A cidade do Cairo foi criada pelos fatímidas em 969, ao n de fustas. Saladino mandou construir, no final do século XII, um muro em terno do Cairo, cidade dos califas e sede, desde 973, da universidade de Ai-Azar, e de fustas, centro comercial e industrial. Capital dos Aiúbidas e dos mamelucos, a cidade tornou-se grande metrópole econômica e intelectual. As tropas de Napoleão ocuparam a cidade em 1798, onde permaneceram até 1801. No século XIX, foi modernizada por Ismail Paxá ( quediva de 1867-1879 ), que abriu avenidas e construiu pontes e bairros novos.
Em 1943, realizaram-se ali duas conferências entre os lideres dos aliados. Na primeira, Churchill e Roosevelt discutiram a invasão Etiessa ( Chang gaichete ), a condução da guerra na Ásia, a restauração da independência da Coreia e o destino dos territórios ocupados pelo Japão. Suas conclusões foram ratificadas em Teerã, num encontro entre os dois lideres ocidentais e Stalden.
Na segunda conferência do Cairo, Churchill e Roosevelt tentaram, em vão, atrair o presidente turco Inam para o lado dos aliados. Em maio de 1946, as tropas britânicas deixaram a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário