segunda-feira, 13 de outubro de 2014
BEETHOVEN
Ludwig Van Beethoven , compositor alemão ( Bonn 1770-Viena 1827 ). Inscrito na universidade de Bonn em 1789, transferiu-se para Viena em 1792, para estudar com J. Haydn e depois com A. Salieri. Sua surdez começou a manifestar-se em 1802. Duas paixões infelizes, sobretudo a segunda, por Therese Von Brunswick, marcaram-no profundamente. Partidário dos ideais de liberdade e de justiça da revolução francesa, expressou-se em sua música ( sinfonia nº 3, heroica; concerto para piano nº 5, imperador ). Seus últimos anos foram entristecidos pelas inquietações que lhe causou o sobrinho, Karl, confiado á sua tutela, e também por sua surdez total. Teve amigos e protetores devotados, como a família Brunswich, o arquiduque Rodolfo ( mais tarde arcebispo de Olmutz ), o príncipe Lichnonsky, o violonista Schuppanzigh, em 1852, W. de Lenz propôs a divisão em três estilos para o estudo de sua obra. A primeira época ( até mais ou menos 1804 ) sofre a influência de Haydn, Mozart e Clementi; a segunda já revela um pensamento mais amplo e mais subjetivo; a terceira, a partir de 1819, mostra uma forma livre e uma linguagem mais audaciosa. No campo vocal, Beethoven deixou três obras maiores; o ciclo de Lieder á amada longínqua 1816, A ópera Fidélio, com suas três versões 1805-1814 e suas quatro aberturas, e a grandiosa missa solennis 1823. Foi acima de tudo graças as suas obras instrumentais que Beethoven conquistou seu lugar na história da música. Destacam-se nesta produção as 32 sonatas para piano 1795-1822, entre as quais a patética, a appassionata, a ao luar, a hammerklavier, as dez sonatas para piano e violino, especialmente a sonata á kreutzer; as cinco sonatas para piano e violoncelo, o trio ao arquiduque, os 17 quartetos para cordas 1800-1826, os cinco concertos para piano e orquestra 1795-1809, as nove sinfonias 1800-1824, dentre elas a 3 ª conhecida como heroica, a 6 ª, dita pastoral, e a 9 ª, com solistas e coro. Embora muito ligado ás formas tradicionais ( sonata, sinfonia, concerto, variações, lied, missa, ópera ), em certas épocas de sua criação, Beethoven engradeceu-as até lhes dar uma dimensão desmesurada ( final da sonata hammerklavier para piano, grande fuga em quarteto, 9 ª sinfonia, missa solonnis ), tornando-se um mestre na arte do desenvolvimento temático. Esta nova concepção musical foi alcançada também através da intensidade de sua linguagem, a expressividade de sua melodia, o vigor do ritmo, o colorido da orquestração. A mensagem de Beethoven, que ele desejava universal ( testamento de heiligenstadt; coro da 9 ª sinfonia ). é na realidade a mensagem de um artista solitário, próximo da natureza, que prega a liberdade e reivindica o direito a expressão individual. Ele abre o caminho para o romantismo musical alemão.
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