segunda-feira, 13 de outubro de 2014

BEETHOVEN

Ludwig   Van  Beethoven ,  compositor  alemão  (  Bonn  1770-Viena  1827 ).  Inscrito  na  universidade  de  Bonn  em  1789,  transferiu-se  para  Viena  em  1792,  para  estudar  com  J.  Haydn  e  depois  com  A.  Salieri.  Sua  surdez  começou  a  manifestar-se  em  1802.  Duas  paixões  infelizes,  sobretudo  a  segunda,  por  Therese  Von  Brunswick,  marcaram-no  profundamente.  Partidário  dos  ideais  de  liberdade  e  de  justiça  da  revolução  francesa,  expressou-se  em  sua  música  (  sinfonia  nº  3,  heroica;  concerto  para  piano  nº  5,  imperador  ).  Seus  últimos  anos  foram  entristecidos  pelas  inquietações  que  lhe  causou  o  sobrinho,  Karl,  confiado  á  sua  tutela,  e  também  por  sua  surdez  total.  Teve  amigos  e  protetores  devotados,  como  a  família  Brunswich, o  arquiduque  Rodolfo  (  mais  tarde  arcebispo  de Olmutz ),  o  príncipe  Lichnonsky,  o  violonista  Schuppanzigh,  em  1852,  W.  de  Lenz  propôs  a  divisão  em  três  estilos  para  o  estudo  de  sua  obra.  A  primeira  época  (  até  mais  ou  menos  1804 )  sofre  a  influência  de  Haydn,  Mozart  e  Clementi;  a  segunda  já  revela  um  pensamento  mais  amplo  e  mais  subjetivo;  a  terceira,  a  partir  de  1819,  mostra  uma  forma  livre  e  uma  linguagem  mais  audaciosa.  No  campo  vocal,  Beethoven  deixou  três  obras  maiores;  o  ciclo  de  Lieder  á  amada  longínqua  1816,  A  ópera  Fidélio,  com  suas  três  versões  1805-1814  e  suas  quatro  aberturas,  e  a  grandiosa  missa  solennis  1823.  Foi  acima  de  tudo  graças  as  suas  obras  instrumentais  que  Beethoven  conquistou  seu  lugar  na  história  da  música.  Destacam-se  nesta  produção  as  32  sonatas  para  piano  1795-1822,  entre  as  quais  a  patética,  a  appassionata,  a  ao  luar,  a  hammerklavier,  as  dez  sonatas  para  piano  e  violino,  especialmente  a  sonata  á  kreutzer;  as  cinco  sonatas  para  piano  e  violoncelo,  o  trio  ao  arquiduque,  os  17  quartetos  para  cordas  1800-1826,  os  cinco  concertos  para  piano  e  orquestra  1795-1809,  as  nove  sinfonias  1800-1824,  dentre  elas  a  3 ª  conhecida  como  heroica,  a  6 ª,  dita  pastoral,  e  a  9 ª,  com  solistas  e  coro.  Embora  muito  ligado  ás  formas  tradicionais  (  sonata,  sinfonia,  concerto,  variações,  lied,  missa,  ópera ),  em  certas  épocas  de  sua  criação,  Beethoven  engradeceu-as  até  lhes  dar  uma  dimensão  desmesurada  (  final  da  sonata  hammerklavier  para  piano,  grande  fuga  em  quarteto,  9 ª  sinfonia,  missa  solonnis ),  tornando-se  um  mestre  na  arte  do  desenvolvimento  temático.  Esta  nova  concepção  musical  foi  alcançada  também  através  da  intensidade  de  sua  linguagem,  a  expressividade  de  sua  melodia,  o  vigor  do  ritmo,  o  colorido  da  orquestração.  A  mensagem  de  Beethoven,  que  ele  desejava  universal  (  testamento  de  heiligenstadt;  coro  da  9 ª  sinfonia ).  é  na  realidade  a  mensagem  de  um  artista  solitário,  próximo  da  natureza,  que  prega  a  liberdade  e  reivindica  o  direito  a  expressão   individual.  Ele  abre  o  caminho  para  o  romantismo  musical  alemão.

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