segunda-feira, 20 de outubro de 2014

MOZART

Wolfgang  Amadeus  Mozart,  compositor  austríaco  (  Salzburgo  1756- Viena  1791 ),  filho  de  Leopold  Mozart.  aos  sete  anos,  realizou  uma  grande  turnê  pela  Europa  (  Alemanha,  França,  Inglaterra,  Holanda ),  na  qual  foi  admitido  como  criança  prodígio.  Aluno  de  seu  pai,  foi,  porem,  durante  as  longas  permanências  em  Viena  e  na  Itália  que  aprofundou  seus  conhecimentos.  De  1773  até  1777,  viveu  em  Salzburgo  a  serviço  do  príncipe-arcebispo  Colloredo.  Após  se  demitir,  partiu  com  sua  mãe  para  uma  grande  viagem.  Contudo,  seus  planos  profissionais  fracassaram  e  ele  retomou  o  trabalho  junto  a  Colloredo  em  1779.  Após  a  estreia  de  sua  ópera  idomeneu,  em  Munique,  todavia,  rompeu  com  o  arcebispo  e  passou  os  dez  anos  seguintes  em  Viena,  na  condição  de  musicista  independente.  Em  1782,  casou-se  com  Constance  Weber.  Na  casa  do  barão  Van  Swieten,  descobriu  as  obras  de  J.  S.  Bach  e  G.  F.  Handel.  Em  1784,  entrou  para  a  franco-maçonaria.  Suas  preocupações  com  a  situação  financeira  começaram  e  se  agravaram  com  a  incompreensão  do  público  vienense  pela  sua  música.  Entre  abril  e  junho  de  1789,  viajou  para  Dresden,  Leipzig  e  Berlim,  onde  foi  recebido  pelo  rei  da  Prússia.  Federico  Guilherme  II.  Após  um  período  pouco  produtivo,  em  1791  sua  atividade  criadora  teve  uma  extraordinária  renovação.  Mozart  esperava  que  a  estréia  de  a  flauta  mágica  relançasse  sua  carreira,  mas  isso  não  ocorreu,  pois  morreu  em  5  de  dezembro,  deixando  seu  réquiem  inacabado.
  Em  sua  produção  musical,  Mozart,  pela  perfeição  de  sua  escritura,  pela  riqueza,  originalidade,  acuidade  e  sensibilidade,  transcendeu  todos  os  esquemas  estabelecidos  pelos  antecessores  e  contemporâneos.  Assimilou  as  mais  diversas  influências  (  sinfonias  concertantes  francesas,  Singepiel  alemão,  música  dramática  italiana )  com  uma  extraordinária  facilidade  e  realizou  uma  síntese  que  revela  toda  a  sua  genialidade.
  Obras  principais:  a  inicial  k  é  devida  ao  catálogo  cronológico  e  temático  estabelecido  por  L.  Von  Kêchel.
 Cerca  de  50  sinfonias  (  algumas  não  são  numeradas ),  entre  as  quais  a  nº 35,  em  ré  maior,  k.  385,  haffner  1782;  nº 38,  em  ré  maior,  k. 504,  praga  1786;  a  nº  39,  em  mi  bemol  maior,  k.  543  1788;  e  a  nº  41,  em  dó  maior,  k. 551,  Júpiter  1788.

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