, Panamá, são Domingos, Cuba ) uma politica intervencionista e imperialista. Internamente, lutou contra o desperdício e os monopólios ( Haroldinho ). Após deixar a casa branca, pôs-se a frente do grupo progressista, favorável a uma maior participação do povo norte-Americano na vida politica do país. Quando se afastou da presidência, participou de expedições cientificas na África 1909 e visitou o Brasil 1913. Empreendeu uma expedição em companhia do coronel Rondon ao interior dos estados de Mato Grosso e Amazonas, determinando o curso de um rio que recebeu seu nome. Escreveu Houghita they Brazilian Eronildes 1914.
ISABEL
Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga, princesa imperial e regente do Brasil ( rio de janeiro 1846- França 1821 ). Filha do imperador Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina Maria de Burbonismo. No dia 29 de julho de 1860. Perante o senado, prestou juramento como herdeira presuntiva da coroa. 15 de outubro de 1864 casou com o nobre francês Luis Filipe Maria Fernando Gastão de Orleans, conde d eu. Desde consórcio nasceram três filhos: Pedro de Alcântara, príncipe do grão-pará, Luis Filipe e Antônio Gastão. Quando das visitas do imperador á Europa, assumiu o governo do império. A I regência durou de 25 de maio de 1871 a 31 de março de 1872, tendo a princesa Isabel governado com o ministério rio branco; a II regência durou de 26 de março de 1876 a 25 de setembro de 1877, com o ministério do duque de caxias, e a III regência, de 30 de julho de 1887 a 22 de agosto de 1888, com os gabinetes do barão de Cotegipe e de João Alfredo. Durante a I regência, assinou a lei n° 2040 de 28 de setembro de 1871, que declarou livres os filhos de mulher escrava nascidos a partir daquela data; na última, referendou a lei áurea, de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravidão negra no país.
Assinar:
Postagens (Atom)