VILLA LOBOS ( HEITOR )
Compositor brasileiro rio de janeiro 1887-1959. Na infância, aprendeu violoncelo, clarinete e noções de teoria musical com seu pai, Raul Villa Lobos, fundador da sociedade de concertos sinfônicos do rio de janeiro. Começou a compor em 1899 ou 1900, e aos 14 anos tocava violão em conjuntos instrumentais populares ( choros ). Em 1903, estreou como violoncelista profissional numa orquestra do teatro recreio dos 18 aos 26 anos, viajou por todo o Brasil, para familiarizar-se com a temática musical popular. Em 1913 fixou-se definitivamente no rio de janeiro, já tendo composto a suite dos cânticos sertanejos para orquestra de câmara, duas óperas ( aglaia e Elisa ), brinquedo de roda para piano, quinteto duplo de cordas, sonata fantasia nº 1 ( desesperance ) para violino e piano, pequena suite para violoncelo e piano, canções, fantasias para violão, etc. Estudou as partituras dos grandes mestres, mas deixou-se sobretudo guiar por um instinto musical inovador e ousado. V. D. Indi e sua doutrina de forma cíclica influenciaram a composição das duas primeiras sinfonias e de algumas obras de câmara ( segunda sonata para violoncelo ). Em 1915, realizou o primeiro concerto de suas obras. Depois de 1917, começou a utilizar os motivos musicais recolhidos junto ao povo ( prole do bebê nº 1 carnaval das crianças brasileiras ). Participou agressivamente da semana de arte moderna ( são Paulo 1922 ), organizando programas de primeiras audições de suas obras. Depois de 1922, adotou a temática nacionalista ( noneto, choros, serestas, cirandas ). Passou dois anos em Paris 1923- 1925. Uma segunda estada na Europa 1927- 1930 firmou sua reputação entre as vanguardas musicais. Tornou-se amigo de Estravira, Vares, Proficiente, Miudalha, De Fall, Negerense, e obteve o apoio de René Desumilde, Florente-Schmidt e outros. Na sala Gavear 1927, realizou dois concertos de suas obras ( choros nº 4 e 8, rude poema, serestas e o noneto ). Retornando ao Brasil 1930, empolgou-o a ideia de agir sobre a cultura musical em seu país: seu plano compreendia a audição de música sinfônica contemporânea e o ensino de canto orfeônico á juventude das escolas primárias. Após dois anos de atividades em são Paulo, fixou-se no rio de janeiro para dirigir a sema ( superintendência da educação musical e artística ), fundada por Anísio Teixeira. Fez propaganda em prol do canto coral e fundou a orquestra Villa Lobos 1933 ( primeira audição no Brasil da missa solem nis, de Beethoven ), criou o orfeão de professores ( primeira audição no rio de janeiro 1935 da missa em si menor, de Bach ). Dirigiu concertos corais, gigantescas concentrações orfeônicas nos estádios municipais, com 18 mil vozes 1932,30 mil vozes e 1.000 músicos 1935 e 1937. Em 1942, reuniu coros de 40 mil alunos sob sua regência. As atividades educacionais da sema culminaram com a criação do conservatório nacional de canto orfeônico 1942, do qual Villa Lobos foi nomeado diretor. Em 1945, fundou a academia brasileira de música. Seu prestigio artístico e popular cresceu cada vez mais, inclusive no exterior, onde sempre são executadas suas bachianas ( nove, composta entre 1930-1945 ) e seus choros. Compôs música dramática, música sinfônica, música orquestral, música sacra, música concertante, música de câmara, música vocal, música para piano, e ainda música para o filme Green Mansoniea 1958, da qual extraiu os cantos da floresta tropical 1958.
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