Nome dado a várias cidades fundadas pelos reis selêucidas. A mais importante foi Laodiceia chamada do mar, fundada por se leuco necator, foi o porto de apameia. É a atual Lata quia.
A cidade foi fundada em terno de 250 a.c. Por Antíoco Epifanaio II, que lhe pôs o nome de sua esposa, Laodiceia, e a povoou com Sírios e judeus trazidos de babilônia. Laodiceia se encontrava situada em uma meseta de forma quase quadrada, a trinta metros sobre o nível do vale, e estava rodeada de extensos campos férteis e bons pastos. Este lugar logo se tornou famoso por sua beleza e sua riqueza, derivada em grande parte da criação de ovelhas, cuja lã, lustrosa e negra, era usada na fabricação de tecidos e tapetes. A cidade tornou-se também um centro bancário e de outras operações financeiras, realizadas em grande parte por um proeminente e endinheirado circulo judeu. Laodiceia cunhou suas próprias moedas a partir do segundo século a.c. Posteriormente converteu-se na capital secular da Frigia ocidental, a metrópole da Ásia, e na história cristã primitiva chegou a ser o bispado mais proeminente da Frigia.
Na última metade do primeiro século, a igreja de Laodiceia foi influenciada pela opulência reinante no lugar. CL 2:1, 4:13, AP 1:11, AP 3:14.
sábado, 23 de agosto de 2014
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
SABÁTICO ( ANO )
O ano sétimo celebravam-no os judeus, não cultivando a terra nesse período de tempo ( êxodo 23:10-11, levítico 25:2-4 ). O ano sabático principiava no outono, depois da ceifa. O povo nessa ocasião devia dar liberdade aos escravos ( êxodo 21:2 ), e perdoar as dividas; e aqueles, cuja herança tinha sido alienada, voltavam á posse das suas propriedades. Para celebrar a criação tinha sido instituído o ano sabático, na ideia de reforçar o conhecimento de que Deus era o Senhor de todas as coisas, particularmente da terra de Canaã, que ele tinha dado aos hebreus. Nesse ano os frutos dos campos e das vinhas pertenciam aos pobres e necessitados, tirando disso proveito os próprios animais ( êxodo 20;10 ). Efetuavam-se serviços especiais no templo, durante a festa dos tabernáculos ( deuteronômio 31:10-13 ). Esta instituição, como Moisés havia predito, foi por muito tempo considerada com indiferença ( levítico 26:34-35 ); mas, depois do cativeiro, durante o qual a terra tinha ficado inculta, em compensação do que havia acontecido por longa negligência ( 2 cronicas 36;21 ), era mais cuidadosamente observada.
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
CONVERSÃO DE SAULO
Nessa época, possivelmente um pouco antes de Pedro haver visitado Cesareia, Saulo, o perseguidor, foi surpreendido no caminho de Damasco por uma visão de Jesus ressuscitado. Atos 9:1-6 Saulo, que fora o mais temido perseguidor do evangelho, converteu-se em seu mais ardoroso defensor. Sua oposição fora dirigida especialmente contra a doutrina que eliminava a barreira judeus e gentios. Entretanto, quando se converteu, Saulo adotou os mesmos conceitos de Estevão, na ação de fazer prosperar o movimento de uma igreja universal, cujas portas estivessem abertas a todos os homens, tanto judeus, como gentios. Atos 9:1-19.
PEDRO EM JOPE E CESAREIA
Em uma das viagens relacionadas com a inspeção da igreja, Pedro chegou a Jope, cidade situada no litoral. Ali, Tabita ou Dorcas foi ressuscitada. Nessa cidade Pedro permaneceu algum tempo em companhia do outro Simão, o curtidor. O fato de Pedro, sendo judeu, permanecer em companhia de curtidor significa que Pedro se libertara dos costumes judeus, pois todos os que tinham o oficio de curtidor eram considerados imundos pela lei cerimonial Atos 9:36-43.
Curtidor: operário ou proprietário de curtume.
Curtume: lugar, estabelecimento onde são curtidos peles e couros.
Pedro foi a Cesareia sob a direção do Espirito, pregou o evangelho a Cornélio e aos que estavam em sua casa, e os recebeu na igreja mediante o batismo. O Espirito de Deus sendo derramado como no dia de pentecoste, testificou sua aprovação divina. Dessa forma foi divinamente sancionada a pregação do evangelho aos gentios e sua aceitação na igreja. Atos 10:23-29, Atos 10:44-48.
Curtidor: operário ou proprietário de curtume.
Curtume: lugar, estabelecimento onde são curtidos peles e couros.
Pedro foi a Cesareia sob a direção do Espirito, pregou o evangelho a Cornélio e aos que estavam em sua casa, e os recebeu na igreja mediante o batismo. O Espirito de Deus sendo derramado como no dia de pentecoste, testificou sua aprovação divina. Dessa forma foi divinamente sancionada a pregação do evangelho aos gentios e sua aceitação na igreja. Atos 10:23-29, Atos 10:44-48.
domingo, 3 de agosto de 2014
FILIPE EM SAMARIA
Depois da morte de Estevão, Filipe refugiou-se entre os samaritanos, um povo misto, que não era judeu nem gentio, e por isso mesmo desprezado pelos judeus. O fato significativo de Filipe começar a pregar o evangelho aos samaritanos demonstra que ele se havia libertado do preconceito dos judeus. Filipe estabeleceu uma igreja em Samaria, a qual foi reconhecida pelos apóstolos Pedro e João. Foi essa a primeira igreja estabelecida fora dos círculos judaicos, contudo não era exatamente uma igreja composta de membros genuinamente gentios. Mais tarde encontramos Filipe a pregar e a estabelecer igrejas nas cidades costeiras de gaza, Jope e Cesareia.
A PERSEGUIÇÃO DE SAULO
Entre aqueles que ouviam a defesa de Estevão, estava um jovem de Tarço, cidade das costas da Ásia menor, chamado Saulo. Esse jovem havia sido educado sob a orientação do famoso Gamaliel, conhecido e respeitado interprete da lei judaica. Saulo consentiu o apedrejamento de Estevão, Atos 7:58, e logo a seguir fez-se chefe de terrível e obstinada perseguição contra os discípulos de Cristo, prendendo e açoitando homens e mulheres. A igreja em Jerusalém dissolveu-se nessa ocasião, e seus membros dispersaram-se por vários lugares. Atos 8:1-3.
A PREGAÇÃO DE ESTEVÃO
Apesar de haver sido escolhido para um trabalho secular, bem depressa atraiu as atenções de todos para o seu trabalho de pregador. Da acusação levantada contra ele, quando foi preso pelas autoridades judaicas, e da sua mensagem de defesa, é evidente que Estevão proclamou a Jesus Cristo como salvador, não somente para os judeus, mas também para os gentios. Atos 7:1-53.
Assinar:
Postagens (Atom)