quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
REVOLTA DE D. MIGUEL
Rebelião ocorrida em Portugal, tramada pela rainha dona Carlota Joaquina e pelo infante D. Miguel contra o rei D. João VI, em 29 de abril de 1824. Na noite de 29 de abril. D. Miguel apresentou-se nos quarteis da tropa, na qualidade de comandante chefe, ordenando que os soldados pegassem em armas para sufocar uma conspiração de maçons. Os embaixadores acreditados junto a D. João VI protestaram contra as medidas tomadas por D. Miguel e exigiram a liberdade do conde de Palmela, exortando o monarca a sair do confinamento no palácio da bemposta. No dia 9 de maio, D. João dirigiu-se a nau inglesa Windsor Castle, que imediatamente içou a bandeira portuguesa ali, D. João instalou a sede de governo e comandou a reação ao golpe. Ordenou a D. Miguel que embarcasse para a França, seguindo depois para Viena, de onde só poderia retornar com ordem sua. Em seguida, reintegrou os ministros e as demais autoridades depostas em seus cargos.
CLUBE MILITAR
Associação civil que congrega oficiais do exercito, fundada em 26 de junho de 1887, no bojo da questão militar, que contrapunha muitos oficiais do exercito ao governo imperial. Sua atuação politica foi intensa desde o inicio; já em outubro de 1887, o clube deixava claro seu abolicionismo ao declarar ao governo que os militares deixariam de perseguir escravos fugidos, o clube participou também da propaganda republicana, e intensificou sua atividade após a proclamação do novo regime. Algumas campanhas foram memoráveis, particularmente depois de 1945. No final dos anos 40 e inicio dos anos 50, a campanha do petróleo dividiu profundamente seus membros; a ala nacionalista enganjou-se decisivamente na defesa do monopólio estatal de lavra, refino e distribuição do petróleo e seus derivados. Por outro lado, formou-se um grupo de militares pró-americanos, anticomunistas e mercadante contrários a nacionalização do petróleo. Em 1952, esse último grupo venceu as eleições para o clube, com a chapa cruzada democrática, e transformou a entidade num foco de conspiração contra as medidas nacionalistas do governo Getúlio Vargas e contra sua politica trabalhista. Foi ali que teve origem o manifesto dos coronéis, de 1954, que levou a queda do ministro do trabalho João Goulart, que aguçou a ira da cruzada democrática ao conceder um aumento salarial de 100% a todos os trabalhadores brasileiros, centro de conspiração contra o governo João Goulart, em 1964, apoiou sem restrições o novo regime.
PEDRO DE ALCANTRA BELLEGARDE
Engenheiro militar brasileiro ( a bordo da nau príncipe real 1807-rio de janeiro 1864 ). Foi um dos incentivadores da criação da escola de arquitetos em 1836. Em 1841, com o engenheiro Conrado Jacob Niemeyer, seu tio. Projetou e executou o sistema de abastecimento de água potável em Pernambuco. Deixou, entre outras, as seguintes publicações: limites ao sul do império com o estado oriental do Uruguai; compêndio de noções de geometria descritiva; compêndio de mecânica elementar e aplicada; noções novas de balística pratica; instruções para medições estereométricas e aerométricas; compêndio de arquitetura civil e hidráulica; noções elementares de direito das gentes.
ELEAZAR DE CARVALHO
Regente e compositor brasileiro ( Iguatu CE 1912-são Paulo 1996 ). estudou no rio de janeiro e aperfeiçoou-se nos EUA com Koussevitzky 1946, de quem se tornou assistente. Dirigiu a sinfônica de Boston 1947; estreou na Europa 1950 no Ralais desbeaux-arts, em Bruxelas, ao lado dos melhores regentes da época regeu várias orquestras europeias e norte-americana. Professor catedrático de regência ( escola de música da UFRJ e Juilliard School of music. nova York, entre outras ); regente titular da sinfônica de ST. Louis EUA; diretor artístico e regente titular da orquestra sinfônica brasileira; diretor da orquestra sinfônica do estado de são paulo, preocupou-se em divulgar a musica contemporânea, apresentando diversas primeiras audições. Autor das óperas descobrimento do Brasil 1939, Tiradentes 1941, e de a retirada da laguna e sinfonia branca, entre outras obras. A partir de 1992 dedicou-se a construção da fundação educacional cultural e artística Eleazar de Carvalho ( fundec )
JOSE MONTEIRO ROCHA
Matemático português Cana vezes 1743-são Jose de Ribamar, Brasil 1819. Quando criança foi levado para a Bahia e estudou no colégio dos jesuítas, onde professou, abandonando a ordem após a expulsão dos jesuítas. foi chamado a Portugal pelo marquês de pombal, que o encarregou de participar da elaboração dos novos estatutos da universidade de Coimbra. Foi nomeado catedrático de astronomia, campo em que realizou trabalhos notáveis. Principal do colégio dos nobres 1776, foi sócio-fundador da academia das ciências, diretor perpétuo da faculdade e do observatório e vice reitor da universidade Coimbra 1800. Professor dos filhos do príncipe regente D. João, acompanhou a família real ao Brasil. Apaixonado pela música, foi professor do padre Jose Mauricio e autor de um compêndio de música. Em 1813, publicou, as suas famosas tábuas para os cálculos da posição relativa do sol, da lua e dos planetas.
quarta-feira, 24 de dezembro de 2014
CHIQUINHA GONZAGA
Francisca Edwiges Neve Gonzaga compositora e pianista brasileira ( rio de janeiro 1847-1935 ). Aos 11 anos de idade já escrevia sua primeira composição, canção dos pastores. Após dois casamentos malogradas, tornou-se professora de piano e conseguiu participar de conjuntos orquestrais que anunciavam as festas da época. Em 1877, lançou sua primeira composição de sucesso, a polca atraente. Musicou um libreto de Artur Azevedo, viagem ao parnaso, recusado pelos direitos teatrais pelo fato de ter sido composto por uma mulher. Lutando contra os preconceitos, conseguiu finalmente em 1885 musicar uma opereta de costumes, a corte na roça, da qual ficaria famosa o cateretê menina faceira. A relação de suas obras é vasta, incluindo 87 partituras de peças teatrais e cerca de 2 mil composições participou da campanha abolicionista, dedicando a renda da venda de suas musicas a associação em prol da abolição da escravatura; também lutou pela implantação da república. Em 1899, procurada por uma comissão do cordão rosa de ouro, escreveu o abre alas musicou vários libretos para peças portuguesas. Em 1911 compôs a modinha lua branca conquistando novos triunfos em 1915, com sertaneja, peça de Viriato Correia por ela musicada. Seu último trabalho teatral ( música para Maria, peça de Viriato Correia ) data de 1933.
sábado, 13 de dezembro de 2014
ANTÔNIO CARLOS JOBIM
Brasileiro de Almeida, também chamado Tom, compositor brasileiro ( rio de janeiro 1927-nova York 1994 ). Estudou o piano com Koellreuter e Lúcia Branco, e violão com Tomas Terán. Tocou piano em casas noturnas cariocas. Seu primeiro grande êxito foi Teresa da praia ( samba-canção com Billy Blanco, gravado pela dupla Dick Farney e Lúcio Alves 1954. Musicou a peça Orfeu da Conceição 1956, de Vinicius de Morais. Na mesma época compôs várias canções com Dolores Duran ( estrada do sol, por causa de você ) e com Vinicius de Morais ( eu não existo sem você, eu sei que vou te amar, chega de saudade ), várias delas includidas no LP canção do amor de mais 1958, de Elizete Cardoso, disco que marcou a transição para a bosa nova. Tom Jobim compôs algumas das canções mais célebres da década de 60: corcovado, desafinado e samba de uma nota só ( ambas com Newton Mendonça. a última um sucesso internacional ); Dindi, demais e inútil paisagem ( em parceria com Aluísio de Oliveira e lançadas por Silvia Teles ); água de beber, insensatez, ela é carioca e a antológica garota de Ipanema ( com Vinicius de Morais ), sabia e retrato em branco e preto ( com Chico Buarque de Holanda ). A partir do festival da bosa nova no Carnegie Hall de nova York 1962 e de gravações nos EUA (Antonio Carlos Jobim, lançado no Brasil em 1964 pela elenco; Francis Albert Sinatra e Antonio Carlos Jobim, 1966 ), trabalhou e gravou com vários músicos norte-americanos ( Stan Getz, Andy Williams, Nelson Riddle, Claus Oggerman, entre outros ). Internacionalmente reconhecido e premiado, também compôs música de concerto, trilhas para cinema ( a casa assassinada, de P. C. Saraceni; para viver um grande amor, de Miguel Faria Junior; enotique, de Ana Maria Magalhães ) e televisão ( Gabriela, brilhante 1981, o tempo e vento 1985; anos dourados, com Chico Buarque de Holanda, 1986; o dono do mundo 1991 ). Ocupou o cargo de presidente do conselho diretor da primeira universidade livre de música brasileira 1990. Recebeu os títulos de doutor honoreis causa da universidade do rio de janeiro 1990 e da universidade nova de Lisboa 1993. Foi homenageado pela escola de samba mangueira, no carnaval de 1992, com o enredo se todos fossem iguais a você. Deixou dois livros: ensaios poético 1988 e mata atlântica-visão do paraíso ( concluído em 1994 e publicado após sua morte ), ambos com textos seus e fotos de sua mulher Ana Lontra. De sua extensa discografia vale destacar nave 1968, matita peré 1973, Elis e Tom 1974, urubu 1876, terra brasilês 1980, passa rim 1987, Tom Jobim 1987 e Antonio brasileiro 1994. Seu último disco, Antonio brasileiro, lançado em 1994, recebeu postumamente o premio Grammy, como destaque na categoria jazz latino.
sábado, 6 de dezembro de 2014
JOSEPH HANDY
Compositor austríaco ( Rohrau an der Leitha, baixa Áustria, 1732-Viena 1809 ). Soprano na escola da catedral de santo Estevão de Viena ( 1740 até cerca de 1750 ), compôs seus primeiros quartetos de cordas por volta de 1757. Entrou em 1761 para os serviços dos príncipes Esterházy, família a qual ficaria ligado até sua morte e para quem escrevia a música das festas, dos concertos, das representações teatrais e óperas. Handy alcançou pouco a pouco a celebridade internacional, o que lhe valeu encomendas importantes como a das seis sinfonias ditas parisienses ( n º s 82-87, 1785-1786 0 e das sete palavras de Cristo ( 1786-1787 ). No decorrer de duas estadas em Londres ( 1791- 1792 e 1794-1795 ), compôs suas 12 últimas sinfonias ( n º s 93-104, ditas londrinas ), entre outras obras. A partir de 1795, viveu em Viena como musicista independente e conclui sua carreira com dois grandes oratórios, a criação 1798 e as estações 1801. Prolifico, sua obra reúne 104 sinfonias, três concertos para piano, cinco para órgão, quatro para violino, dois para violoncelo, um para trompete, 68 quartetos de cordas, cerca de 60 sonatas para piano; as sete palavras de Cristo ( versão para orquestra, para quarteto; oratório ); três oratórios, 14 missas, 13 óperas italianas, entre as quais II mondo della luna 1777.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
ARNOLD SCHOENBERG
Compositor austríaco ( Viena 1874-los Angeles 1951 ). Desde suas primeiras obras, inspirou-se no cromatismo exacerbado de Wagner ( noite transfigurada, 1899, gur-relieder, 1900-1911 ). Após uma permanência cheia de dificuldade materiais em Berlim 1901-1903, retornou a Viena. Sua escrita evoluiu em direção á atonalidade, com Erwartung, OP. 17 9 a espera, 1909 ); em 1911, escreveu um tratado de harmonia e fez amizade com seus alunos Anton Von Webern e Alban Berg, assim como os pintores Kandinsky, Klee e Kokoschka. Compôs o pierrô lunar 1912, para voz e pequeno conjunto instrumental. De 1912 a 1921 seu circulo de alunos aumentou e ele desenvolveu uma técnica de utilização do dodecafonismo designada música serial ( suite para piano, OP 25, 1923; variações para orquestra, OP 31, 1928 ). Professor de composição em Berlim 1925, compôs duas óperas ( Moisés e Aarão, o caminho bíblico ). Foi para o EUA quando Hitler assumiu o poder. Professor em nova York e em Boston, ocupou, de 1836 até 1844, uma cadeira na universidade da Califórnia. Nessa época, criou obras especificamente seriais ( concerto para violino, 1936; quarteto para cordas, 1936 ), Entre suas últimas obras destacam-se um sobrevivente de Varsóvia 1947 e um de profundis 1950.
LUCIANO GALLET
Compositor e pianista brasileiro ( rio de janeiro 1893-1931 ). Suas primeiras obras datam de 1918 e baseiam-se em modelos franceses. Em 1826, passou a perseguir a música folclórica brasileira. Em 1930, como diretor do instituto nacional de música, reformulou o ensino musical no país, elevando-o a nível universitário. Entre suas composições destacam-se: canções populares brasileiras 1924, suite turuna para temas negro-brasileiros 1929. Escreveu duas monografias: o índio na música brasileira e o negro na música brasileira 1929. Seus estudos de folclore foram publicados postumamente por Mario de Andrade 1934.
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
BRAHMS
Johannes Brahms, pianista, regente e compositor alemão ( Hamburgo 1833-Viena 1897 ). Foi iniciado na música por seu pai, contrabaixista em orquestras populares. Seu encontro com Schumann, em 1853, determinou o curso de sua carreira. Tornou-se diretor dos concertos na corte do príncipe de Lippe-Detmond, depois regente do coro em Hamburgo 1859, antes de fixar-se em Viena 1862, onde foi diretor do singverein dergesellschaft der musikfreunde ( 1872-1875 ). Herdeiro de Beethoven, Brahms oferece em sua obra a síntese perfeita do romantismo e do classicismo. Não desprezou o canto popular húngaro, que incorporou a uma poesia tipicamente nórdia, suntuosa e frequentemente sombria. Pianista virtuoso, Brahms compôs muito para seu instrumento ( sonatas, variações, baladas, intermezzos, rapsódias, valsas, danças húngaras ). Muito rica, sua música de câmara compreende sonatas para piano e violino, piano e violoncelo, piano e clarineta, trios, quartetos, quintetos, sextetos. Para orquestra, compôs variações sobre um tema de Haydn, quatro sinfonias 1876, 1877, 1883, 1885, duas aberturas, dois concertos para piano, um concerto para violino, e violoncelo. Seus lieder inscrevem-se na tradição germânica, assim como sua música de inspiração sacra ( um réquiem alemão, 1857-1868 ).
domingo, 16 de novembro de 2014
STRAVINSKY
Igor Stravinsky, compositor russo naturalizado francês e depois norte-americano ( Oranienbaum, perto de são Petersburgo, 1882-nova York 1971 ). Autodidata, tomou algumas lições de instrumentação com Rimsky-Korsakov e celebrizou-se com três balés apresentados em Paris pela companhia de Diaghilev: o pássaro de fogo 1910, petruchka 1911 e a sagração da primavera 1913 Debussy, que ajudou Stravinsky a libertar-se do pitoresco da escola russa, foi influência do por suas inovações; dessa época data especialmente a ópera o rouxinol 1916, a história do soldado 1918, com um texto francês de Ramuz, que assinala a sua ruptura com a escola orquestral russa, e les noces 1917-1923, cantata dançada com pulcinella, segundo Pergolesi 1919, inicia seu período neoclássico, marcado pelas seguintes obras: concerto para piano e orquestra de harmonia 1924, os balés apollon musagete 1928, o beijo da fada 1928, jogo de cartas 1936, a ópera oratório oedirus rex 1928, a sinfonia em do 1940, a sinfonia dos salmos 1930, the rakeis progress ( o libertino, 1951 ). Por volta de 1950, diante do impacto cada vez maior da escola de Viena e de Varêse, voltou-se para a música serial: canticum 1956 e o balé agon 1957. Nesta última fase criativa, a inspiração religiosa ocupa um lugar preponderante, especialmente com Threni 1958. Escreveu crônicas de minha vida 1935 e poética musical 1942.
sábado, 15 de novembro de 2014
HAENDEL
Georg Friedrich Haendel, compositor alemão naturalizado inglês em 1726 ( halle, 1685- Londres 1759 ). Organista da catedral de halle, violonista na ópera de Hamburgo 1703, viveu algum tempo na Itália 1706-1710, onde compôs e fez representar duas óperas. Nomeado mestre de capela da corte de Hanôver em 1710, partiu no fim desse ano para Londres, onde fixou-se definitivamente 1712, Em 1720 foi nomeado diretor da academia real de música, para a qual escreveu cerca de 15 óperas e tentou, durante 20 anos, impor a ópera italiana diante do seu insucesso, Haendel se voltaria para o oratório, gênero com o qual sua arte alcançaria o apogeu. Convidado para ir a Dublim em 1741, ali apresentou a primeira audição de o Messias, em 1742. Depois escreveu obras de circunstância. Haendel soube assimilar as diversas tendências francesas e italianas e criar um estilo pessoal. Com ele, terminou a época do estilo barroco europeu. Suas obras importantes são oratórios ( Saul, Israel no Egito, o Messias, Judas Macabeu, Jephta ), óperas italianas ( II pastore fido, Júlio Cesar; Orlando, Alcina ) e peças instrumentais: suítes de peças para cravo; sonatas para solista e sonatas em trio; seus concertos grossos para orquestra; lo concertos para órgão e orquestra. the Water music e music for the Royal Fireworks, para orquestra ( obras de circunstância ).
KARABTCHEVSKI
Isaac Karabtchevski, regente brasileiro ( são Paulo 1934 ). Estudou com Koellreuter 1956. E com Fortner e Ueter 1961. Em 1956 fundou em belo horizonte o madrigal renascentista, com o qual excursionou no Brasil e no exterior. Dirigiu a filarmônica de Israel e a sinfônica de Praga em audições especiais. Foi regente titular da tonkunstler orchester de Viena 1988-1993 e regente da orquestra sinfônica brasileira desde 1969. Em 1994 assumiu a orquestra sinfônica municipal de são Paulo.
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
KOELLREUTER
Hans Joachim Koellreuter, músico alemão ( Freiberg 1915 ). Em 1937, transferiu-se para o rio de janeiro, onde foi professor do conservatório brasileiro de música 1938 e fundou o grupo música viva 1939. Embora considerável, sua influência ( introduziu no Brasil o dodecafonismo ortodoxo ), exercida de cursos no rio de janeiro, em são Paulo e na Bahia, foi combatida em nome da evolução da música brasileira com bases no folclore. Regressou á Alemanha em 1963 e colaborou com o instituto Goethe, dirigiu o instituto cultural da Alemanha em nova Déli e supervisionou institutos no Ceilão e na Birmânia. Dedicou-se aos estudos das músicas orientais, sobretudo da indiana, descobrindo as afinidades que existem entre o método de composição serial e o raga, célula da música clássica indiana. Como compositor, fez música serial, mas aleatória no seu desenvolvimento. Uma de suas obras mais recentes, áudio game 1994, foi composta com inspiração nos videogames. É autor de peças para piano; música de câmara, poemas brasileiros, um arranjo de a arte da fuga, de J. S. Bach, para flauta, violino, viola e violoncelo, etc.. Entre seus alunos contam-se; Guerra Peixe, Oliver Toni, Marlos Nobre, Júlio Medaglia, Rogério Duprat, Benito Juarez, Tom Jobim, Diogo Pacheco, Damiano Cozela e Roberto Sion.
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
CHOPIN
Fredéric Chopin, pianista e compositor polonês ( Zelazona Wola, perto de Varsóvia, 1810-Paris 1849 ). Filho de um professor francês vindo da Lorena, Chopin pertence á Polônia pela natureza de sua arte e as fontes de sua inspiração. Fixou-se em Paris em 1831, integrando-se na sociedade aristocrática. Amigo de Delacroix, de Musset e de Liszt, a partir de 1837 lidou-se amorosamente a escritora George Sand; de 1839 até o rompimento, em 1847, dividiu seu tempo entre Paris e Nohant. Depois de uma viagem á Inglaterra, Chopin morreu de tuberculose. Pianista, compôs quase exclusivamente para seu instrumento. Suas obras podem ser divididas em quatro grupos: música de inspiração clássica ( rondes, variações, concertos, sonatas ), de inspiração folclórica ( polonaises e mazurcas ), de inspiração livre ( scherzos, improvisos, noturnos, baladas, prelúdios, estudos ), e, enfim peças diversas ( valsas, barcarola, bolero, etc.. ). As verdadeiras faces do musicista revelam-se nas obras de criação original, todas marcadas por um profundo lirismo; a do pedagogo, nos 27 estudos ( opus 10, 1833; opus 25, 1837; 1840 ); a do visionário, nos 4 scherzos 1835-1843 e nas 4 baladas 1836-1843; a do poeta e do melodista nos 19 noturnos 1827-1846, nos 25 prelúdios 1839-1841 e nos 4 improvisos 1834-1838-1843. A fantasia em fá menor 1842, a barcarola 1846 oferecem a visão deste universo poético variado, do qual são testemunho também suas peças de menor envergadura ( as valsas ).
sábado, 1 de novembro de 2014
DEBUSSY
Claude Debussy, compositor francês ( Saint Germain-en-laye 1862-Paris 1918 ). Quando estudante do conservatório de Paris, fez várias viagens pela Europa. Em 1884, ganhou o prêmio de roma com a cantata l enfant prodigue. Apreciador da música exótica, da pintura dos impressionistas, frequentava poetas e escritores. Em 1891, no cabaré chat noir, conheceu Erik Satie, cujas gymnopédies I e III viria a orquestrar. Compôs o quatuor, dedicado ao violonista Ysaye, em 1893; na mesma época esboçou os nocturnes, que terminaria em 1899. Seu prélude á i aprês midi d um Faune foi calorosamente acolhido 1894, bem como as chansons de bilitis, inspiradas na obra de Pierre Louys 1897. Em 1902 compôs sua obra prima, pelléas et mélisande. Recusando as formas tradicionais, apaixonado pelas sonoridades inauditas, Debussy inovou constantemente no domínio pianístico: estampes 1903, duas coletâneas de prelúdios 1910-1913, duas series de estudos 1915, composições para quatro mãos ( six epigraphes antiques, 1914 ) ou para dois pianos ( enblanc et noir, 1915 ). O tríptico sinfônico la mer 1905. Representava uma nova concepção de exploração das sonoridades orquestrais. As três imagens para orquestra 1906-1911. Revelam uma sutileza de evocação que chega ao auge da delicadeza no balé jeux 1913. Apesar de doente, Debussy escreveu a música de cena para o martírio de são Sebastião, de Gabriele D Annunzio, e la boite á joujoux, para piano a quatro mãos. Debussy enriqueceu o repertório de canções com paginas inspiradas em Verlaine, Baudelaire, François Villon, Mallarmé. EM seus últimos anos, escreveu o noel dos enfants qui n ont plus de Maison 1915 e três sonatas; para violoncelo e piano; para flauta, viola e harpa; para violino e piano 1915-1917.
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
FAURÉ
Gabriel Fauré, compositor francês ( Palmiers 1845-Paris 1924 ). Mestre de capela 1877, depois organista na madeleine 1896, foi nomeado professor de composição 1896 e, em seguida, diretor do conservatório de Paris 1905-1920. Critico musical do fígaro 1903-1929, presidiu a organização da sociedade musical independente ( S M I ). Com Debussy e Ravel, Fauré dominou a música francesa do inicio do século XX. Suas obras vocais mais célebres são os ciclos de canções: la bonne chanson ( Verlaine, 1894 ), la chanson l eve 1906-1910, le jardim clos 1915, mirages 1919, l horizon chimerique 1922 e réquiem ( solo coral e orquestra, 1877-1900 ). A obra instrumental compreende sobretudo composições para piano ( 4 valsas-caprichos, 5 improvisos, 13 barcarolas, 13 noturnos, 9 prelúdios ). Elegie, para violoncelo 1896, música de câmara e de cena ( masques et begamasques, 1919 ). Compôs também tragedias líricas ( prométhée, 1900; penélope 1913 ).
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
RAVEL
Maurice Ravel, compositor francês ( Cibourne 1875- Paris 1937 ). Apoiado por Fauré impôs-se desde suas primeiras obras para piano. Participou da fundação da S.M.I ( sociedade musical independente ) em 1910. Em 1928, partiu para os EUA, onde obteve grande sucesso. Amigo de Debussy e Stravinski, os balés russos de Debussy encerram seu balé Daphnis et Chloe. Conhecido por seu ousado estilo harmônico e por sua combinação de delicadeza e força, introduziu inovações revolucionárias na arte da orquestração. Obras para orquestra: abertura de schérazade 1898; rapsodia espanhola 1908. payana para uma princesa morta 1910; ma mere I ove 1912, Daphnis et chloé 1912; valsas nobres e sentimentais 1912; alborada del gracioso 1918; Le tombeau de Couperin 1919; la valse 1920, bolero 1928. Para orquestra e solista: Tzigane 1924; dois concertos para piano, segundo para a mão esquerda 1930-1931. Entre suas obras liricas encenadas, destacam-se L Heure Espagnole, com liberto de Franc-Nohain ( representada pela primeira vez em 1911 ) e L Enfant et les Sortilêges, com liberto de Colette ( que estreou em 1925 ). Ravel compôs magnificas canções, algumas agrupadas em ciclos ( Schéhérazade, 1903, histórias naturais extraídas de Jules Renard, 1906, inspirada em E. Parny ). Sua música de câmara inclui um quarteto de cordas 1903, um trio 1914, entre ouyras obras. Para piano, Ravel escreveu menuet antique 1895, Jeuy d eau 1901, miroirs 1905, sonatina 1905, Gaspard de la nuit 1908, valsas nobres e sentimentais 1911, le tombeau de Couperin 1917. Também deixou trabalhos de orquestração ( quadros de uma exposição, de Mussorgski ).
domingo, 26 de outubro de 2014
SMETANA
Bredrich Smetana, compositor e pianista Tcheco ( Litomysl 1824-Praga 1884 ). Fundou o primeiro teatro Tcheco de Praga, para o qual escreveu a maior parte de seus dramas líricos. Sua obra é marcada pelo folclore ( danças da boêmia para piano ), por um sentimento patriótico ( o ciclo de seis poemas sinfônicos minha pátria, que inclui o rio moldava, 1874-1879 ). E pela criação de uma ópera tcheca com, notadamente, a noiva vendida ( 1866; última versão 1870 ).
sábado, 25 de outubro de 2014
MENDELSSOHN
Felix Mendelssohn, compositor e regente alemão ( Hamburgo 1809-Leipzig 1847 ). Iniciou sua carreira como pianista e, em 1828, dirigiu, em Berlim, a paixão segundo são Mateus, de J. S. Bach, que não tinha sido integralmente apresentada desde a morte do compositor. Nomeado diretor do Gewandhaus de Leipzig 1835, fundou o conservatório da cidade 1843. Compôs prelúdios e fugas para órgão e para violino e orquestra, 1822; obras para piano ( canções sem palavras, 1'830- 1850 ); a abertura para sonho de uma noite de verão 1843, cinco sinfonias, música de câmara e quartetos.
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
VIVALDI
Antonio Vivaldi, violonista italiano ( Veneza 1678- Viena 1741 ). Ordenado padre em 1703, foi nomeado maestro de violino, depois maestro de coro no seminário musical do os pedale della Pietá de Veneza. Acredita-se que quase toda a produção musical de Vivaldi fosse destinada as internas do Pitá, onde contava com um conjunto musical permanente que lhe permitiu experimentar toda sorte de combinações instrumentais e vocais. Compôs 46 óperas, música sacra ( gloria, magnificat ), sonatas, sinfonias e consertos para diversos instrumentos solistas, especialmente para violino, e concertos reunidos em coletâneas. Completamente esquecido, durante quase dois séculos após sua morte, tornou-se, no segundo pós-guerra, um dos compositores de música erudita mais apreciadas em todo o mundo. Dentre seus 454 concertos, são particularmente populares os 12 concertos do estro armênico 1712, a coleção II cimento Dell armonia e Dell invenzione 1720, da qual fazem parte as quatro estações, e a coleção dos 12 concertos grossos, a extravagância 1712-1713.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
BIZET
Georges Bizet, compositor francês ( Paris 1838-Bougival 1875 ). prêmio de roma em 1857, dedicou-se ao teatro lírico. Depois de sua morte, suas principais obras alcançaram grande êxito ( os pescadores de pérolas, 1863; a linda jovem de perth, 1866; a arlesiana, 1872; e sobretudo Carmem, 1875 ), revelando um compositor original, melodista incomparável, brilhante orquestrador e fino dramaturgo. Bizet escreveu também obras sinfônicas e peças para piano ( jogos de crianças, para quatro mãos, 1871 ), melodias, cantatas.
MOZART
Wolfgang Amadeus Mozart, compositor austríaco ( Salzburgo 1756- Viena 1791 ), filho de Leopold Mozart. aos sete anos, realizou uma grande turnê pela Europa ( Alemanha, França, Inglaterra, Holanda ), na qual foi admitido como criança prodígio. Aluno de seu pai, foi, porem, durante as longas permanências em Viena e na Itália que aprofundou seus conhecimentos. De 1773 até 1777, viveu em Salzburgo a serviço do príncipe-arcebispo Colloredo. Após se demitir, partiu com sua mãe para uma grande viagem. Contudo, seus planos profissionais fracassaram e ele retomou o trabalho junto a Colloredo em 1779. Após a estreia de sua ópera idomeneu, em Munique, todavia, rompeu com o arcebispo e passou os dez anos seguintes em Viena, na condição de musicista independente. Em 1782, casou-se com Constance Weber. Na casa do barão Van Swieten, descobriu as obras de J. S. Bach e G. F. Handel. Em 1784, entrou para a franco-maçonaria. Suas preocupações com a situação financeira começaram e se agravaram com a incompreensão do público vienense pela sua música. Entre abril e junho de 1789, viajou para Dresden, Leipzig e Berlim, onde foi recebido pelo rei da Prússia. Federico Guilherme II. Após um período pouco produtivo, em 1791 sua atividade criadora teve uma extraordinária renovação. Mozart esperava que a estréia de a flauta mágica relançasse sua carreira, mas isso não ocorreu, pois morreu em 5 de dezembro, deixando seu réquiem inacabado.
Em sua produção musical, Mozart, pela perfeição de sua escritura, pela riqueza, originalidade, acuidade e sensibilidade, transcendeu todos os esquemas estabelecidos pelos antecessores e contemporâneos. Assimilou as mais diversas influências ( sinfonias concertantes francesas, Singepiel alemão, música dramática italiana ) com uma extraordinária facilidade e realizou uma síntese que revela toda a sua genialidade.
Obras principais: a inicial k é devida ao catálogo cronológico e temático estabelecido por L. Von Kêchel.
Cerca de 50 sinfonias ( algumas não são numeradas ), entre as quais a nº 35, em ré maior, k. 385, haffner 1782; nº 38, em ré maior, k. 504, praga 1786; a nº 39, em mi bemol maior, k. 543 1788; e a nº 41, em dó maior, k. 551, Júpiter 1788.
Em sua produção musical, Mozart, pela perfeição de sua escritura, pela riqueza, originalidade, acuidade e sensibilidade, transcendeu todos os esquemas estabelecidos pelos antecessores e contemporâneos. Assimilou as mais diversas influências ( sinfonias concertantes francesas, Singepiel alemão, música dramática italiana ) com uma extraordinária facilidade e realizou uma síntese que revela toda a sua genialidade.
Obras principais: a inicial k é devida ao catálogo cronológico e temático estabelecido por L. Von Kêchel.
Cerca de 50 sinfonias ( algumas não são numeradas ), entre as quais a nº 35, em ré maior, k. 385, haffner 1782; nº 38, em ré maior, k. 504, praga 1786; a nº 39, em mi bemol maior, k. 543 1788; e a nº 41, em dó maior, k. 551, Júpiter 1788.
domingo, 19 de outubro de 2014
LEIBOWITZ
René Leibonitz, compositor e regente de orquestra polonês naturalizado Francês ( Varsóvia 1913- Paris 1972 ). Marcado de forma decisiva pelas lições de Schoenberg e de Webem em Berlim e em Viena, estudou também orquestração com Kavel 1933. De 1945 até 1947, apresentou a escola vienense a inúmeros jovens compositores, como Pierre Boulez. Autor de duas obras fundamentais e Schoenberg e sua escola 1946 e introdução á música de doze sons 1949, compôs uma centena de obras, entre as quais cinco óperas, como os espanhóis em Veneza ( 1963, representada pela primeira vez em Grenoble, em 1970 ).
JOHANN SEBASTIAN BACH
Compositor alemão ( Eisenach 1685- Leipzig 1750 ). Foi inicialmente cantor na igreja de são Miguel em Luneburg; passou, em seguida, algum tempo como violinista na corte de Weimar. Seu primeiro cargo como organista foi em são Bonifácio de Arnstad. Dali, foi a pé até Lubeck para ouvir o famoso Buxtehude tocar órgão na Marienkirche ( igreja de Maria ). O segundo cargo, onde, de 1717 até 1723, dirigiu a orquestra do príncipe Leolpold Von Anhalt. Foi nessa época que perdeu a esposa, sua prima Maria Barbara Bach 1720 e encontrou, em Karlsbad, o margrave Christian Ludwig de Branden-Burgo, para quem escreveu seis concertos em 1721. Casou-se pela segunda vez com a cantora Anna Madalena Wulcken 1721. Em 1723, como organista da igreja de são Tomás, instalou-se em Leipzig, onde residiu até sua morte. Ali lecionou na Thomasschule, organizou a música de culto nas igrejas de são Nicolau, são Mateus e são Pedro, dirigiu o collegium musicum fundado por seu amigo Telemann; compôs cantatas e paixões para os serviços religiosos. Em 1741 o rei Frederico II da Prússia convidou-o para ir a Potsdam, onde seu filho Carl Philipp Emanuel trabalhava como cravista; ai Bach elaborou a ideia da oferenda musical. Apesar da cegueira, terminou a arte da fuga; morreu ditando seus últimos corais ao genro e aluno Altnikol. Bach trabalhou todos os gêneros, com exceção da ópera. Toda a sua música é funcional e de encomenda, correspondendo aos três aspectos de sua carreira: o musicista de igreja, o homem de corte, o professor.
YITZHAK RABIN
Oficial e politico israelense ( Jerusalém 1922- Tel Aviv, Israel, 1967 ). Chefe de estado maior 1964-1967, primeiro ministro do governo trabalhista 1964-1977, tornou-se ministro da defesa do governo de união nacional 1984-1988 e 1988-1990 ). Sucessor de S. Peres na direção do partido trabalhista ( fevereiro de 1992 ), assumiu o cargo de primeiro ministro após á vitória de seu partido nas eleições de junho. Removendo a abertura da politica israelense, relançou as negociações entre Árabes e israelenses, que resultaram na assinatura conjunta com a OLP do acordo de Washington sobre a autonomia palestina nos territórios ocupados de Gaza e Jericó ( setembro de 1993 ). Paralelamente, Y. Rabin iniciou conversações com a Síria e a Jordânia. Em 1994, seu encontro oficial em Washington com o rei Hussein ( julho ) consagrou a reconciliação de Israel com a Jordânia, concretizada em outubro com a assinatura de um tratado de paz com Yasser Arafat e Shimon Peres. Em novembro de 1995, foi assassinado a tiros quando participava de uma manifestação pela paz em Tel Aviv.
TAÇA JULES RIMET
Troféu que simbolizou até 1970 o campeonato mundial de futebol, ganho em definitivo nesse ano pela equipe que representou o Brasil, no certame realizado no México. Criada em 1929, no congresso da Fifa, reunido na Espanha ( barcelona ), por iniciativa de Jules Rimet, fundador e então presidente da entidade, recebeu o nome de copa do mundo. A copa era uma estatueta maciça de 30 cm de altura, com o peso de 4,5 kg, 1,8 dos quais de ouro puro, obra do escultor e gravador Francês Abel Lafleur 1876-1960. Representava uma vitória de braços erguidos, sustentando sobre a cabeça uma pira octogonal, apoiada num pedestal também octogonal, onde estavam gravados, numa placa de ouro, os nomes dos países vencedores dos campeonatos mundiais até 1970. Em 1946, no congresso da Fifa realizado em Luxemburgo, decidiu-se homenagear Jules Rimet, seu presidente por 25 anos e o verdadeiro criador da copa do mundo, dando seu nome á competição e a taça. Segundo o regulamento original. A taça Jules Rimet ficaria na posse definitiva do país que ganhasse a competição três vezes consecutivas ou cinco alternadas, item posteriormente modificado, beneficiando o país que fosse três vezes campeão mundial. Esse titulo coube ao Brasil em 1970, ao sagrar-se vencedor no México, após tê-lo sido em 1958, na Suécia, em 1962, no Chile. Em dezembro de 1983, a taça foi roubada e destruída.
terça-feira, 14 de outubro de 2014
SENNA
Ayrton Senna da Silva, automobilista brasileiro ( são Paulo 1960-San marino, Itália 1994 ). Começou a se destacar em 1979, como vice-campeão mundial de kart, obtendo, no ano seguinte, a mesma colocação. Venceu os campeonatos da Grã-Bretanha de fórmula Ford ( 1981-1982 ) e da Europa 1982, e o campeonato da Grã-Bretanha mal boro de formula 3 1983. Estreou na formula 1 em 1984 e foi campeão mundial em 1988, 1990 e 1991, pilotando carros McLaren-Honda. Ao longo de sua carreira, venceu 41 grandes prêmios e conquistou 65 pole positions. Dono de vários recordes ( de pole positions, de voltas no comando, poles sucessivas, vitórias de ponta a ponta ). Senna tornou-se ídolo do automobilismo nacional e mundial. Considerado um dos cinco melhores pilotos de todos os tempos, morreu no auge de sua carreira, vitima de acidente durante o GP de imola.
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
BEETHOVEN
Ludwig Van Beethoven , compositor alemão ( Bonn 1770-Viena 1827 ). Inscrito na universidade de Bonn em 1789, transferiu-se para Viena em 1792, para estudar com J. Haydn e depois com A. Salieri. Sua surdez começou a manifestar-se em 1802. Duas paixões infelizes, sobretudo a segunda, por Therese Von Brunswick, marcaram-no profundamente. Partidário dos ideais de liberdade e de justiça da revolução francesa, expressou-se em sua música ( sinfonia nº 3, heroica; concerto para piano nº 5, imperador ). Seus últimos anos foram entristecidos pelas inquietações que lhe causou o sobrinho, Karl, confiado á sua tutela, e também por sua surdez total. Teve amigos e protetores devotados, como a família Brunswich, o arquiduque Rodolfo ( mais tarde arcebispo de Olmutz ), o príncipe Lichnonsky, o violonista Schuppanzigh, em 1852, W. de Lenz propôs a divisão em três estilos para o estudo de sua obra. A primeira época ( até mais ou menos 1804 ) sofre a influência de Haydn, Mozart e Clementi; a segunda já revela um pensamento mais amplo e mais subjetivo; a terceira, a partir de 1819, mostra uma forma livre e uma linguagem mais audaciosa. No campo vocal, Beethoven deixou três obras maiores; o ciclo de Lieder á amada longínqua 1816, A ópera Fidélio, com suas três versões 1805-1814 e suas quatro aberturas, e a grandiosa missa solennis 1823. Foi acima de tudo graças as suas obras instrumentais que Beethoven conquistou seu lugar na história da música. Destacam-se nesta produção as 32 sonatas para piano 1795-1822, entre as quais a patética, a appassionata, a ao luar, a hammerklavier, as dez sonatas para piano e violino, especialmente a sonata á kreutzer; as cinco sonatas para piano e violoncelo, o trio ao arquiduque, os 17 quartetos para cordas 1800-1826, os cinco concertos para piano e orquestra 1795-1809, as nove sinfonias 1800-1824, dentre elas a 3 ª conhecida como heroica, a 6 ª, dita pastoral, e a 9 ª, com solistas e coro. Embora muito ligado ás formas tradicionais ( sonata, sinfonia, concerto, variações, lied, missa, ópera ), em certas épocas de sua criação, Beethoven engradeceu-as até lhes dar uma dimensão desmesurada ( final da sonata hammerklavier para piano, grande fuga em quarteto, 9 ª sinfonia, missa solonnis ), tornando-se um mestre na arte do desenvolvimento temático. Esta nova concepção musical foi alcançada também através da intensidade de sua linguagem, a expressividade de sua melodia, o vigor do ritmo, o colorido da orquestração. A mensagem de Beethoven, que ele desejava universal ( testamento de heiligenstadt; coro da 9 ª sinfonia ). é na realidade a mensagem de um artista solitário, próximo da natureza, que prega a liberdade e reivindica o direito a expressão individual. Ele abre o caminho para o romantismo musical alemão.
domingo, 12 de outubro de 2014
ROBERTO COCHRANE SIMONSEN
Industrial, historiador e politico brasileiro ( santos SP 1889-rio de janeiro 1948 ). Diretor da prefeitura de santos, fundou em 1912 a companhia construtora de santos, participando desde então da direção de várias companhias industrias ( artefatos de cobre, frigoríficos, borracha e combustíveis líquidos ). Liderou, em 1928, uma cisão na associação comercial de são Paulo e, juntamente com outras industrias, fundou o centro das indústrias ( que, mais tarde, transformou-se na federação das industrias do estado de sã Paulo ). Na vida pública, além de cargos municipais em santos, foi deputado pelo partido constitucionalista á assembleia nacional constituinte 1934-1935 e depois ao congresso nacional até 1937. Foi o idealizador do Senai e do SESI e fundador da escola livre de sociologia e politica 1933, da faculdade de engenharia industrial ( ambas em são Paulo ) e do instituto de organização racional do trabalho ( idort ). Deputado federal pelo PSD paulista em 1945, foi senador 1946, membro do conselho federal de comércio exterior. Defensor da industrialização do Brasil e da proteção governamental as industrias, do livre-cambismo, particularmente com Eugênio Gudin, que defendiam a vocação agriculta do país e atacavam a instalação de indústrias locais. Escreveu vasta bibliografia de história econômica, em que se destacam: historia econômica do Brasil 1937, as consequências econômicas da abolição 1938, evolução industrial do Brasil 1939, a industria em face da economia nacional 1937 e ensaios sociais, politicas e econômicas 1943.
GRIED
Edvard Grieg, pianista e compositor norueguês ( bergen 1842-1907 ), principal representante do nacionalismo romântico de seu país. A principio regente de orquestra da sociedade filarmônica, da norsk-akademi, depois da harmônica de bergen, dedicou-se em seguida á composição. Criou o primeiro festival de música da Noruega 1898. Sua obra compreende música de câmara, páginas sinfônicas e música de cena como peer gynt, escrita para o drama homônimo de Ibsen 1876, do qual extraiu duas suítes para orquestra. Mas Grieg é famoso principalmente por seu concerto para piano e orquestra em lá menos 1868.
MENUHIN
Seir Yehudi Menuhin, violonista e regente norte-americano ( nova York 1916 ). Apresentou-se varias vezes com sua irmã, a pianista Hephzibah ( san Francisco 1920- Londres 1981 ). Diretor artístico do festival de bath 1958-1968, fundou o festival de gataad 1956 e uma escola para o ensino das artes cênicas, em stoke d abernon. No surrey 1964. É autor de um manual ( a arte de tocar violino, 1973 ) e de uma biografia ( viagem inacabada, 1977 ).
sábado, 11 de outubro de 2014
SAND
Aurore Dupin Sand, baronesa dudevant, dita George ), escritora francesa ( paris 1804- nohant, indre, 1876 ), uma das mulheres mais polemicas do seu tempo. Ficou conhecida por suas ligações amorosas com Musset e Chopin e por trajar roupas masculinas. Precursora dos movimentos feministas, aderiu ao socialismo e participou da revolução de 1848. Escreveu romances eróticos e psicológicos ( indiana 1831 ); Valentine, 1832; Lélia, 1842-1845 ), sociais e humanitários ( o pecado do senhor Antônio, 1847 ) e campestres ( o charco do diabo, 1846; Francisco, o bastardo, 1847-1848; a pequena fadete, 1847 ). Outras obras suas importantes são as autobiografias ela e ele 1859 e impressões e lembranças 1873-1877. Suas correspondência é um documento excepcional sobre a vida do século XIX.
MANUEL DE FALLA
Compositor e pianista espanhol ( cádiz 1876- alta gracia, Argentina, 1946 ). Iniciou sua carreira criando zarzuelas e uma ópera, la vida breve, iniciada em 1905. Em paris 1907 tornou-se amigo de Debussy, Ravel, Dukas e Albéniz. De volta á Espanha 1914, compôs um balé, el amor brujo, e noches em iós jardinses de espana, apresentou el sombrero de três picos, balé montado em 1919 por Diaghilev, em Londres, depois el retablo de Maese Pedro 1923, extraído do Don quixote, e um concerto para cravo 1926. Após a guerra civil, fixou-se na Argentina, onde se dedicou á sua obra-prima inacabada, la Atlântida ( terminada por Halffter ). De Falla foi muito influenciado por Ravel e pela música folclórica andaluza.
CHARLES GOUNOD
Compositor Francês ( paris 1818-Saint-cloud 1893 ). Agraciado com o premio de roma pela cantata Fernand 1839, teve, na Itália, a revelação da música de pales trina. Por intermédio de Mendelssohn conheceu a obra de Bach, Mozart e Beethoven. Estudou teologia, chegando a usar batina, mas logo percebeu que sua verdadeira vocação era a música. Suas primeiras obras ( entre as quais sapho, 1851 ) foram recebidas com frieza, mas Fausto 1859, depois Mireille 1864 e romeu e julieta 1867 o consagraram. A partir de 1882, dedicou-se unicamente á música religiosa: ( missa solene de santa cecília, 1855 ), oratórios e um réquiem ( póstumo, 1895 ), sua última obra. Escreveu também canções ( le rossignel ). é de sua autoria uma famosíssima ave-maria.
CHAGAS (EVANDRO SERAFIN LOBO )
Médico brasileiro ( rio de janeiro 1905- 1940 ), especialista em doenças tropicais. Começou a trabalhar no instituto Osvaldo Cruz, sob a orientação de seu pai, Carlos Chagas. Realizou pesquisas no vale do rio das velhas MG sobre a doença de chagas. Publicou em 1935 um manual de doenças tropicais e infecciosas e a vida e obra de Carlos Chagas. Morreu em desastre de aviação, tendo deixado mais de meia centena de trabalhos sobre microbiologia e parasitologia.
CRUZ ( JOAQUIM CARVALHO )
Atleta brasileiro ( Taguatinga DF 1963 ). Especialista em corrida de meio-fundo ( 800 m a 1.500 m ), foi recordista mundial juvenil na Itália 1980 nos 800 m rasos, recordista sul-americano e brasileiro dos 800 m e 1.500 m rasos. Ganhou a medalha de ouro nos 800 m nas olimpíadas de 1984, medalha de ouro nos jogos pan-americanos de 1987 e medalha de prata nos 800 m rasos nas olimpíadas de 1988 venceu em Stuttgart o holandês Rob Grupper, recordista mundial dos 1.000 m em pista coberta, obtendo o segundo melhor resultado de todos os tempos na competição. Em 1990, venceu a prova de 800 m rasos no VI international Meeting de são paulo. Medalha de ouro nos 1.500 m nos jogos pan-americano de mar del plata 1995.
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
JOHANN CHRISTIAN BACH
Compositor alemão ( Leipzig 1735- Londres 1782 ), último filho de J. S. Bach. Mudou-se para a Itália em 1756, converteu-se ao catolicismo e tornou-se organista na catedral de Milão 1760. Foi para a Inglaterra em 1762. compositor oficial do king s theatre, criou em 1764 uma das primeiras organizações de concertos com assinaturas: os Bach-Abel concerts. Compôs sinfonias, concertos, sonatas de estilo galente que prenunciam Mozart.
CARL PHILIPP EMANUEL BACH
Compositor alemão ( W eimar 1714- Hamburgo 1788 ), quinto filho de J. S. Bach. Em 1738 foi admitido na orquestra do príncipe herdeiro da Prússia; depois foi para postdam com Federico II, na época de sua ascensão ao trono, com o titulo de kammercembalist. Tornou-se diretor de música da cidade de Hamburgo em 1767, suas obras tem frequentemente uma feição pré-beethoveniana ( sinfonias para cordas, preussische sonatem para cravo, fantasias; rondós ).
WILHELM FRIEDEMANN BACH
Compositor alemão ( W eimar 1710- Berlim 1764 ), filho de J. S. Bach, tornou-se, em 1746, cantor de nossa senhora de helle, com o titulo de diretor de música da cidade. Em Berlim, a partir de 1774, desenvolveu seu talento como organista. Suas obras ( fugas, sonatas, polonaises, fantasias, concertos ), já apresentam uma tendência romântica.
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
CONFEDERAÇÃO EVANGÉLICA DO BRASIL
Entidade representativa do protestantismo brasileiro, fundada em 19 de junho de 1934, com o objetivo de coordenar e desenvolver alguns aspectos e atividades das igrejas, juntas missionárias e sociedades evangélicas e representá-las publicamente junto ao governo. A C.E.B surgiu da união de três órgãos de cooperação do evangelismo brasileiro: a união de escolas dominicais do Brasil ( conselho evangélico de educação religiosa desde 1928 ), a comissão brasileira de cooperação e a federação das igrejas evangélicas do Brasil. Sua administração se realiza através de uma assembléia e de uma diretoria, com a representação de vários órgãos evangélicos dos seguintes ramos protestantes: igrejas cristã reformada, igreja episcopal, igreja evangélica de confissão luterana, igreja metodista, igreja metodista livre, igreja presbiteriana, igreja presbiteriana independente, união de igrejas evangélicas congregacionais e cristãs, igreja do evangelho quadrangular.
domingo, 5 de outubro de 2014
TCHAIKOVSKI
Piotr Ilitch Tchaikovski, compositor russo ( Voltkinsk 1840- são Petersburgo 1893 ).Dedicou-se a música, depois de estudar direito, e compôs as primeiras obras após ser nomeado professor de harmonia do conservatório de Moscou 1866. A partir de 1878, trabalhou em suas criações mais importante; se apresentou como regente desde 1886. Morreu vitima de cólera. Compôs peças para piano, música de câmara, seis sinfonias ( entre as quais a patética, 1893), aberturas-fantasias ( romeu e julieta, 1870 ), balés ( o lago dos cisnes, 1876; a bela adormecida, 1890; o quebra-nozes, 1892 ), três concertos para piano ( nº 1, 1875 ), um concerto para violino 1877 e variações sobre um tema rococó, para violoncelo e orquestra 1876. Além de canções, escreveu dez óperas, entre as quais Eu gene o naguim 1879 e a dama de espadas 1890, as duas inspiradas em Púchkin influenciado pela música ocidental, Tchaikovki se situou a margem do nacionalismo russo encarnado pelo grupo dos cinco. A orquestração brilhante, a melodia, comunicativa e a intensidade dramática marcam sua produção, popular em todo o mundo.
PETIPA
Marius Petipa, dançarino, coreografo e mestre de balé francês ( Marselha 1818- são Petersburgo 1910 ). Toda a sua carreira desenvolveu-se em são Petersburgo, Rússia. Professor da escola imperial de dança 1858, mestre de balé do teatro imperial 1859, foi mestre absoluto na escola de dança e teatro do teatro imperial 1869. Iniciador da chamada escola Russa de balé, criou alguns dos mais notáveis balés de todos os tempos, alguns dos quais em colaboração com Tchaikovski ( a bela adormecida do bosque 1890; quebra nozes, 1892, concluído por seu assistente Lev Iva nov, o lago dos cisnes, 1895, também com a assistência de Iva nov ). com Ricardo Orijo produziu os milhões de arlequim 1900. Em 1906 publicou as suas memórias.
KMOMEINI
Ruhollah Kmomeini, virtual governante e máxima autoridade religiosa do Irã ( Khomein 1902- Teerã 1989 ). Chamado de aiatolá, milagroso sinal de Deus, nasceu em uma família de camponeses pobre e diplomou-se em leis e religião islâmicas, tornando-se professor em 1931. Depois de um período de intensa participação politica em oposição ao Xá reza pahlevi, foi preso 1963 e forçado a exilar-se sucessivamente na Turquia e no Iraque. Expulso deste último país, refugiou-se na França em 1978. De volta ao Irã, liderou a revolução que venceu em janeiro de 1979, e assumiu o poder de fato, embora sem nenhum cargo oficial. Autor de o governo da religião 1971, lutou pela transformação do país em uma república islâmica. No começo de 1989, ofereceu um milhão de dólares para quem assassinasse o escritor anglo-indiano Salmon Rushdie, autor de versos satánicos, livro este considerado um atentado ao espirito e ás leis do islã.
sábado, 4 de outubro de 2014
PLISSETSKAYA
Maya Mikhailovna Plissetskaya, dançarina russa ( moscou 1925. Dominou por suas qualidades técnicas e artísticas, o repertório clássico ( o lago do cisne ). e impôs-se em obras contemporâneas ( spartacus, Carmen suite ). alem de ser uma das maiores interpretes da morte do cisne, dançou diversas obras de M. Béjort ( bolero, Isadora, leda ). Trabalhou a composição coreográfica em Anna karenina 1972, balé inspirado na obra de Tolstoi. Criou, com a partitura de seu marido Rodion Chtchedrine, la mouette 1980, balé inspirado em Tchekhov. Em 1985, interpretou fedra, de Li for, com o balé francês de Nancy e corografia para o teatro bolchoi de moscou lada me ou petit Chiem, segundo Tchékhov. Naquele mesmo ano, foi nomeada diretora artística da ópera de roma. Em 1987 passou a dirigir o balé do teatro lírico nacional de Madri.
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
BOULEZ
Pierre Boulez, compositor e regente de orquestra francês ( montbrison 1925 ). Aluno de Messiaen e de Leibonitz, impôs-se, em nome da dupla herança de Debussy e de Webern, como um representante significativo das correntes seriais e pós-serias ( sonatas para piano, estruturas para dois pianos, o martelo sem mestre, dobra segundo dobra, estilhaços múltiplos ). Diretor do grupo domínio musical até 1967, tornou-se, em 1971, regente permanente da orquestra sinfônica da B.B.C e da filarmônica de nova York. Professor do colégio de frança 1976 e diretor do instituto de pesquisa e de coordenação acústica-música do centro nacional de arte e de cultura G. Pompidou 1975-1991, compôs re-pons, para conjunto instrumental solista e dispositivo eletroacústico 1981-1988. Também compôs derive 2 para onze executantes 1988 e antiphonies para piano e conjunto de câmara 1989. Em 1992, retornou ao instituto de pesquisa e de coordenação acústica-música como diretor honorário.
BACH
Dinastia de musicistas originários da turíngia. Podem-se distinguir quatro ramos meiningen, erfurt, francônio e arnstadt. Johann Sebastian é proveniente do terceiro. Seus ancestrais conhecidos hoje remontam ao século XVI.
Chistoph ( wechmar 1613- arnstadt 1661 ), avô de Johann Sebastian, foi músico da corte e da cidade em w eimar, pretttin, erfurt e arnstadt- seu filho, Johann Ambrosius 9 erfurt 1645-eisenach 1695 ), pai de Johann Sebastian, foi violonista e altista em erfurt 1667 e tornou-se músico da cidade e da corte em eisenach 1671. De seus seis filhos, citaremos: Johann Christoph ( erfurt 1671- ohrdruf 1721 ). Aluno de Pachel bel, foi organista em ohrduf a partir de 1690; Johann Jacob ( eisenach 1682- esto como 1732 ), oboísta a serviço do exército sueco 1704.
Chistoph ( wechmar 1613- arnstadt 1661 ), avô de Johann Sebastian, foi músico da corte e da cidade em w eimar, pretttin, erfurt e arnstadt- seu filho, Johann Ambrosius 9 erfurt 1645-eisenach 1695 ), pai de Johann Sebastian, foi violonista e altista em erfurt 1667 e tornou-se músico da cidade e da corte em eisenach 1671. De seus seis filhos, citaremos: Johann Christoph ( erfurt 1671- ohrdruf 1721 ). Aluno de Pachel bel, foi organista em ohrduf a partir de 1690; Johann Jacob ( eisenach 1682- esto como 1732 ), oboísta a serviço do exército sueco 1704.
terça-feira, 30 de setembro de 2014
STRAUSS
Richard Strauss, compositor e regente alemão ( Munique 1864- Garmisch-partenkirchen 1949 ). Foi sucessivamente regente da orquestra da ópera de Munique 1856, mestre de capela adjunto da corte de W eimar 1889, regente da orquestra da ópera da corte de Berlim 1898, diretor geral musical 1908, depois diretor da ópera de Viena, junto com Frank Schalk de 1919 até 1924. Sua produção abundante comporta poemas sinfônicos, como Don Juan 1889, morte e transfiguração 1890, Tilleulenspiegel 1895, assim falou Zaratustra 1896, dom quixote 1897, a vida de um herói 1899; obras líricas, como Salomé 1905, elektra 1909, o cavaleiro da rosa 1011, ariadne em naxos 1912, a mulher sem sombra 1919, Arabela 1933, capriccio 1942; música de câmara, concertos, temas musicais ( o burguês fidalgo, balés, canções ( metamorfoses, 1945 ).
BARTÓK
Bela Bartók, compositor húngaro ( Nagyszentmiklós, atualmente na Romênia, 1881- nova York 1945 ). De 1904-1934, ocupou o cargo de professor de piano na academia de música de Budapeste. De sua primeira fase criativa são as 14 bagatelas para piano 1908, o drama lírico o castelo de barba azul 1918, e paginas para piano como o allegro bárbaro 1911, que marca o inicio de uma nova técnica baseada no dinamismo rítmico. Seu segundo período, chamado europeu, desenvolve-se a partir de 1928, com a música para instrumentos de corda, percussão e celesta 1936 e a sonata para dois pianos e percussão 1937, e encerra-se com a composição dos seis volumes do Mikrokosmos 1926-1937 e do divertimento para cordas 1939. De seu período americano é o concerto para orquestra 1943. Bartók apaixonou-se pelo folclore, que teve um impacto determinante sobre sua estética. Influenciando no inicio por Liszt e R. Stauss, depois sobretudo por Debussy, encontrou logo sua própria linguagem, inspirada diretamente nos modos húngaros. Depois de avançar até os limites da abstração, no fim da vida voltou-se para um estilo romântico que lhe deu seus verdadeiros grandes êxitos. Bartók consegui fundir, em definitivo, a música popular e a escrita erudita.
Assinar:
Postagens (Atom)