sábado, 3 de janeiro de 2015
ANTONIO CARLOS GOMES
Compositor brasileiro ( campinas SP 1836-belém PA 1896 ). Depois do sucesso alcançado em são paulo com o hino acadêmico ( poesia de Bittencourt Sampaio ) e a modinha quem sabe? 1859, mais conhecida pelo primeiro verso tão longe, de mim distante, partiu para o rio de janeiro, a fim de se matricular no conservatório de música. Em 1860, duas cantatas do jovem compositor foram executadas no rio de janeiro. Convidado por José Amat para o cargo de ensaiador do imperial academia de música e ópera nacional, fez representar no teatro lírico fluminense sua primeira ópera a noite do castelo 1861, seguida de Joana de Flandres 1863. Escolhido por Francisco Manuel da Silva, diretor do conservatório de música da corte do rio de janeiro, para, na qualidade de aluno desse conservatório, aperfeiçoar-se na Europa, durante quatro anos, instalou-se em Milão 1864 e foi estudar com Lauro Rossi, diretor do conservatório local, obtendo o titulo de maestro compositor 1866, A seguir, escreveu duas partituras para as revistas não se sabe 1867 e na lua 1868, e trabalhou na composição da ópera o guarani, baseada no romance homônimo de José de Alencar, que estreou em 1870 no teatro Scala de Milão, e a 2 de dezembro do mesmo ano no teatro lírico fluminense do rio de janeiro. De volta á Itália, compôs as óperas: fosca 1873, Salvador Rosa 1874, Maria Tudor ( estreada em 1879 ). Em 1880, foi recebido apoteoticamente na Bahia ( onde escreveu e fez executar o hino a Camões ), no rio de janeiro e em são paulo. Voltou á Itália e compôs los schiavo, ópera montada no rio de janeiro em 1889. Com a proclamação da república, perdeu o apoio oficial e voltou á Itália 1890 onde criou a ópera condor 1891 e colombo 1893, especie de oratório para comemorar o quarto centenário da descoberta da America. Em 1883, visitou os EUA como membro da delegação brasileira á exposição universal colombiana de Chicago. Em 1895, foi nomeado diretor do conservatório de belém PA, cargo que não pode assumir por se encontrar gravemente enfermo. Sua extensa obra revela imaginação fértil, sensibilidade, lirismo, vigor dramático, ao lado de aprimorada técnica operística e compreende, além das óperas citadas, peças para piano e canto, inclusive modinhas.
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