Nome dado a várias cidades fundadas pelos reis selêucidas. A mais importante foi Laodiceia chamada do mar, fundada por se leuco necator, foi o porto de apameia. É a atual Lata quia.
A cidade foi fundada em terno de 250 a.c. Por Antíoco Epifanaio II, que lhe pôs o nome de sua esposa, Laodiceia, e a povoou com Sírios e judeus trazidos de babilônia. Laodiceia se encontrava situada em uma meseta de forma quase quadrada, a trinta metros sobre o nível do vale, e estava rodeada de extensos campos férteis e bons pastos. Este lugar logo se tornou famoso por sua beleza e sua riqueza, derivada em grande parte da criação de ovelhas, cuja lã, lustrosa e negra, era usada na fabricação de tecidos e tapetes. A cidade tornou-se também um centro bancário e de outras operações financeiras, realizadas em grande parte por um proeminente e endinheirado circulo judeu. Laodiceia cunhou suas próprias moedas a partir do segundo século a.c. Posteriormente converteu-se na capital secular da Frigia ocidental, a metrópole da Ásia, e na história cristã primitiva chegou a ser o bispado mais proeminente da Frigia.
Na última metade do primeiro século, a igreja de Laodiceia foi influenciada pela opulência reinante no lugar. CL 2:1, 4:13, AP 1:11, AP 3:14.
Nenhum comentário:
Postar um comentário