quarta-feira, 10 de julho de 2013

MÁRIO DE ANDRADE

         (  Mário  Raul  de  morais ),  escritor  brasileiro  são  Paulo  1893-1945,  um  dos  maiores  renovadores  da  cultura  nacional  na  primeira  metade  do  século  XX.  Diplomado  pelo  conservatório  dramático  e  musical  de  são  Paulo,  veio  a  ser  professor  dessa  escola,  onde  se  tornou  catedrático  1924  de  história  da  música  e  estética  musical  Como  primeiro  diretor  do  departamento  de  cultura  da  prefeitura  de  são  Paulo  1934-1937.  Foi  responsável  por  um  organismo  efetivamente  a  serviço  da  educação  artística  do  povo  da  cidade:  criou  o  coral  paulista,  o  quarteto  Handa  e  a  discoteca  pública  municipal;  iniciou  pesquisas  e  cursos  de  etnografia  e  folclore,  desenvolveu  estudos  de  língua.  No  rio  de  janeiro  1938,  foi  diretor  do  instituto  de  artes  da  universidade  do  distrito  federal;  no  instituto  nacional  do  livro  organizou  o  ante-projeto  do  qual  derivou  o  atual  instituto  do  patrimônio  histórico  e  artístico  nacional.  Sua  estreia  como  poeta  ocorreu  com  o  livro  há  uma  gota  de  sangue  em  cada  poema  1917,  que  publicou  o  pseudônimo  de  Mário  Sobral.  Com  a  semana  de  arte  moderna,  da  qual  foi  um  dos  organizadores,  seu  nome  se  projetou  em  todo  o  país  como  líder  do  modernismo;  como  autor,  com  a  publicação  de  pauliceia  desvairada  1922  em  cujo  prefácio  interessantíssimo  se  fixavam  as  diretrizes  estéticas  do  movimento.  Mário  de  Andrade  compôs,  juntamente  com  Oswaldo  de  Andrade,  um  duo  polêmico-propagandístico  da  nova  escola.  Cultivou  praticamente  todos  os  gêneros  literários.  Como  poeta,  é  o  marco  de  uma  nova  ordem  estética.  De  sua  obra,  publicaram-se,  entre  outros,  os  seguintes  volumes  de  poemas:  clã  do  jabuti  1927,  remate  de  males  1930,  poesia  1941,  lira  paulistana  1946,  e  poesias  completas  1955.  Como  ficcionista,  dedicou-se  ao  canto  (  primeiro  andar  1926,  belaz arte  1934,  contos  novos  1947 0,  a  novela  (  amar,  verbo  intransitivo  1927 ),  a  crônica  (  os  filhos  de  candinha  1943 )  e  ao  romance  (  macunaima- o  herói  sem  nenhum  caráter  1928 ),  obra  onde  o  autor  conjuga  elementos  da  epopeia,  e  da  rapsódia,  com  lirismo,  história,  mitologia  e  folclore.  Como  critico  e  ensaísta  tem  importância  nos  destinos  da  cultura  e  da  formação  literária  brasileira.  Obras  criticas:  aspectos  da  literatura  brasileira  1943,  o  empalhador  de  passarinhos  1946.  Ensaios:  a  escrava  que  não  é  Isaura  1925,  introdução  aos  estudos  de  folclore  de  Luciano  Ballet  1934,  o  baile  das  quatro  artes  1943,  entre  outros.  Estudos  musico lógico:  ensaios  sobre  a  música  brasileira  1928,  modinhas  e  lundus  imperiais  1930,  a  música  do  Brasil  1941,  a  canção  populares  no  Brasil  1941,  além  da  pequena  história  da  música  (  edição  refundida  e  atualizada  no  compêndio  da  história  da  música  1942.

Nenhum comentário:

Postar um comentário