sábado, 1 de novembro de 2014
DEBUSSY
Claude Debussy, compositor francês ( Saint Germain-en-laye 1862-Paris 1918 ). Quando estudante do conservatório de Paris, fez várias viagens pela Europa. Em 1884, ganhou o prêmio de roma com a cantata l enfant prodigue. Apreciador da música exótica, da pintura dos impressionistas, frequentava poetas e escritores. Em 1891, no cabaré chat noir, conheceu Erik Satie, cujas gymnopédies I e III viria a orquestrar. Compôs o quatuor, dedicado ao violonista Ysaye, em 1893; na mesma época esboçou os nocturnes, que terminaria em 1899. Seu prélude á i aprês midi d um Faune foi calorosamente acolhido 1894, bem como as chansons de bilitis, inspiradas na obra de Pierre Louys 1897. Em 1902 compôs sua obra prima, pelléas et mélisande. Recusando as formas tradicionais, apaixonado pelas sonoridades inauditas, Debussy inovou constantemente no domínio pianístico: estampes 1903, duas coletâneas de prelúdios 1910-1913, duas series de estudos 1915, composições para quatro mãos ( six epigraphes antiques, 1914 ) ou para dois pianos ( enblanc et noir, 1915 ). O tríptico sinfônico la mer 1905. Representava uma nova concepção de exploração das sonoridades orquestrais. As três imagens para orquestra 1906-1911. Revelam uma sutileza de evocação que chega ao auge da delicadeza no balé jeux 1913. Apesar de doente, Debussy escreveu a música de cena para o martírio de são Sebastião, de Gabriele D Annunzio, e la boite á joujoux, para piano a quatro mãos. Debussy enriqueceu o repertório de canções com paginas inspiradas em Verlaine, Baudelaire, François Villon, Mallarmé. EM seus últimos anos, escreveu o noel dos enfants qui n ont plus de Maison 1915 e três sonatas; para violoncelo e piano; para flauta, viola e harpa; para violino e piano 1915-1917.
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