Descoberta no século XVI pelos portugueses, cobiçada pela Espanha e depois pela Holanda, a Nova Guiné foi visitada no século XVIII pelos inoleses. Em 1828, os holandeses ocuparam a parte noroeste; em seguida, toda a parte ocidental. A partir de 1840, missões britânicas instalaram-se na costa sudeste, em torno de port-moresby. Em 1880, foi a vez de comerciantes alemães, provocando a inquietação dos australianos, que em 1883 anexaram o território sudeste ( papuásia ) em nome da Grã-bretanha. Bismarck replicou anexando a parte nordeste da ilha ( terra do imperador Guilherme ), da qual as tropas australianas se apossaram, em 1914.
Por sua vez, a partir de 1905, os holandeses estabeleceram controle sobre toda a Nova Guiné ocidental. Durante a II guerra mundial, em 1942-1943, os japoneses implataram-se no norte da Nova Guiné, que em seguida serviu de base militar ao VI exército norte-americana.
Em 1946, a ONU confirmou a tutela australiana sobre o nordeste da ilha; o estado de papua-Nova Guiné cedeu á autonomia interna 1973, depois a independência 1975, sendo Sir John Guise o último governador geral e Michael T. somare o primeiro ministro. A Nova Guiné ocidental holandesa foi anexada pela indonésia em 1963, com o consentimento da ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário