sábado, 3 de janeiro de 2015

ANTONIO CARLOS GOMES

Compositor  brasileiro  (  campinas  SP  1836-belém  PA  1896 ).  Depois  do  sucesso  alcançado  em  são  paulo  com  o  hino  acadêmico  (  poesia  de  Bittencourt  Sampaio )  e  a  modinha  quem  sabe?  1859,  mais  conhecida  pelo  primeiro  verso  tão  longe,  de  mim  distante,  partiu  para  o  rio  de  janeiro,  a  fim  de  se  matricular  no  conservatório  de  música.  Em  1860,  duas  cantatas  do  jovem  compositor  foram  executadas  no  rio  de  janeiro.  Convidado  por  José  Amat  para  o  cargo  de  ensaiador  do  imperial  academia  de  música  e  ópera  nacional,  fez  representar  no  teatro  lírico  fluminense  sua  primeira  ópera  a  noite  do  castelo  1861,  seguida  de  Joana  de  Flandres  1863.  Escolhido  por  Francisco  Manuel  da  Silva,  diretor  do  conservatório  de  música  da  corte  do  rio  de  janeiro,  para,  na  qualidade  de  aluno  desse  conservatório,  aperfeiçoar-se  na  Europa,  durante  quatro  anos,  instalou-se  em  Milão  1864  e  foi  estudar  com  Lauro  Rossi,  diretor  do  conservatório  local,  obtendo  o  titulo  de  maestro  compositor  1866,  A  seguir,  escreveu  duas  partituras  para  as  revistas  não  se  sabe  1867  e  na  lua  1868,  e  trabalhou  na  composição  da  ópera  o  guarani,  baseada  no  romance  homônimo  de  José  de  Alencar,  que  estreou  em  1870  no  teatro  Scala  de  Milão,  e  a  2  de  dezembro  do  mesmo  ano  no  teatro  lírico  fluminense  do  rio  de  janeiro.  De  volta  á  Itália,  compôs  as  óperas:  fosca  1873,  Salvador  Rosa   1874,  Maria  Tudor  (  estreada  em  1879 ).  Em  1880,  foi  recebido  apoteoticamente  na  Bahia  (  onde  escreveu  e  fez  executar  o  hino  a  Camões ),  no  rio  de  janeiro  e  em  são  paulo.  Voltou  á  Itália  e  compôs  los  schiavo,  ópera  montada  no  rio  de  janeiro  em  1889.  Com  a  proclamação  da  república,  perdeu  o  apoio  oficial  e  voltou  á  Itália  1890  onde  criou  a  ópera  condor  1891  e  colombo  1893,  especie  de  oratório  para  comemorar  o  quarto  centenário  da  descoberta  da  America.  Em  1883,  visitou  os  EUA  como  membro  da  delegação  brasileira  á  exposição  universal  colombiana  de  Chicago.  Em  1895,  foi  nomeado  diretor  do  conservatório  de  belém  PA,  cargo  que  não  pode  assumir  por  se  encontrar  gravemente  enfermo.  Sua  extensa  obra  revela  imaginação  fértil,  sensibilidade,  lirismo,  vigor  dramático,  ao  lado  de  aprimorada  técnica  operística  e  compreende,  além  das  óperas  citadas,  peças  para  piano  e  canto,  inclusive  modinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário