sábado, 1 de novembro de 2014

DEBUSSY

Claude  Debussy,  compositor  francês  ( Saint  Germain-en-laye  1862-Paris  1918 ).  Quando  estudante  do  conservatório  de  Paris,  fez  várias  viagens  pela  Europa.  Em  1884,  ganhou  o  prêmio  de  roma  com  a  cantata  l enfant  prodigue.  Apreciador  da  música  exótica,  da  pintura  dos  impressionistas,  frequentava  poetas  e  escritores.  Em  1891,  no  cabaré  chat  noir,  conheceu  Erik  Satie,  cujas  gymnopédies  I  e  III  viria  a  orquestrar.  Compôs  o  quatuor,  dedicado  ao  violonista  Ysaye,  em  1893;  na  mesma  época  esboçou  os  nocturnes,  que  terminaria  em  1899.  Seu  prélude  á  i aprês  midi  d um  Faune  foi   calorosamente  acolhido  1894,  bem  como  as  chansons  de  bilitis,  inspiradas  na  obra  de  Pierre  Louys  1897.  Em  1902  compôs  sua  obra  prima,  pelléas  et  mélisande.  Recusando  as  formas  tradicionais,  apaixonado  pelas  sonoridades  inauditas,  Debussy  inovou  constantemente  no  domínio  pianístico:  estampes  1903,  duas  coletâneas  de  prelúdios  1910-1913,  duas  series  de  estudos  1915,  composições  para  quatro  mãos  (  six  epigraphes  antiques,  1914 )  ou  para  dois  pianos  (  enblanc  et  noir,  1915 ).  O  tríptico   sinfônico  la  mer  1905.  Representava  uma  nova  concepção  de  exploração  das  sonoridades  orquestrais.  As  três  imagens  para  orquestra  1906-1911.  Revelam  uma  sutileza  de  evocação  que  chega  ao  auge  da  delicadeza  no  balé  jeux  1913.  Apesar  de  doente,  Debussy  escreveu  a  música  de  cena  para  o  martírio  de  são  Sebastião,  de  Gabriele  D  Annunzio,  e  la  boite  á  joujoux,  para  piano  a  quatro  mãos.  Debussy  enriqueceu  o  repertório  de  canções  com  paginas  inspiradas  em  Verlaine,  Baudelaire,  François  Villon,  Mallarmé.  EM  seus  últimos  anos,  escreveu  o  noel  dos  enfants  qui  n ont  plus  de  Maison  1915  e  três  sonatas;  para  violoncelo  e  piano;  para  flauta,  viola  e  harpa;  para  violino  e  piano  1915-1917.    

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