domingo, 7 de julho de 2013

VILLA LOBOS

          VILLA    LOBOS  ( HEITOR )


   Compositor   brasileiro  rio  de  janeiro  1887-1959.  Na  infância,  aprendeu  violoncelo,  clarinete  e  noções  de  teoria  musical  com  seu  pai,  Raul  Villa  Lobos,  fundador  da  sociedade  de  concertos  sinfônicos  do  rio  de  janeiro.  Começou  a  compor  em  1899  ou  1900,  e  aos  14  anos  tocava  violão  em  conjuntos  instrumentais  populares  (  choros ).  Em  1903,  estreou  como  violoncelista  profissional  numa  orquestra  do  teatro  recreio  dos  18  aos  26  anos,   viajou  por  todo  o  Brasil,  para  familiarizar-se  com  a  temática  musical  popular.  Em  1913  fixou-se  definitivamente  no  rio  de  janeiro,  já  tendo  composto  a  suite  dos  cânticos  sertanejos  para  orquestra  de  câmara,  duas  óperas  ( aglaia  e  Elisa ),         brinquedo  de  roda  para  piano,  quinteto  duplo  de  cordas,  sonata  fantasia  nº 1  (  desesperance )  para violino  e  piano,  pequena  suite  para  violoncelo  e  piano,  canções,  fantasias  para  violão,  etc.  Estudou as  partituras  dos  grandes  mestres,  mas  deixou-se  sobretudo  guiar  por  um  instinto  musical  inovador  e  ousado.  V.  D.  Indi  e  sua  doutrina  de  forma  cíclica  influenciaram  a  composição  das  duas  primeiras  sinfonias  e  de  algumas  obras  de  câmara  (  segunda  sonata  para  violoncelo ).  Em  1915,  realizou  o  primeiro  concerto  de  suas  obras.  Depois  de  1917,  começou  a  utilizar  os  motivos  musicais  recolhidos  junto  ao  povo  (  prole  do  bebê  nº 1  carnaval  das  crianças  brasileiras ).  Participou  agressivamente  da  semana  de  arte  moderna  ( são  Paulo  1922  ),  organizando  programas  de  primeiras  audições  de  suas  obras.  Depois  de  1922,  adotou  a  temática  nacionalista  (  noneto,  choros,  serestas,  cirandas ).  Passou  dois  anos  em  Paris  1923-  1925.  Uma  segunda  estada  na  Europa  1927- 1930   firmou  sua  reputação  entre  as  vanguardas  musicais.  Tornou-se  amigo  de  Estravira,  Vares,  Proficiente,  Miudalha,  De  Fall,  Negerense,  e  obteve  o  apoio  de  René  Desumilde,  Florente-Schmidt  e  outros.  Na  sala  Gavear  1927,  realizou  dois  concertos  de  suas  obras  (  choros  nº  4  e  8,  rude poema,  serestas  e  o  noneto ).  Retornando  ao  Brasil  1930,  empolgou-o  a  ideia  de  agir  sobre  a  cultura  musical  em  seu  país:  seu  plano  compreendia  a  audição  de  música  sinfônica  contemporânea  e  o  ensino  de  canto  orfeônico  á  juventude  das  escolas  primárias.  Após  dois  anos de  atividades  em  são  Paulo,  fixou-se  no  rio  de  janeiro  para  dirigir  a  sema  (  superintendência  da  educação  musical  e  artística ),  fundada  por  Anísio  Teixeira.  Fez  propaganda  em  prol  do  canto  coral  e  fundou  a  orquestra  Villa  Lobos  1933  ( primeira  audição  no  Brasil  da  missa  solem nis,  de  Beethoven ),  criou  o  orfeão  de  professores  ( primeira  audição  no  rio  de  janeiro  1935  da  missa  em  si  menor,  de  Bach ).  Dirigiu  concertos  corais,  gigantescas  concentrações  orfeônicas  nos  estádios   municipais,  com  18  mil  vozes  1932,30  mil  vozes  e  1.000  músicos  1935  e  1937.  Em  1942,  reuniu coros  de  40  mil  alunos  sob  sua  regência.  As  atividades  educacionais  da  sema  culminaram  com  a  criação  do  conservatório  nacional  de  canto  orfeônico  1942,  do  qual  Villa  Lobos  foi  nomeado  diretor.  Em  1945,  fundou  a  academia  brasileira  de  música.  Seu  prestigio  artístico  e  popular  cresceu  cada  vez  mais,  inclusive  no  exterior,  onde  sempre  são  executadas  suas  bachianas  (  nove,  composta  entre  1930-1945 )  e  seus  choros.  Compôs  música  dramática,  música  sinfônica,  música  orquestral,  música  sacra,  música  concertante,  música  de  câmara,  música  vocal,  música  para  piano,  e  ainda  música  para  o  filme  Green  Mansoniea  1958,  da  qual  extraiu  os  cantos  da  floresta  tropical  1958.
     

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