sábado, 30 de novembro de 2013
UZIAS
Rei de Judá, e filho do assassinado rei Amazias, sendo colocado no trono pelo povo, quando tinha dezesseis anos II cronicas 26:1-3. Foi um rei sábio, que fortaleceu e consolidou a sua nação durante um longo reinado de cinquenta e dois anos. Também é conhecido pelo nome de Azarias, a sua primeira e bem sucedida campanha foi contra os edomitas, a quem tirou Elate, que eles tinham arrancado das fracas mãos de Jorão oitenta anos antes. Este importante porto do Golfo de Acabá foi por ele fortificado, e transformado em centro de seu comércio com os estrangeiros II reis 14;22, II cronicas 26:2. em seguida levantou-se contra os filisteus e certas tribos Árabes do sul, derrotando-os e impondo-lhes tributos. Os Amonitas foram também compelidos, ou por prudência, ou por necessidade, a enviar presentes a Uzias II cronicas 26:6-8. Também este rei fortaleceu grandemente as defesas de Jerusalém, construindo sobre as muralhas novos e terríveis engenhos de destruição. É atribuída a Uzias a invenção da catapulta e da balista para o arremesso de grandes pedras e dardos II cronicas 26:15. Estas maquinas de guerra acham-se representadas nas esculturas Assírias. Ele equipou um exército, que se diz ter sido de 307.500 homens, com as melhores armas do tempo, de maneira que era temido das nações circunvizinhas II cronicas 26:7-8. Para beneficiar o povo, mandou abrir poços e animou a agricultura, dando ele próprio o exemplo, pois cultivou os campos e plantou vinhas. Edificou torres com o fim de proteger os rebanhos e as manadas contra os ladrões e as feras II cronicas 26:10. Uzias foi um verdadeiro e firme adorador do Senhor, procurando os conselhos do profeta Zacarias II cronicas 26:5; mas tornou-se altivo, e o seu orgulho trouxe sobre ele um terrível castigo. Ele intentou queimar incenso sobre o altar de Deus, ato que somente o sumo sacerdote podia praticar; mas fizeram-lhe forte oposição o sumo sacerdote Azarias e alguns outros, irado com a resistência destes sacerdotes procurou a força satisfazer o seu desejo, mas Deus o feriu de lepra II reis 15:5, II cronicas 26:16-21. Como ficou leproso, teve de abandonar o seu palácio e viver fora da cidade, governando como regente o seu filho Jotão. Quando morreu, foi sepultado num sepulcro especial II cronicas 26:22-23.
AMAZIAS
Rei de Judá, que, tendo vinte e cinco anos de idade, sucedeu ao seu pai Joás, que tinha sido assassinado pelos seus servos II reis 12:20-21. Declarou guerra aos edomitas, derrotou-os no vale do sal, ao sul do mar morto, e tomou-lhes a sua capital, Sela ou Petra II cronicas 25:1-16. Amazias realizou cerimônias religiosas em honra dos deuses deste último país e por causa deste ato de idolatria principiaram os infortúnios no seu reinado. Foi inteiramente derrotado na batalha de bete-senes por Joás, rei de Israel, a quem tinha provocado, e por quem foi preso e conduzido as portas de Jerusalém, que caiu sem resistência II reis 14:13-14. No 27 º ano do seu reinado foi Amazias assassinado por conspiradores em lóquis, para onde se tinha retirado, fugindo de Jerusalém II cronicas 25:27-28.
domingo, 24 de novembro de 2013
JOÁS
Rei de Judá. Foi o único dos filhos de Acazias que escapou ao massacre, que Atalia ordenara II reis 11:2. Foi salvo por Teosebia, e oculto no templo pelo espaço de seis anos. No fim deste tempo foi Joás, por meio de uma revolução, elevado ao trono de Salomão, sendo ele o único sobrevivente que descendia deste rei. Começou então, um período de prosperidade, sendo restabelecida a verdadeira religião. Mas, quando morreu Joiada, ele, influenciado por maus conselheiros, restaurou o culto de baal, estabelecendo também postes ídolos em honra de Astarote. Zacarias o censurou, mas Joás mandou que ele fosse apedrejado no vestíbulo do templo, recebeu depois a recompensa da sua barbaridade. II cronicas 24:20-22.
O país foi saqueado por Hazael, rei da Síria; e Joás, tendo adoecido, foi morto na cama pelos seus criados II cronicas 24:20-25. O seu reinado teve a duração de quarenta anos. Foi sepultado em Jerusalém, mas o seu corpo não foi levado para os sepulcros dos reis de Judá II reis 11:2, II cronicas 24:25.
O país foi saqueado por Hazael, rei da Síria; e Joás, tendo adoecido, foi morto na cama pelos seus criados II cronicas 24:20-25. O seu reinado teve a duração de quarenta anos. Foi sepultado em Jerusalém, mas o seu corpo não foi levado para os sepulcros dos reis de Judá II reis 11:2, II cronicas 24:25.
ATALIA ( USURPADORA )
Filha de Acabe e Jezabel, a qual casou com Jorão, filho de Josafá, rei de Judá, e introduziu nas terras do sul o culto de baal, que já estava espalhado pelo reino de Israel. Depois da subida de Jeú ao trono de Samaria, ela matou todos os membros, menos um, da família real de Judá, que tinham escapado ao morticínio do rei de Israel II reis 10:14. Atalia mata os descendentes real, menos um II reis 11:2. O que foi salvo era uma criança, de nome Joás, filho mais novo de Acazias, tendo sido a sua tia Teosebia quem o escondeu. Esta era filha do rei Jorão, e mulher do sacerdote Joiada II cronicas 22:11; e foram estes que cuidaram do pequeno príncipe, ocultando-o no templo pelo espaço de seis anos, durante os quais reinou Atalia sobre Judá. Mas no fim deste tempo apresentou Joiada ao povo o seu legitimo rei, e na casa do Senhor recebeu este as homenagens dos soldados da guarda. No sábado, uma terça parte das tropas manifestou a sua fidelidade ao rei no palácio, e os restantes dois terços contiveram a multidão dos visitantes e adoradores, que acorreram ao templo. Atalia, que não prestava o seu culto na casa do Senhor, reconheceu que estava em perigo, ao ouvir as vozes do povo e a musica na exaltação do seu neto ao trono. Ela chegou já tarde ao templo, e imediatamente a retiraram dali por mandado de Joiada, que disse: não a matem na casa do Senhor II reis 11:13-16 foi morta á entrada da casa do rei
sábado, 23 de novembro de 2013
ACAZIAS
Filho de Jorão e Atalia, filha de Acabe, portanto, sobrinho do precedente Acazias. É chamado Jeocaz em II cronicas 21:17. Acazias, idolatra, foi feliz na aliança com seu tio Jorão, rei de Israel, contra Hazael, rei da Síria. Era tão estreita a união entre tio e sobrinho, que houve grande perigo de que o gentilismo se propagasse com grande força pelos reinos dos Hebreus. Este mal foi evitado por uma grande revolução, movida em Israel por Jeú, sob a direção de Eliseu. Quando Azias visitava o seu tio em Jezreel, aproximou-se Jeú da cidade. Os dois reis saíram ao seu encontro, mas a seta de Jeú penetrou o coração de Jorão, sendo Acazias perseguido e mortalmente ferido. Tinha reinado apenas um ano II cronicas 22:2, II reis 8;25-26.
JORÃO
Filho mais velho de Josafá, rei de Judá II reis 8:16-17. A rainha Atalia, filha de Acabe, incitou-o a praticar a idolatria e outros pecados, o que foi causa de grandes calamidades. Ele começou no trono a sua carreira assassinando todos os seus irmãos, a quem Josafá tinha afastado dos negócios do estado, colocando-os na cidade fortificadas de Judá. E aconteceu, como castigo das suas iniquidades, que os Edomitas, que por muito tempo haviam estado sujeitos aos reis de Judá, se revoltaram contra Jorão, e estabeleceram a sua independência II reis 8:20-21, II cronicas 21:8-9. Houve, depois disto, a invasão dos filisteus, assaltaram o palácio do rei, matando toda a família real e subordinados, escapando apenas o filho mais novo, Acazias, II cronicas 22:1-2. Passados dois anos morreu o rei de uma terrível enfermidade, sem deixar de si saudades, sendo-lhe negado a sepultura no lugar dos sepulcros dos reis II cronicas 21:19-20.
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
JOSAFÁ
Filho de Asa, que subiu ao trono de Judá na idade de trinta e cinco anos. O seu reinado foi de vinte e cinco anos II cronicas 17;1. Prevaleceu contra Bahasa, rei de Israel, e pôs guarnições nas cidades de Judá e Efraim, as quais seu pai tinha conquistado. Ele também demoliu os lugares altos e postes ídolos dos deuses pagãos, quanto ele pode, e levou isto a efeito, pondo ao mesmo tempo em campo um número considerável de sacerdotes, levitas e príncipes, para que atravessassem a terra e ensinassem ao povo a lei. Ele manteve um grande exército, e era respeitado e temido pelos povos circunvizinhos, pagando-lhe tributo os Filisteus e os Árabes. Todavia, foi censurado por ter feito aliança com o idolatra Acabe, rei de Israel I reis 22:44-45, II cronicas 18:1. Josafá reparou as suas faltas, com os regulamentos e ordenações que estabeleceu nos seus domínios, tanto pelo que respeita aos negócios civis, como aos religiosos; com a sua vigilância pessoal e exemplo; com a nomeação de juízes honestos e hábeis; e com a regularização da vida disciplinar dos sacerdotes e levitas, mandando que cumprissem os seus deveres com pontualidade II cronicas 19.
ASA
Filho de Ábias e rei de Judá, que se distinguiu pela sua dedicação ao verdadeiro culto do Senhor e pela sua ativíssima hostilidade á idolatria I reis 15:9-24. Sua avó Maica prestava culto a certo ídolo num bosque, mas Asa queimou esse simbolo religioso, e mandou lançar as suas cinzas no ribeiro de Cedrom, despojando depois Maica da sua dignidade de rainha mãe. Asa fortificou cidades na fronteira e levantou um grande exército, com o qual derrotou inteiramente o invasor Zerá. Voltando a Jerusalém, convocou uma grande assembléia, na qual foi renovado, com impressiva solenidade, o concerto de buscar a nação o Senhor Deus de Israel II cronicas 15. Aliando-se com Bem-Hadade, rei de Damasco, Asa obrigou Bahasa, rei de Israel, a abandonar o seu projeto de fortificar Ramá, e firmou as fortalezas de Geba e Mispá em Benjamim com a intenção de evitar a emigração de Judá, ou a imigração para este reino. Asa morreu, muito estimado e honrado pelo seu povo, no ano quarenta e um do seu reinado II cronicas 16:13-14.
ÁBIAS OU ABIÃO
Filho de Roboão e rei de Judá depois de seu pai I reis 14:31. é chamado Ábias no livro das cronicas e Abião no livro de reis. Ábias esforçou-se em recuperar o reino das dez tribos ( Israel ), e fez guerra a Jeroboão. Foi bem sucedido, e tomou as cidades de Bétel, Jesana e E from, com as suas respectivas vilas. Depois da sua vitória fortificou-se e casou com quatorze mulheres II cronicas 13:21. Reinou somente três anos, sendo iníqua a última parte do seu reinado. Seguiu os maus passos de seu pai Roboão, caindo no pecado da imoralidades afins. Sua mãe chamava-se Maica; era neto de Salomão I reis 15:2.
ROBOÃO
Filho e sucessor de Salomão I reis 11:43. Tinha quarenta e um anos ao subir ao trono. Quando foram pedir que diminuísse os impostos, lançados por seu pai, ele recusou, respondendo altivamente aos representantes do povo. As suas arrogantes palavras produziram a revolta das dez tribos e o estabelecimento do reino de Israel, sob o domínio de Jeroboão. Roboão reuniu um exército de 180.000 homens com o fim de submeter os revoltosos; mas a expedição não se realizou em virtude das palavras proferidas pelo profeta Sema ias, que declarou ser a separação dos reinos em conformidade com a vontade de Deus I reis 12:24. O culto ao Senhor foi mantido em Judá, e por esta razão muitos levitas e piedosos israelitas emigraram do reino do norte para o reino do sul, desgostosos com o culto do bezerro, introduzido por Jeroboão em Dã e Bétel. Toda via, Roboão não removeu os elementos daquela lasciva idolatria, importada por seu pai I reis 14:22-24. Esta imoralidade idolátrica foi castigada por uma invasão dos egípcios, sendo Roboão compelido a comprar a paz, com os tesouros de seu pai I reis 14;25-28. Reinou Roboão dezessete anos.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
VESPASIANO ( IMPERADOR )
Imperador romano 69-79, militar brilhante, comandou uma legião germânia e depois na bretanha, onde conquistou a ilha de Light. Em 66, como procônsul na judeia, empreendeu a repressão á revolta dos judeus. Após a morte de Nero 68, entregou o comando das operações na judeia a seu filho Tito, que realizou o sitio de Jerusalém. Proclamado imperador no Egito 69, tornou-se senhor de roma, inaugurando assim a dinastia Flaviana. Conseguiu dotar-se de poderes mais amplos que os de Augustos, associou Tito ao poder a partir de 71, renovou as equipes dirigentes, senatoriais e equestres, aperfeiçoou a disciplina militar e reduziu os efetivos da guarda pretoriana. Na Gália, reprimiu as revoltas do batavo civis e do Lingão Sabino 70. Restaurou as finanças, multiplicou os impostos e realizou economias orçamentárias. Mandou construir o anfiteatro Flaviano ( coliseu 0 e o templo da paz. Seu governo foi marcado pelos primeiros anos da paz romana. No entanto, enfrentou conspirações e a tensa oposição do senado, assim como dos filósofos ( que expulsou de roma ).
MASCARENHAS DE MORAIS
João Batista, militar brasileiro ( são Gabriel RS 1883-RJ 1968 ). Em 1910-1914, participou dos trabalhos de levantamento e demarcação das fronteiras entre o Brasil e a Bolívia, estabelecidas pelo tratado de petrópolis 1903. Lutou contra todos os movimentos revolucionários ocorrido no país entre 1922 e 1935. Comandou a escola militar do realengo 1935-1937 e a IX região militar, em Mato Grosso 1937-1938. Desempenhou papel importante na preparação das forças militares brasileiras que participaram da II guerra mundial, tendo sido o comandante da F.E.B na Itália 1944-19945, cumprindo a mais importante missão confiada a um chefe militar brasileiro, após a guerra, transferiu-se para a reserva 1946. A assembléia nacional constituinte concedeu-lhe as honrarias de marechal.
JETRO
Príncipe sacerdote de Midiã, e sogro de Moisés. é também chamado Jeter e Riel, e talvez também Hobabe. Crê-se que ele foi sacerdote do verdadeiro Deus, e defendia a verdadeira religião. Descendia de Midiã, filho de Abraão e Quetura. Moisés convidou-o a oferecer sacrifício ao Senhor, quando ele chegou ao acampamento dos israelitas, como sendo também adorador do mesmo Deus Êxodo 18:11-12. Em conformidade ao seu conselho, escolheu Moisés um certo número de anciãos para o auxiliarem no governo e ao mesmo tempo julgarem os casos de pequena importância Êxodo 18. Moisés lhe rogou que acompanhasse os israelitas, servindo-lhes de guia, missão que se tornava desnecessária com a arca da aliança números 10:31-33. A hospitalidade de sacerdote, que se manifestou para com o fugitivo de um modo notável, foi devida ao fato de ter Moisés auxiliado as suas filhas a darem de beber aos animais.
domingo, 17 de novembro de 2013
MAIO 1968 ( ACONTECIMENTOS DE )
Movimento de contestação politica, social e cultural que ocorreu na França em maio-junho de 1968, estendendo-se a outros países. A revolta estudantil explodiu a partir de março de 1968, na universidade de anantero, cujo fechamento 2 de maio, ao qual se seguiu o fechamento da borbotone 3 de maio, provocou uma série de manifestações violentas. O movimento se estendeu aos operários e, a 13 de maio, uma grande manifestação foi organizada em Paris pelos sindicatos, que optaram por uma greve geral. Paralisou-se a vida econômica do país ( 10 milhões de grevistas a partir de 20 de maio ). Todavia, divergindo do esquerdismo dos grupos de estudantes ( anarquistas, maoistas e trotistas, que desejavam uma mudança politica radical, embora imprecisamente articulada ), o partido comunista e a C.G.T insistiram em suas reivindicações profissionais e salariais, as negociações de Engrele 25-27 de maio, cujos resultados foram considerados insatisfatórios por uma parte dos trabalhadores, não conseguiram por fia as greves. Ante os partidos de esquerda, que se declaravam prestes a assumir o poder, o general de Gaulope dissolveu a assembléia, enquanto seus partidários lhe asseguravam apoio ( manifestação de 30 de maio, nos campos Elise os ). Finalmente, o regime saiu fortalecido do episodio com as eleições de 23 a 30 de junho, que marcaram a vitória da U.D.R e o recuo dos partidos de esquerda.
MACABEUS
Família de patriotas judeus que teve importante atuação na luta contra o rei selêucida Antíoco IV 175-164 a.c, que procurou impor a religião helenística ao povo judeu, com o proposito de unificar culturalmente seus domínios ( proibiu o culto judaico, mandou queimar textos sagrados e ordenou que fossem venerados Zeus e os demais deuses do panteão grego ). O sacerdote Matatias, pioneiro da revolta, foi sucedido após sua morte por seu filho Judas, dito macabeu 160 a.c, que tomou Jerusalém; foi vencido mas conseguiu restabelecer parte considerável do credo dos judeus. Jônatas 143 a.c, que o sucedeu, foi reconhecido como chefe politico dos judeus, mas acabou sendo capturado e executado por um oficial de Antíoco VI. Com Simão 134 a.c, a Judeia obteve praticamente sua independência politica. Em 134 a.c, Hircano I, filho de Simão, ascendeu ao poder, iniciando a dinastia dos asmoneus.
sábado, 16 de novembro de 2013
ALEXANDRE III ( O GRANDE )
Pela Macedônia 356-Babilônia 323, rei da Macedônia 336-323, filho de Filipe II e de Olímpia. Aristóteles foi seu preceptor. Aprendeu a arte militar em campanhas contra os Trácios e os Ilúrios e participou da batalha de querona. Em 336 sucedeu a seu pai, assassinado, de que retomou os projetos de conquistas Asiática. Em princípios de 334 a.c, transpôs o helespontino ( os Dardanelos ). Enfrentando o exército de Dário III, Alexandre obteve sua primeira vitória na Ásia ( primavera de 334 ), e tornou-se senhor da Ásia menor na primavera de 333, derrotou o exército persa na planície de Isso. Recusando-se a qualquer negociação, prosseguiu em seu plano de envolvimento do mediterrâneo oriental. Submeteu o litoral Sírio ( tomada de Tiro e de Gaza em 332 ) e penetrou no Egito, que submetido ao jugo dos persas, recebeu-o como libertador. Na primavera de 331, deixou o Egito, após ter fundado Alexandria, e atravessou o Tigre e o Eufrates, além do qual Dário III concentrou todas as suas tropas. A batalha decisiva teve lugar entre gau gamela e ar bela, em outubro de 331, e marcou o fim do poder e da dinastia dos aquemênidas. Depois de derrotar o império. Em 327 a fabulosa escalada que o conduziu para além do indo. Em 13 de junho de 323, como senhor do mundo oriental, Alexandre morreu na Babilônia; seu império foi em curto prazo divido entre seus generais.
LUZ ( ESTAÇÃO DA )
Um dos marcos referenciais mais importantes de são Paulo, construída pela são Paulo Railuli de 1895-1900, inaugurada em 1 de março de 1901. De proporções monumentais, cobrindo uma área de 7.520 metros quadrados, com um vão livre ( gare ) de 39 metros, é um belo exemplo de arquitetura de ferro, em estilo vitoriano. Todo o material veio da Inglaterra: o grande arcabouço, as gigantescas arcadas, as pequenas pontes da rua Mauá ao jardim da luz saíram de forjas inglesas. Após o grande incêndio de 1946, o edifício foi recuperado e ampliado: o saguão recebeu oito colunas de concreto armado, com 12 metros de altura, para sustentar um novo pavimento. Tombado pelo condessinha em 1982, o prédio não pode mais sofrer qualquer reforma que altere sua estrutura.
ASMONEUS
Dinastia sacerdotal e real judia, descendente dos macabeus. Reinou de 134-37 a.c, na Palestina. Hircano I de 134-104 a.c, filho de Simão macabeu, submeteu os samaritanos e destruiu o seu templo, no monte Gerzelim 128 a.c, mas enfrentou a hostilidade interna do poderoso grupo religioso dos fariseus, que o julgava pouco zeloso. Essa ruptura acentuou-se durante o governo de seus sucessores, Aristóbulo I de 104-103 a.c e Alexandre Janei de 103-76 a.c, este último estendeu o reino até a alta Galileia e reprimiu ferozmente os conflitos fomentados pelos fariseus. A rivalidade entre seus dois filhos, Aristóbulo II de 67-63 a.c e Hircano, sobrevinda depois da regência de sua mãe Alexandra de 76-67 a.c, facilitou a imposição da tutela de roma por Pompeu ( tomada de Jerusalém em 63 a.c ). Durante os últimos anos da dinastia dos asmoneus, o idumeu Antípatro investido da confiança romana, governou ao lado, ou melhor, acima de Hircano de 63-40 a.c e levou sua família ao poder. O reinadio de Antigo no de 40-37 a.c foi apenas um entreato. Em 37 a.c, Herodes filho de Antípatro, proclamou-se rei da judeia, levando ao fim a dinastia dos asmoneus.
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
SARGO II
No 14 º ano de Ezequias 709 a.c. Sargo II, intitulou-se o dominador de Judá. General Assírio, que usurpou o trono, com a morte de Salmanasar V, no ano 722 a.c. Reinou até 705 a.c Isaías 20:1, tornou-se senhor da Babilônia, média, Assíria, filisteia, e por algum tempo do Egito. Isaías 20:2-4. Edificou Nínive submeteu o reino de Israel tomada de Samaria 721 a.c. Reprimiu a revolta da Síria, mas não conseguiu recuperar a Babilônia. Fundou, em 717 a.c, uma nova capital. Cairuquim, hoje Sabadejar. Com a morte de Sargo em 705 a.c, Ezequias deixou-se envolver em conspiração com o Egito Isaías 30:1-5, II Reis 17:1-6 ( tomada de Samaria ).
FITTIPALDI
Vicente Mario Ferrari Fittipaldi, regente e violinista brasileiro uruguaiana RS 1900. Estudou na Itália e iniciou ali sua carreira de concertista. Retornando ao Brasil, radicou-se em Pernambuco 1925, onde criou o conservatório pernambucano de música e fundou, em 1941, a orquestra sinfônica de Recife, da qual foi regente até 1971 quando se transferiu para o rio de janeiro. regeu a orquestra sinfônica brasileira, a orquestra sinfônica nacional e a orquestra sinfônica do teatro municipal do rio de janeiro; compôs diversas obras para coro á capela, é autor de uma transcrição para orquestra da chacona para violino solo, de J. S. Bach.
LONDRES
Antigo burgo céltico, principal cidade da província romana da bretanha ( londinismo ), Londres logo tornou-se um centro muito ativo. Arruinada pelas invasões anglo-saxão do século V, renasceu e tornou-se, no século VII, a capital do reino esses e a sede de um bispado. Apesar das invasões escandinavas do século IX, a cidade transformou-se no primeiro centro urbano do país, disputada entre os reis anglo-saxões e dinamarqueses século X-XI. Guilherme, o conquistador, concedeu-lhe importantes privilégios e, em 1191, Londres recebeu uma carta comunal. A partir do século XII, a cidade beneficiou-se com a escolha de Estereominuta, muito próxima, como sede do governo, assim como tirou proveito da instalação dos mercadores hanseáticos 1157, atraídos pela situação privilegiada de seu porto, importante centro de redistribuição no século XIV, tornou-se um dos maiores centros europeus da industria têxtil século XV. A partir do século XVI, a cidade aproveitou-se da expansão do comércio marítimo, possibilitada pelo tu dar, e os hanseáticos foram substituídos pelos mercadores aventureiros. De 100.000 habitantes durante o reinado de Henrique VIII, a cidade passou, no século XVII, para 500.000 habitantes, a maioria dos quais se amontoava no centro da cidade, superpovoado, o que favoreceu as catástrofes: peste de 1665 ( 70.000 vitimas ); incêndio de 1666, que destruiu quatro quintos da zona central da cidade. Nos séculos XVII e XVIII, Londres prosseguiu com seu desenvolvimento ( 700.000 habitantes em 1750, 1.500,000 em 1831, 3.800,000 em 1881 ). Principal centro da vida intelectual e artística inglesa, Londres tornou-se, no século XIX, a capital das finanças e do comércio internacionais. Em 1888, uma nova unidade territorial autônoma foi criada, o condado de Londres, governado pelo London Country Council. O desenvolvimento do perímetro suburbano para além dos limites do condado acarretou, em 1964, a criação de um conselho da grande Londres, abolido em 1986.
Durante a batalha da Inglaterra 1940, a cidade foi duramente atingida pelos bombardeios Alemães, e depois, em 1944-1945, pelas bombas v 1 e v 2.
Durante a batalha da Inglaterra 1940, a cidade foi duramente atingida pelos bombardeios Alemães, e depois, em 1944-1945, pelas bombas v 1 e v 2.
GREGÓRIO VII ( HILDEBRANDO )
Papa de 1073 a 1085. Monge beneditino, conselheiro de vários papas, legado na Alemanha, foi eleito papa por vontade do povo romano abril de 1073. Tomou resolutamente nas mãos a reforma da igreja, condenando a simonia, o comércio de benefícios e o concubinato dos clérigos. Diante das exigências e pretensões do imperador Henrique IV, declarou, em seu dicteus pape, a independência da igreja diante do poder leigo. Um longo conflito. Marcado em certo momento pela submissão de Henrique IV a cancrosa 1077, opôs os dois poderes; esse conflito é geralmente chamado de querela das investiduras 1075-1122. Deposto em 1080, Henrique IV retrucou opondo a Gregório VII um antipapa, Clemente III, que tentou instalar em roma 1084; o papa legitimo precisou se retirar para selarmo, onde morreu. Canonizado em 1606.
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
FERNANDO DE NORONHA
O arquipélago de Fernando de Noronha foi descoberto em 1503 por um rico armador e negociante Português, o cristão-novo Fernão de Noronha, que lhe deu o nome. Tendo arrendado a exploração do pau-brasil no litoral brasileiro, esse comerciante teria, numa de suas viagens anuais ao Brasil, encontrado as ilhas, que foram doadas como capitania por D. Manuel no ano seguinte. Em 1737, os portugueses iniciaram a ocupação efetiva e ai construíram diversos fortins, o maior dos quais, o forte de nossa senhora dos remédios. Em 1770, o arquipélago passou a integrar a capitania de Pernambuco. Em 1942, tornou-se território federal, subordinado diretamente ao ministério da guerra. Desde o inicio do século XVIII ate aquela data vinha servindo como presidio.
ILHAS CAROLINAS
Arquipélago no oceano pacífico ocidental. Visitada pelos portugueses desde 1527, o arquipélago foi anexado pelos espanhóis em 1686 e recebeu o nome de Carlos II. Vendido á Alemanha em 1899, foi colocada sob mandato Japonês após 1918. Por sua importância estratégica, os japoneses montaram uma base naval no atol de true, que não resistiu aos ataques aeronavais norte-americanos de fevereiro de 1944. A partir de 1947, as Carolinas foram colocadas sob tutela da ONU e sua administração confiada aos EUA. Em outubro de 1980, uma parte do arquipélago tornou-se livremente associado aos EUA.
PELÉ
Edson Arante do Nascimento, jogador brasileiro de futebol ( três corações MG 1940, campeão mundial aos 1'7 anos de idade ingressou no santos futebol clube ( são Paulo ), onde, como amador, se tornou campeão da cidade 1956, seu primeiro titulo campeão paulista várias vezes, foi campeão do torneio rio-são Paulo, campeão brasileiro pela representação paulista e vencedor, várias vezes, da taça brasil. Integrou a seleção nacional, pela primeira vez, na copa roca 1957. Jogando pelo santos e seleção brasileira, conquistou também os seguintes títulos, campeão mundial de clubes 1962-1963; vencedor da taça Osvaldo Cruz 1958 e 1962, do troféu Bernardo O Higginsita 1959 e da taça atlântico 1960. Integrou a seleção brasileira que disputou a copa do mundo, taça Jules Rimes, em 1958, 1962, 1966 e 1970, sendo o único jogador do mundo que logrou três vitórias nesse certame. Em 1969, ao marcar seu milésimo gol oficialmente registrado, foi alvo de consagração nacional e internacional. No total, marcou 1.284 gols oficiais ( recorde ). Autor dos livros eu sou Pelé 1961 e jogando com pele 1974. Em 1971, fez sua última apresentação na seleção brasileira, em jogo com a Iugoslávia. Em 1974, transferiu-se para os EUA e passou a jogar na equipe do cosmos, com a missão de transformar o futebol em um esporte popular nos EUA. Em junho de 1977, o cosmos atingira o recorde norte-americano de público. Em agosto do mesmo ano o cosmos tornou-se campeão norte-americano e em outubro Pelé fez seu jogo de despedida. Tornou-se relações publicas.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
MACLEÍNA (WILLIAM )
Politico norte-americano ( Miles, Ohio, 1843-Bufuralol 1901 ). Presidente dos EUA. Lutou na guerra de secessão e fez dos carreira politica, elegendo-se deputado federal em 1876, pelo partido republicano. Eleito governador do estado de Ohio em 1891 e reeleito em 1893. Tornou-se presidente da república em 1896, elevando os impostos logo após sua posse. Em sua gestão, teve de enfrentar vários problemas externos: a guerra hispano-americana provocada pela guerra da independência de Cuba; a revolução nas ilhas Filipinas contra o governo Americano; a introdução da politica de porta aberta, em 1899. No comércio com a China. Reeleito em 1900, morreu assassinado pelo anarquista Leon , no inicio do seu segundo mandato presidencial.
FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA
Nome oficial do contingente do exército brasileiro que participou da II guerra mundial, combatendo as forças nazifascistas na frente italiana. Era formado por uma divisão de infantaria e de tropas de reserva, sob o comando do general João Batista Masca ranhas de Morais na Itália, foi integrada ao 4º corpo ( sob o comando do general Wallis ) do V exército dos EUA ( sob comando do general Mark Clark ). Junto com a F.E.B esteve em combate um grupo de aviação de caça da FAB. A organização da F.E.B ( criada por portaria ministerial em 9 de agosto de 1943 ) enfrentou oposição de lideres políticos e militares do estado novo simpatizantes do nazismo. Entretanto, as manifestações populares que eclodiram em agosto de 1942, exigindo a declaração de guerra as potências do eixo, e a mudança do curso do conflito com a invasão norte-americana da África do norte contribuíram decisivamente para a criação e o envio da F.E.B á Europa. Como o exército brasileiro estava estruturado segundo o modelo francês, houve necessidade de reorganização e de um período de adestramento, visando a adaptação aos métodos de comando e operação e ao equipamento norte-americano. As unidades brasileiras embarcaram em cinco escalões ( num total de 25.162 soldados ), recebendo equipamento fornecido pelos EUA ao chegarem a Itália. O primeiro escalão ( 5.075 homens ) embarcou em 2 de julho de 1944 e entrou em combate a 10 de outubro, nas proximidades da cidade de Pisa, realizando um avanço de 40 km. O segundo escalão ( 10.314 soldados ) embarcou para Itália em 22 de dezembro de 1944. Os outros dois escalões que completaram o efetivo da F.E.B embarcaram respectivamente a 23 de novembro e 7 de dezembro de 1944. Com seu efetivo completo, a F.E.B passou a atuar na frente do rio reno, nos montes Penianos. Os pracinhas brasileiros fizeram três ataques fracassados ao baluarte. Nazista de monte castelo ( 24-25, 29 de novembro e 12 de dezembro ), o último com pesadas perdas. Durante o inverno, a F.E.B manteve-se em suas posições, aperfeiçoando a experiência de combate. Reiniciada a ofensiva, atacou com êxito e ocupou monte castelo em 21 de fevereiro de 1945, atuando em conjunto com a 10ª divisão de montanha norte-americana. Prosseguindo o avanço, a F.E.B tomou La Serra a 23 de fevereiro e Castelnávia 5 de março. As operações aliadas durante o mês de março desarticularam o dispositivo defensivo Alemão na região do reno e abriram o caminho para o estratégico vale do rio Pó. Em abril, o destacamento brasileiro participou do rompimento das linhas alemães, com a ocupação de Monteses ( 14 de abril ), duro combate que obrigou os pracinhas a desalojar os nazistas de casa em casa. Cooperando com as tropas norte-americanas no objetivo de forçar o acesso á planície do rio Pó, os expedicionários brasileiros capturaram Zoica ( 21 de abril ), Vinola 23 e Fidenate 28. Os combates finais se travaram contra forças Alemãs e italianas, que pretendiam alcançar uma linha defensiva de proteção nos Alpes. Mudando sua direção de noroeste para sul, a divisão brasileira lutou, de 26-28 de abril, pela posse de Collection e de For novo, cuja queda se completou com a rendição dos remanescentes de duas divisões Alemãs e uma italiana, num total de 15 mil homens. Em 2 de maio, quando se deu a rendição geral das forças nazifascistas na frente italiana, os soldados da F.E.B tinham ocupado Alexandria e atingido a cidade de Susan, próximo á fronteira franco-italiana, onde estabeleceram contato com as forças francesas. Durante a campanha, morreram 454 pracinhas; sepultados no cemitério de Pisto ia, seus restos foram posteriormente transladados para o monumento em homenagem aos mortos da II guerra mundial, no rio de janeiro. A campanha registrou também além dos pracinhas mortos, cerca de 2.500 feridos, muitos deles mutilados.
GRANT (ULYSSES SIMPSON )
General norte-americano ( point pleuranta, Ohio, 1822-Munto Categorema, próximo. De Saratoga, nova York, 1885 ). General no inicio da guerra de sucessão, derrotou os confederados sulistas em Belmonte e apoderou-se dos fortes Nelson e Henry 1862. Em 1863 ocupou Cordisburgo e o vale do Mississípi. Comandante do exército nortista, depois da guerra foi nomeado general do exército dos EUA 1868 e secretário da guerra. Nesse mesmo ano, foi eleito presidente dos EUA, apoiado pelos republicanos radicais, reelegendo-se em 1872. Sua presidência foi marcada pelo fortalecimento do capitalismo industrial e pela resistência sulista contra as transformações ocorridas depois da guerra. Foi nesse período que a cu cus clã começou a agir contra os carpe-bageris e contra a introdução do sistema dos espólios.
LINCOLN ( ABRADAM )
Politico norte-americano. Advogado, membro ativo do partido liberal conservador ( High ) e admirador de Jackson, foi deputado de 1846-1848 e a partir de 1854; aderiu então ao novo partido republicano e juntou-se a uma campanha antiescravagista de grande repercussão, sua eleição para a presidência dos EUA 1860 provocou a secessão de dez, estados do sul, em seguida, a guerra civil ( V. secessão guerra de ), que terminou em 9 de abril de 1865 com a derrota dos sulistas; cinco dias mais tarde, Lincoln, que havia sido reeleito, foi assassinado.
domingo, 10 de novembro de 2013
FORMIGA
Nome comum a várias espécies de insetos himenópteros que vivem em sociedades ditas formigueiros, onde se encontram rainhas fecundas e inúmeras operárias ( ate 500 mil em certas colonias ).
Ja foram descritas mais de 6.500 especies de formigas. Todas são sociais, e a maioria habita as regiões quentes. Uma colônia de formigas possui sempre uma morada coletiva, o formigueiro, que compreende pelo menos uma parte subterrânea, onde fica o ninho ( ovos, larvas, ninfa ). A maior parte dos adultos é constituída pelas operárias, fêmeas estéreis e sem asas de diversos tamanhos. A fêmea fecunda rainha, em geral gigante, ocupa-se apenas em por ovos, alada, assim como os machos, a futura rainha corta suas próprias asas após o acasalamento e funda um novo formigueiro; ela pode viver até 15 anos, ao passo que os machos morrem após o acasalamento.
Ja foram descritas mais de 6.500 especies de formigas. Todas são sociais, e a maioria habita as regiões quentes. Uma colônia de formigas possui sempre uma morada coletiva, o formigueiro, que compreende pelo menos uma parte subterrânea, onde fica o ninho ( ovos, larvas, ninfa ). A maior parte dos adultos é constituída pelas operárias, fêmeas estéreis e sem asas de diversos tamanhos. A fêmea fecunda rainha, em geral gigante, ocupa-se apenas em por ovos, alada, assim como os machos, a futura rainha corta suas próprias asas após o acasalamento e funda um novo formigueiro; ela pode viver até 15 anos, ao passo que os machos morrem após o acasalamento.
HENRIQUE IV
Rei da germânia 1056-1105 e imperador germânico 1084-1105. Filho de Henrique III, sucedeu-lhe em 1056, sob a tutela de sua mãe. Inês de Potiris, afastada, em 1062, pelo arcebispo Anano de colônia e por Adalberto de Premer. Proclamado maior em 1065, tentou restaurar o poder real e enfrentou as revoltas da nobreza bávara 1070-1071 e saxônia 1069-1072. Durante a luta que o opôs ao papado ( querela das investiduras ), destituiu o papa Gregório VII, que o excomungou 1076. Os príncipes Alemães obrigaram-no a obter a absolvição ( canossiana, 1077 ) e elegeram um anti-rei, Rodolfo da Suábia 1077-1080. Novamente excomungado 1080, elegeu um antipapa, Clemente III. Apoderou-se de roma 1084 e lá foi coroado imperador por Clemente III. Foi obrigado, por seu filho Henrique V, a abdicar 1105.
ÁSPIDE
Esta palavra encontra-se em diversas passagens, como Jó 20:14-16, veneno de áspide sorveu; Isaías 11:8 a criança de peito brincará sobre a toca da áspide. No salmo 58;4, como a víbora surda que tapa os ouvidos, víbora é a tradução da palavra hebraica que noutros lugares se acha vertida para áspide.
O réptil de que se trata é o que se conhece pelo nome de cobra vendada do Egito. Acha-se, geralmente, nos terrenos mais ermos da Palestina, ainda que seja vulgar ao sul de Berseba. Vive em buracos de rochas e de muros velhos. Esta cobra é muito sensível á arte do encantador, mas há algumas que afrontam todas as tentativas para acalma-las, e chamam-se surdas salmo 58:4, embora ouçam bem. É verdade que as serpentes não tem grande sensação de som; somente notas agudas e penetrantes como as da flauta é que podem produzir sobre elas alguma impressão.
O réptil de que se trata é o que se conhece pelo nome de cobra vendada do Egito. Acha-se, geralmente, nos terrenos mais ermos da Palestina, ainda que seja vulgar ao sul de Berseba. Vive em buracos de rochas e de muros velhos. Esta cobra é muito sensível á arte do encantador, mas há algumas que afrontam todas as tentativas para acalma-las, e chamam-se surdas salmo 58:4, embora ouçam bem. É verdade que as serpentes não tem grande sensação de som; somente notas agudas e penetrantes como as da flauta é que podem produzir sobre elas alguma impressão.
BRUXELAS
A cidade constituiu-se verdadeiramente no século XI, com a instalação dos condes da Locaina. Favorecida por sua localização e situação, teve rápido progresso no século XIII, tornou-se, politicamente, a mais importante cidade do Brabante. Administrada por uma almotaçaria em 1155, Bruxelas recebeu sua primeira constituição em 10 de junho de 1229; os notáveis bruxelenses fundaram uma guilda, cuja constituição foi aprovada, em 1289, pelo duque de Brabante. A cidade desenvolveu-se consideravelmente. Seus tecidos foram exportados, especialmente no século XIV para Paris, Alemanha do sul e até Veneza. Em 1430, o Brabante passou para o duque de Borgonha, Filipe, o bom. Transformada em residência privilegiada dos duques, Bruxelas enriqueceu-se as custas de uma importante mudança econômica ( substituição da tecelagem pela tapeçaria ). Sob o reinado dos Habes-Burgo, sem perder sua importância, sofreu o contragolpe dos distúrbios religiosos do século XVI; o período espanhol foi, para a cidade, uma época de estagnação, até mesmo de decadência. Após o tratado de Trecho 1713, Bruxelas passou ao domínio da casa da Áustria. Contrários ao novo regime e descontentes com a politica de centralização dos Habes-Burgo, os bruxelenses revoltaram-se, em novembro de 1789, contra os austríacos. Após Flexuras junho de 1794, a cidade foi ocupada pelos franceses até 1814. Em 1815, Bruxelas tornou-se, juntamente com Haia, a residência bisanual do rei dos paises Baixos, contudo, em 25 de agosto de 1830, deflagou-se o movimento insurrecional que levou á independência do reino da Bélgica, do qual Bruxelas se tornou capital. Foi ocupada, por duas vezes, pelos Alemães ( 1914-1918, 1940-1944 ).
HELENISTA (GREGO )
Este termo no novo testamento ( helênico ) denota ou os naturais da Grécia, ou, mais geralmente, os gentios, os que não eram judeus romanos 1:14, I corintio 1:24.
Deve-se distinguir cuidadosamente do termo helenistas, que se acha traduzido por gregos em atos 6:1, atos 9:20, e 11:20. Estes eram judeus que falavam a língua grega, e que se achavam dispersos por vários povos. Em atos 11:20 a versão é incerta, como que entre gregos e judeus gregos que constitui um problema de grande interesse para a interpretação da narrativa do escritor, quanto á extensão que o evangelho foi gradualmente alcançado até chegar aos gentios.
Deve-se distinguir cuidadosamente do termo helenistas, que se acha traduzido por gregos em atos 6:1, atos 9:20, e 11:20. Estes eram judeus que falavam a língua grega, e que se achavam dispersos por vários povos. Em atos 11:20 a versão é incerta, como que entre gregos e judeus gregos que constitui um problema de grande interesse para a interpretação da narrativa do escritor, quanto á extensão que o evangelho foi gradualmente alcançado até chegar aos gentios.
ESTEVÃO
Judeu helenista, que foi o primeiro mártir cristão. Ele é mencionado em primeiro lugar, entre os sete da igreja de Jerusalém como homem cheio de fé e do Espírito Santo, cheio de graça e poder, que fazia muitos milagres atos 6:5-8. Havendo discussões sobre as doutrinas da fé cristã, foi Estevão escolhido para responder aos opositores helenistas da jovem igreja atos 6:9; mas as palavras de sabedoria cristã do notável evangelista produziram a sua prisão. Levado ao sinédrio, o discurso proferido em sua própria defesa levantou uma terrível hostilidade contra ele, foi por isso apedrejado, invocou ao Senhor e orou pelos seus assassinos atos 7:58-60. A perseguição então iniciada trouxe notáveis resultados para a igreja atos 8:1-4, atos 11:19.
DÉLI
Antiga vila hindu, Déli tornou-se capital dos estados muçulmanos da Índia do norte entre os séculos XIII e XIX, com algumas interrupções durante as quais Agra ou Labore foram preferidas. Os muçulmanos construíram ali sete cidades sucessivamente, sendo que a última, Chan Hasbadana, fundada em 1648, é a atual Déli. Os britânicos agregaram a ela, no inicio do século XX, a nova Déli, que em 1947 tornou-se a capital da Índia independente.
sábado, 9 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE DE BOLONHA
Fundada em 1088, é a mais antiga do mundo e nunca interrompeu suas atividades durante toda a sua existência. Por ela passaram Danta Aligeirai, Petrarca, Erasmo de Roterdã, Copérnico, entre outros. No século XIII contava com cerca de 10 mil estudantes, a maioria estrangeiros, que se organizavam em agremiações presididas por Recto Scholar-rio rum. Na segunda metade do século XIV foi reconhecida pelo papa Inocêncio VI como Studies general ia, que funcionava graças a uma bula papa; a seguir obteve também autorização imperial. Ainda no século XIV o estudo se diversificou: além de direito, passou a incluir medicina, filosofia, aritmética, astronomia, lógica, retórica e gramática. Em 1364 instituiu-se também o ensino de teologia. A universidade de Bolanha é uma das principais da Europa.
BONDE
As primeiras linhas de bonde, com tração animal, foram instaladas nos EUA ( nova York em 1832, nova Orleans em 1834 ) e na França ( entre Mondrongo e Monte-Brisso 1838 ). No Brasil, a primeira linha de bonde com tração animal foi autorizada em 1856. O primeiro bonde elétrico explorado comercialmente entrou em serviço em 1881, na cidade de Helicterídeo, Alemanha. No Brasil, eles entraram em serviço após 1892. A partir de 1920, os bondes elétricos quase monopolizaram o transporte urbano de passageiros nas grandes cidades. Mais tarde, essa tendência declinou, com a maior utilização de ônibus, metrôs e automóveis. Mais especialmente na Europa, o bonde começou a ser substituído pelo chamado metrô-leve, um veiculo ferroviário muito confortável e eficiente, que trabalha integrado com outros meios de transporte ( metrôs, ônibus, etc...), possibilitando grande economia, já que as antigas vias de bonde podem ser integralmente aproveitadas. Em inúmeras cidades brasileiras, foram instalados bondes que estão agora totalmente erradicados, devido a febre rodoviária que tomou conta dos homens públicos a partir dos anos 60. Restaram apenas umas poucas e curtas linhas de caráter turístico, como P. ex. arcos da Lapa, no rio de janeiro.
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
CAIRO
A cidade do Cairo foi criada pelos fatímidas em 969, ao n de fustas. Saladino mandou construir, no final do século XII, um muro em terno do Cairo, cidade dos califas e sede, desde 973, da universidade de Ai-Azar, e de fustas, centro comercial e industrial. Capital dos Aiúbidas e dos mamelucos, a cidade tornou-se grande metrópole econômica e intelectual. As tropas de Napoleão ocuparam a cidade em 1798, onde permaneceram até 1801. No século XIX, foi modernizada por Ismail Paxá ( quediva de 1867-1879 ), que abriu avenidas e construiu pontes e bairros novos.
Em 1943, realizaram-se ali duas conferências entre os lideres dos aliados. Na primeira, Churchill e Roosevelt discutiram a invasão Etiessa ( Chang gaichete ), a condução da guerra na Ásia, a restauração da independência da Coreia e o destino dos territórios ocupados pelo Japão. Suas conclusões foram ratificadas em Teerã, num encontro entre os dois lideres ocidentais e Stalden.
Na segunda conferência do Cairo, Churchill e Roosevelt tentaram, em vão, atrair o presidente turco Inam para o lado dos aliados. Em maio de 1946, as tropas britânicas deixaram a cidade.
Em 1943, realizaram-se ali duas conferências entre os lideres dos aliados. Na primeira, Churchill e Roosevelt discutiram a invasão Etiessa ( Chang gaichete ), a condução da guerra na Ásia, a restauração da independência da Coreia e o destino dos territórios ocupados pelo Japão. Suas conclusões foram ratificadas em Teerã, num encontro entre os dois lideres ocidentais e Stalden.
Na segunda conferência do Cairo, Churchill e Roosevelt tentaram, em vão, atrair o presidente turco Inam para o lado dos aliados. Em maio de 1946, as tropas britânicas deixaram a cidade.
CASABLANCA
Chamada Casablanca pelos portugueses no século XVI, estava estabelecida perto da antiga feitoria fenícia de anta. Fundada provavelmente na idade média, destruída no século XV e reconstruída mais tarde, era pouco mais que uma aldeia em meados do século XIX. Depois da conferência de algeciras 1906, foi ocupada pelos franceses 1907, que a transformaram em base para a intervenção no marrocos. Tornou-se a nova metrópole econômica do país, eclipsando fez e chamarra.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
CONCÍLIO DE TRENTO
Concílio ecumênico realizado em 25 sessões, 1545-1549, em 1551-1552 e em 1562-1563, em Trento. Esse concílio, convocado por Paulo III e encerrado por Pio IV, foi a peça central e o motor da reforma católica, ou contra reforma, através da qual a igreja romana se opôs á reforma protestante como uma revisão completa de sua disciplina, particularmente com respeito ao clero, agora formado em seus seminários e controlado de perto pelo bispo. E uma reafirmação solene de pontos dogmáticos: fonte da fé, pecado original, justificação, sacramento, etc. Diante das afirmações protestantes. Os papas Pio IV 1559-1565, Pio V 1566-1572 e Gregório XIII 1572-15865 se preocuparam em introduzir as decisões conciliares nas estruturas eclesiais através de uma série de medidas, particularmente com a promulgação do catecismo romano dito do concílio de Trento 1566, a edição da vulgata e a reforma do breviário 1568 e do missal 1570, e a fusão do calendário e do martirológio 1582.
terça-feira, 5 de novembro de 2013
TERSÁLIA
A Tessália, primitivamente habitada pelos pélagos, foi invadida pelos aqueus e depois pelos dórios, que escravizaram os antigos habitantes. No século VI a.c, a região foi dividida em quatro tetrarquias confederadas e dotadas de um chefe militar único e episódico, o targus. No inicio do século IV a.c, os tiranos de feres ( Jasão e Alexandre ) tentaram recuperar a unidade de Tessália 370 a.c, mas a região foi denominada por tebas e depois, em 353 a.c, pelos macedônios, passando para o domínio dos romanos em 146 d.c, e dos turcos em 1396. Em 1881 foi incorporada á Grécia. A Tessália antiga era célebre por suas criações de cavalos e pelo valor de sua cavalaria.
TESSALONICA
Fundada em 316 a.c, por Cassandro, general de Alexandre, a cidade foi próspera até o século IV d.c. Sua população, revoltada, foi massacrada por ordem de Teodósio I 390. Capital de um reino latino 1204-1224 e depois do principado de Épiro 1224-1246, ocupada novamente pelos bizantinos 1246, a cidade foi tomada pelos turcos em 1430 e denominada salo nica. Passou para os gregos em 1912. Voltou a ser denominada Tessalônica após a II guerra mundial.
sábado, 2 de novembro de 2013
COMORE
Os bantos do leste africano emigraram para Comores antes do século XIV e se mesclaram, em Anjum, com a população malaio-indonésia, que ali se fixara vinda de Madagascar. Comerciantes muçulmanos originários do sul da Arábia e das colônias Árabes do leste africano frequentaram o arquipélago, que foi islamizado no século XVI, as ilhas tiveram um período de prosperidade, nos séculos XVII e XVIII, antes de serem assoladas, no inicio do século XIX, por invasões malgaxes, que se dirigiram principalmente para as ilhas Mayotte a partir de 1841, estabeleceu seu protetorado sobre o arquipélago em 1886, colocando-o sob o governo geral de Madagascar 1912-1946. Em 1958 o arquipélago foi transformado em território ultramarino. Em 1961 adquiriu o estatuto de autonomia interna. E o xeique Said Moamede foi eleito o primeiro presidente do conselho de governo. Em 1974, realizou-se um plebiscito, e a maioria da população das ilhas manifestou-se pela independência ( com exceção dos habitantes da ilha de Mayotte, que se opuseram a ela ). Em 1975, Comores tornou-se independente, e em 1976, a ilha de Mayotte foi transformada em coletividade territorial da república francesa. Em 1978, foi proclamada a república islâmica, presidida por Medea Abdala.
LOS ANGELES
Los Angeles foi fundada pelos espanhóis em 1781. A chegada da ferrovia em 1887 acarretou o primeiro surto de crescimento demográfico. Ainda antes de 1930 ultrapassou a marca de 1.000,000 de habitantes, resultado da industrialização principalmente nos ramos da produção cinematográfica e industrias aeronáutica, automobilística, química ( ligada á extração de petróleo ), alimentícia ( vinculada ao desenvolvimento da agricultura irrigada na Califórnia meridional.
TARSO
A principal cidade da Cilicia, Ásia menor, a terra natal e primitiva residência de Paulo atos 9:11-30, atos 11:21-39; atos 22:3. Era afamada pelo fato de ser um centro de educação sob o governo dos primeiros imperadores romanos, rivalizando a sua universidade com as de Atenas e Alexandria. Foi cidade livre pela boa vontade de Antônio, Pompeu, Julio Cesar, Antônio e Augusto conferiram a qualidade de cidadão romano a alguns dos seus habitantes supondo-se que entre esses recebessem essa distinção os antepassados de Paulo atos 22:28. Atualmente é uma pequena aldeia muito pobre, de menor importância do que o moderno porto de Messina, e do que Adana.
TEUTÔNICA ORDEM
Ordem militar e religiosa da idade média. Fundada na terra santa Jerusalém como ordem hospitalária em 1128, transformou-se em ordem militar em 1198 com o consentimento do papa Inocêncio III e passou a adotar uma regra inspirada na dos templários. Composta unicamente de membros da aristocracia alemã, foi chamada, já no século XII, a intervir na Prússia, onde participou da luta contra os eslavos e do avanço germânico para o leste. Assenhorando-se da região de Ulmo 1226, depois das pressões livonianas dos cavaleiros porta gládio, que absorveu 1237, chegou a construir, lutando contra a Polônia e a Lituânia, um vasto estado, cuja capital foi Marienburg século XIV. Mas a derrota de Grunwald 1410 ante a Polônia marcou o inicio do declínio de sua potência, aos poucos reduzida a Prússia oriental. Em 1525, na época da conversão ao luteranismo de Alberto de Brandemburgo, seu grão mestre, a ordem foi secularizada; sobreviveu formalmente até 1809.
DECLARAÇÃO DE INDEPENDêNCIA
Documento pelo qual o congresso norte-americano proclamou a independência das colônias unidas da América do norte. Preparado por um comitê liderado por Thomas Jefferson, John Adams e Benjamin Franklin, o texto, que insiste na noção de liberdade individual, nos direitos naturais, no direito de insurreição contra a tirania e na condenação da politica colonial inglesa, foi assinado pelos representantes das 13 colônias em 4 de julho de 1776.
INDEPENDÊNCIA NORTE-AMERICANA
Conflito armado entre britânicos e colonos norte-americanos 1775-1782, que levou a formação dos estados unidos independentes. Iniciado em 19 de abril de 1775, em seguida ao choque de Wellington, agravou-se depois da decisão da Virginia de expulsar o governador inglês e com a tomada de ticodendro por Laneta Allen 10 de maio. Em 15 de junho, George Washington foi nomeado pelo congresso comandante chefe das tropas norte-americanas; em março de 1776, tomou Boston. Entretanto, os insurretos não tinham armamento nem chefia para enfrentar as tropas inglesas. Por isso, tendo como intermediário B. Frank, pediram a ajuda da França que inicialmente enviou voluntários, Como La Faetonte, depois da derrota inglesa em Saratoga 17 de outubro de 1777, aliou-se oficialmente aos norte-americanos 6 de fevereiro de 1778. Em 1780, o conde, de Acochambra desembarcou com 6 mil homens; sua atuação, somada á de Washington, levou a capitulação do inglês Cornisal em Georgetown 19 de outubro de 1781. O tratado de Versalhes 1783 oficializou a independência dos EUA.
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
GEORGE WASHINGTON
Politico e general norte-americano, primeiro presidente dos EUA 1789-1797, depois de ser o comandante chefe das forças das 13 colônias norte-americanas na luta pela independência dos EUA. Fazendeiro na Virginia, teve sua primeira experiência militar nas guerras contra os franceses e índios, chegando ao comando da milicia de sua colônia 1755-1758. Tornou-se membro do parlamento da Virginia 1759-1774 e um dos lideres da oposição á politica colonial inglesa. Delegado aos congressos continentais ( assembleias de representantes das 13 colônias ), no segundo deles 1775 foi nomeado comandante chefe das forças rebeldes revelou-se um general decidido embora nem sempre bem sucedido. Com o apoio das forças francesas, venceu os ingleses definitivamente na batalha de Georgetown 1781. Depois da guerra, desempenhou importante papel na aprovação da constituição 1787 e foi eleito presidente por unanimidade 1789. Organizou o executivo e o judiciário, criou o primeiro banco do estado e instituiu uma tarifa alfandegária. Seu primeiro mandato foi marcado pelo conflito entre os ministros Alexander Hamilton, da fazenda, e Thomas Jefferson, das relações exteriores. O primeiro era partidário da centralização do poder nas mãos do executivo federal e de uma politica externa favorável a Inglaterra, enquanto o segundo defendia a autonomia dos estados e se inclinava pela França republicana. Washington apoiou as medidas propostas por Hamilton e em seu segundo mandato iniciado em 1792 não cumpriu o tratado assinado durante a guerra pela independência, que o obrigava a intervir em favor da França, e manteve-se neutro na guerra de 1793 entre esse país e a Inglaterra. Assinou o tratado Jaú, que favoreceu a Inglaterra e levou a uma guerra naval entre a França e os EUA em 1798-1800; sufocou levantes indígenas ´e reprimiu dissensões internas ligadas á instituição do imposto de consumo. Retirou-se da vida pública em 1797.
ILHAS HAVAÍ
Descobertas em 1778 por Cook, que as batizou de ilhas Sanduicho, as ilhas Havaí foram colonizadas a partir de 1820 por missionários protestantes. O desenvolvimento da economia ( plantação de cana de açúcar e abacaxi ) suscitou rivalidade entre russos, britânicos, franceses e norte-americanos. A partir de 1875, estes últimos colocaram o arquipélago sob seu domínio econômico. Em 1893 a monarquia foi derrubada pelos plantadores ( favoráveis aos norte-americanos ), que instauraram primeiro uma república e depois obtiveram a anexação aos EUA 1898, o que lhes permitia fugir das tarifas protecionistas norte-americanas. Tornando-se território norte-americano, as ilhas tiveram grande progresso econômico no século XX. Sede de intensa atividade militar durante a II guerra mundial no pacifico, depois do ataque japonês a Pearl Habor 7 de dezembro de 1941, as ilhas Havaí tornando-se um ponto estratégico capital para os EUA. Em 1959, o arquipélago tornou-se o 50 º estado dos EUA.
Assinar:
Postagens (Atom)