quarta-feira, 23 de abril de 2014

GIL VICENTE

Dramaturgo  português   1465-1537.  É  a  maior  figura  da  literatura  renascentista  portuguesa  antes  de  Camões.  Em  1502  entrou  para  o  serviço  de  D.  Leonor,  viúva  do  rei  D.  João  II.  Desde  de  então  até  1536,  escreveu  numerosas  peças  para  as  festas  reais.  Em  1536,  o  dramaturgo  cessou  de  escrever;  de  um  documento  de  1540  consta  que  nesse  ano  ele  já  estava  morto.  A  obra  teatral  de  Gil  Vicente  faz  parte  da  primitiva  dramaturgia  peninsular,  ao  lado  dos  espanhóis  Em cina,  Torres,  Navarro,  etc.  Parte  considerável  de  sua  obra  está  escrita  em  língua  castelhana,  a  começar  por  sua  primeira  obra,  o  monologo  do  vaqueiro  1502.  A  rica  produção  seguinte  pode  ser  dividida  em  três  grupos:  os  autos,  de  enredo  religioso;  as  tragicomédias,  de  enredo  patriótico  ou  mitológico  ou  de  cavalaria;  e  as  comedias  e  farsas,  de  assunto  popular.  O  verdadeiro  começo  da  dramaturgia  vicentina  é  o  auto  pastoril  castelhano  1502,  em  espanhol,  escrito  para  a  festa  de  natal;  o  auto  dos  reis  magos  1503  e  o  auto  da  sibila  Cassandra,  em  que  o  aparecimento  de  deuses  antigos  anuncia  o  advento  da  renascença  em  Portugal.  Mas  o  espirito  medieval  ainda  informa  o  auto  de  são  Martinho  1504  e  o  auto  dos  quatro  tempos  1508  (  em  castelhano ).  É  totalmente  medieval  a  versão  da  história  da  paixão,  no  auto  da  alma  1508,  assim  como  a  história  bíblica  no  auto  da  fé  1510.  Os  autos  escritos  em  anos  posteriores  são  muito  diferentes:  o  auto  da  história  de  Deus  1528  e  o  auto  da  feira  1528  são  meio  satíricos;  servem  á  polêmica  erasmiana  contra  os  abusos  do  catolicismo  romano.  O  auto  de  mofina  mendes  1534  começa  com  a  parodia  de  um  sermão  de  frade.  A  primeira  peça  patriótica  é  a  exortação  da  guerra  1513;  segue-se  o  auto  da  fama  1515.  A  primeira  tragicomédia  festiva  é  cortes  de  Júpiter  1527,  introduzindo  uma  mitologia  de  opereta.  A  tragicomédia  de  D.  Duardo,  peça  de  cavalaria,  em  castelhano,  é  introduzida  por  uma  carta-prologo,  importante  documento  das  opiniões  pessoais  do  poeta.  Seguem-se  a  tragicomédia  templo  de  apolo  1526;  o  triunfo  do  inverno  1529  (  para  o  nascimento  da  infanta  D.  Isabel );  o  auto  da  lusitânia  1531,  de  severa  critica  moral,  mas  com  elementos  de  farsa.  Enfim,  o  amadis  de  gaula  1533  é  uma  peça  de  cavalaria.  As  peças  populares,  série  iniciada  com  o  monologo  do  vaqueiro  e  a  farsa  do  escudeiro,  constituem  á  parte  mais  importante  da  obra  Gil  Vicente.  Tipos  do  povo  também  aparecem  no  auto  da  índia  1509  e  na  farsa  do  rico  velho  da  horta  1512;  na  farsa  dos  físicos  1516  aparecem  superstições  populares.  Talvez  a  obra  prima  de  Gil  Vicente  seja  a  trilogia  satírica  barca  do  inferno  1516,  barca  do  purgatório  1518  e  barca  da  glória  1519,  desfile  de  todas  as  classes  da  sociedade  portuguesa.  Pitorescos  e  bucólicos  são  a  farsa  dos  ciganos  1521  e  o  auto  pastoril  português  1523;  satíricos  são  o  juiz  da  beira  1525,  a  farsa  do  clérigo  da  beira  1526  e  os  almocreves  1527.  A  tragicomédia  pastoril  da  serra  da  estrela  1527  apresenta,  com  muito  lirismo,  os  costumes  dos  moçárabes.  Tipos  populares  animam  a  romagem  dos  agravados  1533  e  a  farsa  de  Inês  Pereira.

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