sexta-feira, 25 de dezembro de 2015
BATALHA DE ALCÁCER-QUIBIR
Batalha travada entre portugueses e mouros, no marrocos, em 4 de agosto de 1578. Foi uma das maiores mobilizações de tropas até então verificadas: os portugueses, comandados pelo rei D. Sebastião, tinha 16 mil soldados. Os árabes, dirigidos pelo sultão Abd Al-Malik ( Abdealmelique ), tinha 40 mil cavaleiros e 8 ou 9 mil infantes. Foi a mais desastrosa derrota dos portugueses, pois o rei morreu na batalha, juntamente com grande parte da nobreza dirigente da. D. Sebastião não deixou descendentes diretos ao trono, que, por isso, passou para seu tio-avô, o cardeal D. Henrique, e, dois anos depois, para Filipe II de Espanha, dando inicio a união das duas coroas, que durou até 1640. A batalha durou apenas quatro horas, e nela morreram de 5 a 6 mil mouros e de 7 a 8 mil portugueses. Alem de D. Sebastião, pereceram também o sultão do marrocos e o Mulei Mohâmede Almotavaquil. Por isso é conhecida também como a batalha dos três reis.
sábado, 12 de dezembro de 2015
MAYSA
Maysa figueira Monjardim Matarazzo, cantora e compositora brasileira ( vitoria ES 1936-nitéroi RJ 1977). Em 1956,gravou seu primeiro LP no qual incluiu composições que logo a consagraram como autora e interprete de música de fossa: meu mundo caiu, adeus, ouça. A partir de 1960, foi uma das divulgadoras da bosa nova no exterior ( buenos Ayres, Paris, nova York, Estoril ). Depois de vários anos fora do Brasil, retomou a carreira em 1969, voltando aos shows e á televisão; participou da novela o cafona ( TV globo, 1971 ), para a qual compôs o tema de Simone.
sábado, 5 de dezembro de 2015
CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO
Chateaubriand Bandeira de Melo ( Francisco de Assis ). Jornalista brasileiro * umbuzeiro PB 1891-são paulo SP 1968 ). O futuro magnata da imprensa formou-se em direito na capital pernambucana 1913 e, ainda estudante, trabalhou em vários jornais, entre os quais o diário de pernambuco ( que viria a comprar ). Transferiu-se para o rio de janeiro em 1917. Ai se estabeleceu como advogado e, pouco depois, passou a trabalhar em jornais: repórter e redator do correio da manhã e redator-chefe do jornal do brasil 1919 a 1921. O primeiro passo para a formação do seu império jornalistico se deu com a compra, em 1924, de o jornal, mais tarde o órgão líder de uma cadeia, os diários associados, que chegou a reunir 34 jornais em 18 estados e 23 cidades do país. Mais tarde a cadeia estendeu-se a outros meios de comunicação, passando a chamar-se diário e emissoras associados. Chegou a abranger, além dos jornais, 36 estações de radio, 18 de televisão ( foi Chateaubriand quem, em 1950, introduziu a televisão no Brasil ), revistas ( o cruzeiro, a cigarra e 16 outras infantis ), uma agência de noticias ( o cruzeiro ). Dedicou-se ainda a outras atividades. Em 1938 adquiriu fazendas para o cultivo de café e de algodão e para a criação de gado; promoveu campanhas que, no seu entender, contribuiriam para o progresso do país, uma das quais em favor da aviação nacional ( Chateaubriand visava transformar cada município brasileiro num centro de treinamento para pilotos ). Foi o fundador do museu de arte de são paulo ( MASP ), hoje com o seu nome, politico e diplomata, em 1952 elegeu-se senador pela paraíba. E em 1955 pelo maranhão. Dois anos depois renunciou ao mandato para exercer o cargo de embaixador do Brasil em Londres, nomeado pelo presidente Juscelino Kubitschek. Exerceu grande poder pessoal e politico, impondo-se, com a força dos seus veículos a empresários e presidentes. Defendeu teses antinacionalistas, como a que se oponha á criação da Petrobrás. Em 1954 foi eleito para a academia brasileira de letras, na cadeira 37, que tinha sido ocupada por Getúlio Vargas. Foi um articulista brilhante e prolífero. Publicou entre outras obras, em defesa do Sr. Oliveira Lima 1910, Alemanha, dias idos e vividos 1921, terra desumana 1926, as nuvens que vêm 1962.
sábado, 28 de novembro de 2015
CARLOS LACERDA ( FREDERICO WERNECKDE )
Politico brasileiro ( vassoura RJ 1914-rio de janeiro 1977 ). Em 1947 foi eleito vereador do distrito federal. Fundou o vespertino tribuna de imprensa. Empossado Vargas, em 1950, fez oposição permanente ao seu governo. Em 5 de agosto de 1954, sofreu atentado por elementos da guarda pessoal do presidente, no qual foi atingido mortalmente o major da aeronáutica Rubens Vaz, fato que desencadeou a crise politica que culminou com o suicídio de Getúlio Vargas. Em 1954, elegeu-se deputado federal. Foi o primeiro governador eleito do ex estado da da Guanabara, tomando posse em dezembro de 1960. Em 1961, sua oposição a Jânio Quadros foi componente da crise politica militar decorrente da renúncia de Jânio. Assumiu também posição contraria a posse de João Goulart. Teve participação de relevo no golpe de 1964. Iniciado o governo Castelo Branco, porém, fez restrições ao rumo de sua politica econômica financeira. Em 1966, procurou apoio em J. Kubitschek, J. Goulart e mesmo no PCB, para formar uma frente ampla de oposição ao regime militar. Por isso foi cassado em 1968, passando a dedicar-se ao jornalismo e a atividades empresariais. Publicou obras literárias: o rio teatro 1943; xanam e outras historias contos 1959; uma rosa é uma rosa crônicas 1966; obras politicas: o poder das ideias discursos 1963, criticas e autocriticas 1966; a casa do meu avô memorias 1976; trabalhos de tradução, etc. Como editor ( nova fronteira ), teve seu trabalho continuado por seus filhos, Sergio e Sebastião Lacerda.
domingo, 22 de novembro de 2015
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Politico brasileiro ( são joão del rei MG 1910-são paulo 1985 ). Tendo iniciado a carreira politica como presidente do legislativo de sua cidade natal em 1934, foi eleito deputado estadual pelo PSD em 1947, e deputado federal em 1950. Foi ministro da justiça 1953 no governo de Getúlio Vargas. Em 1960, foi candidato ao governo de minas gerais, apoiado pela coligação PSD-PTB no período parlamentarista do governo João Goulart, foi primeiro ministro 1961-1962. Deputado federal pelo PSD 1962, reelegeu-se pelo MDB, ingressando depois no PP, partido de sua criação que foi incorporado pelo PMDB. Em 1978, foi eleito senador por minas gerais; em 1982, elegeu-se governador do mesmo estado. Com a derrota da emenda por eleições diretas, foi indicado pela chamada aliança democrática, que incluía o PMDB e a frente liberal do PDS, com apoio de outros partidos de oposição, candidato á presidência da republica em 15 de janeiro de 1985, marcou o inicio da democratização do país, definindo como prioridades a convocação de uma assembleia constituinte em 1986. Na vespora do dia em que deveria ser empossado, 15 de março de 1985, teve de submeter-se a uma intervenção cirúrgica de urgência. Após uma longa agonia e várias cirurgias, veio a falecer no dia 21 de abril de 1985. Sua morte causou grande comoção publica.
GENERAL LOTT
Henrique Batista Dofles Teixeira, militar e politico brasileiro ( antônio Carlos MG 1894-1984 ). Em 1954, assinou o documento dos generais, encaminhado a Getúlio Vargas, exigindo seu afastamento da presidência da república. Com a morte de Vargas, empossado Café Filho na presidência da república, foi nomeado ministro da guerra. Desencadeou e assumiu o comando dos movimentos politico-militares de 11 e 21 de novembro que garantiram a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Foi mantido no ministério da guerra, no governo de Juscelino. Em abril de 1960 foi lançado á presidência da republica pela coligação PTB-PSD, sendo derrotado por Jânio Quadros.
CANROBERT PEREIRA DA COSTA
Militar brasileiro ( rio de janeiro 1895-1955 ). Participou da repressão militar contra o movimento revolucionário de 1924 e também do combate ao movimento revolucionário constitucionalista de 1932. No governo do presidente Gaspar Dutra, foi nomeado ministro da guerra. Um dos lideres da cruzada democrática ( movimento de militares pró-americanos e antinacionalista ), Canrobert teve intensa participação de militares contra Getúlio Vargas, que levou ao suicídio do presidente, em 1954. Em 1955, foi membro ativo da oposição militar á candidatura de Juscelino Kubitschek á presidência da república. Após a eleição de Juscelino, participou das pressões politicas e militares contra sua posse, morreu quando a campanha contra Juscelino estava no auge, e seu sepultamento foi um acontecimento politico o coronel Jurandir Bizarria Mamede pronunciou um discurso que ficou celebre, onde incitava os militares a seguirem o exemplo de Canrobert e impedir a posse de Juscelino. O caso Mamede, que se seguiu, foi o estopim do golpe de 11 de novembro de 1955, dado pelo general Lott, que garantiu a posse do presidente eleito.
GUIGNARD ( ALBERTO DA VEIGA )
Pintor e desenhista brasileiro ( nova Friburgo RJ 1896-belo horizonte MG 1962 ). Fez estudos básicos na Europa; a partir de 1916 frequentou a academia de belas-artes de Munique. Aperfeiçoou-se em florença desde 1920, nessa época participou de várias exposições europeias. Em visita ao Brasil 1924 recebeu, no salão nacional de belas-artes, a primeira de uma série de premiações ao longo de sua carreira, em 1929 voltou definitivamente ao Brasil, estabelecendo-se no rio de janeiro, onde passou a lecionar em diversas instituições. Em 1944, a convite de Juscelino Kubitschek, transferiu-se para belo horizonte para dirigir um curso livre de desenho e pintura, iniciou então o que seria mais tarde a escola do parque, depois fundação escola Guignard, onde orientou e formou gerações de artistas. Autor de uma obra singular no movimento modernista brasileiro, impregnada de emoção e poesia, pintou retratos, fixou tipos e sobretudo paisagens extremamente depuradas nas quais transparece a subjetividade lirica do artista. Sua importante obra está representada nos principais museus brasileiros e em vários estrangeiros.
MELO ( CUSTÓDIO JOSÉ )
Almirante e politico brasileiro ( salvador 1840-rio de janeiro 1902 ). Participou da guerra do Paraguai durante todo o seu transcurso. Sobrevivente da catástrofe do encouraçado rio de janeiro, posto a pique por duas minas flutuantes durante combate de curuzu 2 de setembro de 1866. No comando do monitor pará, forçou, sob fogo inimigo, a passagem das baterias de curupaiti e humaitá 1868. Fez estudos de artilharia na Europa 1872, sendo um dos organizadores da diretoria do armamento da marinha. Organizou o serviço de torpedeiros no porto da capital. Já capitão-de-e-guerra, comandou o cruzador almirante Barros na segunda viagem de circunavegação do globo por navio de guerra brasileiro 1888-1889. Comandou a esquadra do levante contra o golpe de estado do marechal Deodoro 23 de novembro de 1891, levando-o a renuncia. Ministro da marinha no governo de Floriano Peixoto, pouco depois divergia deste e abandonava o ministério 23 de abril de 1893, para, afinal, contra o mesmo Floriano, comandar a esquadra em nova revolta 1893-1894. Vencido, procurou asilo no exterior. No governo Campos Sales foi acusado de promover outra conspiração, sendo recolhido preso na ilha das cobras. Libertado, faleceu pouco depois. Publicou, além de alguns trabalhos técnicos: historia da revolução de novembro 1891( 1895 ), vinte e um meses ao redor do planeta 1896; o governo provisório e a revolução de 1893-obra póstuma em dois volumes 1938.
PELOTAS
A ocupação da região de pelotas teve inicio em meados do século XVIII, com a instalação das primeiras estâncias ou fazendas de criação. Pouco tempo depois a região ganhou grande impulso com o surgimento e a imediata expansão da industria do charque, a partir de 1779. Nessa época, a pecuária nordestina, tradicional abastecedora do mercado brasileiro, entrava em decadência, abandonando aos criadores gaúchos um amplo mercado. O rio grande do sul pode assim sair do isolamento em que se mantinha, passando a aproveitar de forma mais intensas seu grande rebanho bovino. As exportações de charque que em 1793 eram de apenas 13.000 arrobas atingiram, no inicio do século XIX,600.000 arrobas. Esse extraordinário desenvolvimento concentrou-se numa pequena área do litoral rio-grandense, junta á extremidade meridional da lagoa dos patos. Situadas entre os rios pelotas e são Gonçalo, as charqueadas ficavam nas proximidades tanto dos grandes centros criatórios da fronteira como do porto de comercio exterior da capitania, o porto de rio grande. Essa localização da industria do charque deu origem aos centros urbano que viria a se transformar na segunda cidade da província: pelotas. Para isso, muito contribuiu a instalação de novas industrias no estado durante a I guerra mundial: fabricas de tecidos e um grande frigorifico. Nessa mesma época a cidade pode também expandir consideradamente seu comercio, em consequência do estabelecimento da ligação ferroviária com o interior.
sábado, 21 de novembro de 2015
FORTALEZA
Para expulsar os franceses que se haviam apoderado do maranhão, em 1612, os portugueses procuraram estabelecer no litoral cearense um posto avançado. Com esse objetivo, Martin Soares Moreno fundou, junto a embocadura do rio ceara, o forte de são sebastião que mais tarde foi destruído pelos índios. Os holandeses, ao conquistar o ceara, construíram no litoral cearense uma nova fortificação, na margem esquerda do rio pajeú, no local onde hoje se ergue o centro da cidade de fortaleza. Após a retirada dos holandeses, o forte passou as mãos dos portugueses, que o denominaram de nossa senhora da assunção. Em torno dele desenvolveu-se o povoado de fortaleza. Feito vila em 1699, a primeira que se criou no ceara, tornou-se sede da capitania em 1799, quando esta se separou de pernambuco, e foi finalmente elevada a cidade, já na qualidade de capital provincial. Em 1823, o crescimento de fortaleza começou a tomar vulto somente no século XX, no decorrer do qual se transformou em cidade da província. Seu progresso repousou no desenvolvimento de áreas agrícolas nas serras. Essas elevações, que se encontraram dispersas em meio ao sertão, são beneficiadas por uma pluviosidade ( chuvas de verão ) não apenas abundante, mas sobretudo regular. Assim diante da ocorrência repetida de secas que periodicamente assolavam o sertão, foram-se povoando as serras do ceara, onde cultura de algodão, café, cana de açúcar, mandioca e milho ganhavam grande intensidade. O porto de fortaleza passou então a contar com um interior ativo, as serras de Baturité, Maranguape e outras, situadas nas suas proximidades. Outro fator de progresso foi o desenvolvimento da navegação, pois as embarcações de maior porte voltara-se para fortaleza, cujo porto era o mais vantajaso. Outro fato importante foi o advento da ferrovia, Em 1877 estabeleceu-se a ligação com Baturité, situada na encosta da serra do mesmo nome. A ferrovia prolongou-se por todo o ceara e foi atingir o cariri, importante região agrícola situada no sopé da chapada do Araripe. Ao progresso econômico correspondeu o desenvolvimento da urbanização. Em 1855 asseio público, o teatro José de Alencar, e a casa natal de José de Alencar ( em mace jana ) são tombados pelo Iphan.
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
SANTA MARIA
A cidade de santa maria originou-se em fins do século XVIII, em torno de um acampamento da missão de demarcação dos limites estabelecidos pelo tratado de restituição reciprocas assinado por Portugal e Espanha, em 1777. O acampamento, que permaneceu no local entre 1797 e 1801, atraiu muita gente, especialmente de Curitiba, Paranaguá e castro. Após a partida da comissão de demarcação, ficou no local um povoado, que foi acrescido pouco depois pela chegada de 50 famílias de índios guaranis. Em 1810, o número de moradores j[a atingia 800. Desse ano data o estabelecimento do patrimônio para construção de uma capela. Em 1831, o povoado já contava 1.200 moradores e a região, 3.100. No ano seguinte foi elevado á condição de freguesia, com o nome de santa maria da boca do monte. Foi feita vila, em 1857, e cidade, em 1876.
JUIZ DE FORA
As origens de juiz de fora remontam aos primeiros anos do século XVIII,quando foi aberto o chamado caminho novo que deveria estabelecer ligação entre o rio de janeiro e as minas gerais. É verdade que, embora o caminho aberto por Garcia Rodrigues Pais passasse pelo local onde se encontra a cidade, este continuou como simples ponto de passagem até o século XIX. É que a chamada zona da mata permaneceu durante todo o século XVIII e parte do século XIX praticamente desabitada, coberta de densas florestas. Seu desenvolvimento só iria iniciar-se após a decadência da mineração na zona central de minas gerais. Foi então que os capitais liberados com o malogro das minas começaram a ser aplicados na produção de café, que teve na zona da mata uma de suas mais prósperas áreas de cultura. A posição de juiz de fora, ao longo do eixo de comunicações com a capital do país e porto ge exportação para o café, permitiu-lhe tirar partido da prosperidade regional, tornando-se o principal núcleo da zona da mata. Com efeito em 1850 o arraial ai já existente foi feito vila, com o nome de santo Antônio do Paraibuna, tornando-se, apenas seis anos mais tarde, cidade com o nome de Paraibuna. Seu progresso foi ainda mais estimulado com a construção, em 1861, de estrada união industria, que ligava juiz de fora a petrópolis. Cinco anos mais tarde eram os trilhos da estrada de ferro D. Pedro II que chegavam á cidade, já então denominada oficialmente juiz de fora. Ligada ao despertar de juiz de fora para a era industrial está a construção da primeira usina rio Paraibuna em 1889.
SÃO LUIS
Foi fundada, em 1612, pelos franceses que pretendiam fixar-se no maranhão. Expulsos os invasores em 1615, a cidade passou ao domínio dos portugueses, que lhe conservaram o nome. Tornou-se um dos pontos mais ativos do litoral brasileiro, integrando-se no comercio colonial Português. Inicialmente exportava açúcar. A partir do inicio do século XIX começou a destacar-se no comercio do algodão, cultura que se expandiu pelo vale do médio rio itapicuru. Assim, dos 10 mil habitantes que possuía em fins do século XVIII, passou a c. 32 mil em 1972. Iniciou-se, então, o período de decadência. A economia do maranhão foi pouco a pouco abandonando sua base agriculta, voltando-se para o extrativismo vegetal- exploração de coco de babaçu e cera de carnaúba. Regrediram as culturas de cana de açúcar e de algodão, levando o padrão de vida da população estadual ao nível das regiões extrativistas, não foram suficientes para evitar a queda do ritmo de crescimento da cidade nem a construção da estrada de ferro são Luis-Teresina, nem a expansão mais recente da cultura do arroz nos vales dos rios Mearim e Pindaré. A exportação do arroz para o centro-sul do país se faz diretamente por estradas de rodagem, não contribuindo para a reativação do velho e assoreado porto de são Luis. O novo impulso viria apenas com a construção do porto de Itaqui, na periferia da cidade.
SANTO AMARO ( CAPITANIA )
Doada por D. João III a Pero Lopes de Souza junto com as capitanias de itamaracá e santana. Compreendia 10 léguas de costa, entre a foz do rio curupacé e a do rio são vicente, Não havendo o donatário regressado ao Brasil depois de sua viagem de 1530-1532, o vigário Gonçalo Monteiro, substituto de Martim Afonso de Sousa na capitania de são vicente, governou santo amaro e ali distribuiu sesmarias. Foi sucedido por Gonçalo Alonso, encarregado de instalar legitimamente a colônia e de distribuir suas terras. Na ilha fronteiriça a são vicente, chamada guaimbé pelos indígenas,estabeleceu-se o primeiro núcleo populacional, a vila de santo amaro. Vizinha á prospera são vicente, santo amaro só conseguiu desenvolvimento relativo. Seus donatários subsequentes foram os mesmos de itamaracá. As terras da capitania de santo amaro vieram a pertencer, mais tarde á província de são paulo.
NATAL
A cidade teve inicio com a construção, no litoral do rio grande do norte, do forte dos reis magos 1598, após a expulsão dos franceses e a pacificação dos seus aliados, os índios potiguares. Há duvida quanto a ter-se chamado cidade dos reis ou, desde logo, natal. Seu crescimento foi lento. Em 1614 possuía apenas 12 casas e uma igreja pobre e sem portas, em 1759 somente 118 casas. O desenvolvimento de natal data do inicio do século XX, quando se concluíram as obras do porto, iniciadas em 1892. Seu crescimento foi acelerado pela instalação, durante a II guerra mundial, de importante base aeronaval, destinada a controlar as comunicações com a África através do atlântico.
CASA DA MOEDA
Entidade autárquica, vinculada ao banco central do Brasil, incumbida de fabricar, com exclusividade, os valores relativos á receita federal, os títulos da divida pública da união, a moeda nacional e os selos postais, foi fundada em 1694. Funcionou inicialmente na Bahia transferiu-se em 1698 para o rio de Janeiro, em 1700 para Pernambuco e em 1702 outra vez para o rio de Janeiro, onde se instalou definitivamente.
FUNDA
As fundas faziam parte do equipamento dos soldados nos tempos antigos 2 CR 26:14. Os da tribo de benjamim tinham fama de bons atiradores de armas pontiagudas JZ 20:16, e Davi matou golias por meio da funda I SM 17:40-50. Mais tarde, os romanos construíram instrumentos que podiam arremessar pedras a grandes distâncias, figurando antecipadamente as armas modernas. A funda era também usada pelos pastores e guardas de manadas, para afugentarem os animais ferozes. Eles tornaram-se hábeis no manejo daquele instrumento que, na sua forma mais simples, constava de duas tiras presas as duas extremidades duma pequena peça de couro, em que se colocava a pedra.
domingo, 8 de novembro de 2015
JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA
Primeiro tradutor da bíblia em português ( lisboa 1628-batávia 1691 ). Converteu-se em 1642, á igreja reformada, em batávia ( ilha de javas ), onde se estabelecera um ano antes. Traduziu para o português o novo testamento, servindo-se da versão latina de beza, da espanhola, da francesa e da italiana. Traduziu também a liturgia das igrejas reformadas, o catecismo de Heideberg e as fábulas de esopo 1672. Em 1656, foi ordenado pastor da igreja reformada. Enviado como missionário ao Ceilão 1656-1658, depois á Índia, foi o primeiro pastor ordenado a pregar em linguá portuguesa.
DOM DUARTE LEOPOLDO E SILVA
Primeiro arcebispo de são paulo ( taubaté SP 1867- São paulo 1938 ). Eleito, em 1904, bispo da diocese de Curitiba, foi transferido para São paulo em 1907; passou a arcebispo em 1908, cargo no qual permaneceu até sua morte. Como bispo reorganizou a estrutura do seminário, acrescentando-lhe três cursos ( arquitetura sagrada, literatura superior e medicina pastoral ) e criou a faculdade eclesiástica de filosofia 1908. Como arcebispo, fundou a liga das senhoras católicas 1922 e o centro operário católico metropolitano 1923. Em 1913 iniciou a construção da catedral metropolitana, inaugurada em 1954. Deu grande atenção a obras assistenciais e educacionais e organizou o arquivo da cúria metropolitana de São paulo, obras: concordância dos santos evangelhos 1903. Notas de histórias eclesiástica ( dois volume 1916 e 1937 ); no calvário 1920, pastorais 1921; o clero e a independência 1923; iluminuras 1937; migalhas 1940; pela família 1942.
domingo, 13 de setembro de 2015
SALVADOR ALLENDE
Salvador Allende Gossens, politico chileno ( Valparaiso 1908- Santiago 1973 ), deputado socialista de 1937 a 1945, foi ministro da saúde no governo da frente popular formada por Aguirre Cerda 1939-1941 e 1941-1942. Secretário geral do partido socialista, senador 1945 e presidente do senado, foi o articulador da frente de ação popular em 1956. Depois de ter sido derrotado por três vezes, foi eleito presidente da republica em 1970, como candidato da coalizão de esquerda. Pôs em pratica o programa da unidade popular, mas a situação econômica e politica se deteriorou e, em setembro de 1973, o exército, sob a direção do general Augusto Pinochet Ugarte, atacou o palácio presidencial, onde Allende foi morto.
domingo, 16 de agosto de 2015
BEZALEL
O filho de Uri, o filho de Hur, da tribo de Judá, isto é, um descendente de Calebe ( I CR 2:18-20,50 ); era hábil mecânico e desenhador, e foi encarregado de executar as obras de arte necessárias para o tabernáculo no deserto, Ele tinha-se associado com Aoliabe, que tinha a seu cargo a fabricação dos tecidos. O trabalho pessoal de Bezalel era em metal, madeira e pedra, mas ele era mestre de Aoliabe, e dirigia os trabalhos deste artista ( EX 31:2, 35:30, 2 Cr 1:5 ).
domingo, 9 de agosto de 2015
GUERRA PEIXOTO (CÉSAR )
Compositor brasileiro ( petrópolis RJ 1914 ), um dos baluartes da escola nacionalista. Empenhou-se em realizar a síntese entre a música serial e os temas folclóricos brasileiros e, como orquestrador, atuou intensamente na música popular. Autor de duas sinfonias, uma das quais dodecafônica. Compôs ainda duas suítes sinfônicas, numerosas peças de músicas de câmara ( noneto, trio 1945, quarteto 1947 ), três peças para violão ( ponteio, acalanto e choro ) além de obras para flauta, violino, fagote, piano, etc. Escreveu alguns trabalhos sobre música, como maracatus do recife 1956 e foi um disputado professor de composição.
domingo, 2 de agosto de 2015
GENARIO DE CARVALHO
Antônio Dantas de Carvalho. Tapeceiro, pintor e desenhista brasileiro ( salvador BA 1926-1071 ). Estudou desenho na sociedade brasileira de belas artes do rio de janeiro sua primeira exposição individual em 1945. Em 1948 participou do movimento baiano de arte moderna. Em 1949 foi para Paris, onde frequentou a escola superior de belas artes. Em 1950 criou plantas tropicais, sua primeira tapeçaria-mural, gênero ao qual passaria a dedicar-se inteiramente a partir de 1955, quando fundou o primeiro ateliê de tapeçaria no Brasil. Realizou numerosas exposições no Brasil, a convite do governo norte-americano 1959, expôs em galerias de nova York e são Francisco, expôs ainda em Zurique e Hamburgo 1960, Buenos aires 1961, na II bienal internacional de tapeçaria ( Lausanne, Suíça, 1965 ) e em exposição coletiva do museu ermitage, de são Petersburgo 1965, fez parte da I e II bienal de são paulo 1951 e 1955, contando com sala especial para seus trabalhos na I bienal nacional de artes plásticas ( salvador, 1966 ). Realizou diversos murais na cidade de salvador, destacando-se o do hotel da Bahia, com 200 metros quadrados, sua obra se caracteriza pela bidimensionalidade, formatos tradicionais, motivos regionais baianos, plantas tropicais, pássaros e borboletas.
quarta-feira, 1 de julho de 2015
JOÃO GUIMARÃES ROSA
Ficcionista e diplomata brasileiro Cordisburgo MG 1908-rio de janeiro 1967, um dos maiores da literatura contemporânea de língua portuguesa. Diplomou-se pela faculdade de medicina da universidade de Minas gerais em 1930 e durante dois anos clinicou no interior ( Itaguara ). Se regresso a capital, atuou como voluntário médico na luta contra o movimento constitucionalista de 1932, ingressando poucos meses depois na força pública do estado, no posto de capitão-médico. Em 1934 ingressou na carreira diplomática, em 1937, estreou com a coletânea de contos intitulada sagarana, que seria laureada com o prêmio Filipe d. Oliveira 1946. Seu prestigio como escritor não cessou de crescer, projetando-o para além das fronteiras nacionais ( foi traduzido ou analisado, do ponto de vista critico, por autores franceses, alemães, italianos, norte-americanos, etc. Como diplomata, serviu em Hamburgo 1938-1942, em Paris 1948-1951. Em 1961 recebeu o prêmio Machado de Assis, da academia brasileira de letras, pelo conjunto da sua obra literária, que, além de titulo já citado, inclui: corpo de baile ( novelas 1956), grande sertão; veredas ( romances 1956 ), primeiras estórias ( contos 1962 ) e tutameia ( contos 1967 ), além de contos póstumos ou recolhidos. Deixou inédito um volume de poemas, magma, de originais perdidos. Guimarães Rosa é o criador de uma das vertentes da moderna linha de ficção do regionalismo brasileiro, que, a partir de corpo de baile, adquire dimensões universalista e tendências nitidamente estetizantes, cuja cristalização artística é atingida em grande sertão, veredas. Seu estilo e linguagem literários tem dado origem a polemicas e controvérsias, e ja somam algumas dezenas os títulos em língua portuguesa de estudos dedicados á exegese de seus romances e novelas. Sobremodo importante é sua invenção vocabular, que repõe em trânsito termos e expressões arcaicas de todo um vasto território linguístico, processo através do qual a linguagem literária remonta por vezes as próprias matrizes da língua portuguesa. Eleito para a academia brasileira de letras em 1963, somente tomou posse de sua cadeira ( a de número 2 ) 17 de novembro de 1967, vindo a falecer três dias depois.
sábado, 13 de junho de 2015
BARATA RIBEIRO ( AGNALDO GAMA )
Militar e politico brasileiro ( rio de janeiro 1905-1968 ). Formou-se no realengo em 1928, participando a seguir na organização da revolução de 30. Comandou colunas rebeldes no NE e foi secretário de Juarez Távora. Descontente com os rumos que o país tomou depois desse movimento, participou ativamente da revolução de 32 em SP. Foi preso, mas conseguiu exilar-se em Portugal. Com a anistia de 1934, retornou ao exercito, filiando-se ao PCB. Foi um dos comandantes do levante da praia vermelha RJ 1935, insurreição coordenada pela ANL. Mantido no carcere por dez anos, foi acusado ( sem que se conseguisse provar ) de ter assassinado oficiais enquanto dormiam, anistiado em 1945, voltou a politica, sendo eleito vereador pelo PCB do RJ em 1947. Teve seu mandato cassado em 1949, juntamente com o registro do PCB. Viveu na clandestinidade até 1957, quando deixou a militância por causa de divergências relativas á democracia interna do partido.
sábado, 6 de junho de 2015
REINO DE ISRAEL.
1) Jeroboão, 1 RS 14:20, ele reinou 22 anos.
2) Nadabe, 1 RS 15:25, ele reinou 2 anos.
3) Baasa, 1 RS 15:33, ele reinou 24 anos.
4) Elá, 1 RS 16:8, ele reinou 2 anos.
5) Zinri, 1 RS 16:15-16, ele reinou 7 dias.
6) Onri, 1 RS 16:23, ele reinou 12 anos.
7) Acabe, 1 RS 16:29, ele reinou 22 anos.
8) Acazias 1 RS 22:52, ele reinou 2 anos.
9) Jorão, 2 RS 3:1, ele reinou 12 anos.
10) Jeú, 2 RS 10:36, ele reinou 28 anos.
11) Joacaz 2 RS 13:1, ele reinou 17 anos.
12) Joás, 2 RS 13:10, ele reinou 16 anos.
13) Jeroboão II, 2 RS 14:23, ele reinou 41 anos.
14) Zacarias, 2 RS 15:8, ele reinou 6 meses.
15) Salum, 2 RS 15:10-13, ele reinou um mês.
16) Manaém, 2 RS 15>:17, ele reinou 10 anos.
17) Pecaías, 2 RS 15:23, ele reinou 2 anos.
18) Peca, 2 RS 15:27, ele reinou 20 anos.
19) Oseias, 2 RS 17:1, ele reinou 9 anos.
2) Nadabe, 1 RS 15:25, ele reinou 2 anos.
3) Baasa, 1 RS 15:33, ele reinou 24 anos.
4) Elá, 1 RS 16:8, ele reinou 2 anos.
5) Zinri, 1 RS 16:15-16, ele reinou 7 dias.
6) Onri, 1 RS 16:23, ele reinou 12 anos.
7) Acabe, 1 RS 16:29, ele reinou 22 anos.
8) Acazias 1 RS 22:52, ele reinou 2 anos.
9) Jorão, 2 RS 3:1, ele reinou 12 anos.
10) Jeú, 2 RS 10:36, ele reinou 28 anos.
11) Joacaz 2 RS 13:1, ele reinou 17 anos.
12) Joás, 2 RS 13:10, ele reinou 16 anos.
13) Jeroboão II, 2 RS 14:23, ele reinou 41 anos.
14) Zacarias, 2 RS 15:8, ele reinou 6 meses.
15) Salum, 2 RS 15:10-13, ele reinou um mês.
16) Manaém, 2 RS 15>:17, ele reinou 10 anos.
17) Pecaías, 2 RS 15:23, ele reinou 2 anos.
18) Peca, 2 RS 15:27, ele reinou 20 anos.
19) Oseias, 2 RS 17:1, ele reinou 9 anos.
quinta-feira, 4 de junho de 2015
REINADO DE JUDÁ.
1) Roboão, 1 RS 14:21, ele reinou 17 anos.
2) Ábias, 1 RS 15:1-2, ele reinou 3 anos.
3) Asa, 1 RS 15:9-10, ele reinou 41 anos.
4) Josafá, 2 CR 20:31, ele reinou 25 anos.
5) Jorão, 2 CR 20:5, ele reinou 8 anos.
6) Acazias, 2 CR 22:2, ele reinou 1 ano.
7) Atalia, 2 CR 22:12, ela reinou 6 anos.
8) Joás 2 CR 24:1, ele reinou 40 anos.
9) Amazias, 2 CR 25:1, ele reinou 29 anos.
10) Uzias, 2 CR 26:1-3, ele reinou 55 anos.
11) Jotão, 2 CR 27:1, ele reinou 16 anos.
12) Acaz, 2 CR 28:1, ele reinou 16 anos
13) Ezequias, 2 CR 29:1, ele reinou 29 anos.
14) Manassés, 2 CR 33:1, ele reinou 55 anos.
15) Amom, 2 CR 33:21, ele reinou 2 anos.
16) Josias, 2 CR 34:1, ele reinou 31 anos.
17) Jeoacaz, 2 CR 36:1-3, ele reinou 3 anos.
18) Jeoaquim, 2 CR 36:5, ele reinou 11 anos.
19) Joaquim, 2 CR 36:9, ele reinou 3 meses e 10 dias.
20) Zedequias, 2 Cr 36:11, ele reinou 11 anos.
2) Ábias, 1 RS 15:1-2, ele reinou 3 anos.
3) Asa, 1 RS 15:9-10, ele reinou 41 anos.
4) Josafá, 2 CR 20:31, ele reinou 25 anos.
5) Jorão, 2 CR 20:5, ele reinou 8 anos.
6) Acazias, 2 CR 22:2, ele reinou 1 ano.
7) Atalia, 2 CR 22:12, ela reinou 6 anos.
8) Joás 2 CR 24:1, ele reinou 40 anos.
9) Amazias, 2 CR 25:1, ele reinou 29 anos.
10) Uzias, 2 CR 26:1-3, ele reinou 55 anos.
11) Jotão, 2 CR 27:1, ele reinou 16 anos.
12) Acaz, 2 CR 28:1, ele reinou 16 anos
13) Ezequias, 2 CR 29:1, ele reinou 29 anos.
14) Manassés, 2 CR 33:1, ele reinou 55 anos.
15) Amom, 2 CR 33:21, ele reinou 2 anos.
16) Josias, 2 CR 34:1, ele reinou 31 anos.
17) Jeoacaz, 2 CR 36:1-3, ele reinou 3 anos.
18) Jeoaquim, 2 CR 36:5, ele reinou 11 anos.
19) Joaquim, 2 CR 36:9, ele reinou 3 meses e 10 dias.
20) Zedequias, 2 Cr 36:11, ele reinou 11 anos.
sexta-feira, 1 de maio de 2015
FILEMOM
Um cristão de Colossos, a quem Paulo escreveu, intercedendo pelo seu escravo Onésimo CL 4:9. A sua mulher chamava-se Áfia, e seu filho Arquipo. Pela narrativa se conclui que Filemom era homem de caráter, hospitaleiro, grato a Paulo, que era seu pai espiritual. Era cheio de boas obras e de fé.
a) Carta particular de intercessão, CL 4:7-9.
b) Igreja em sua casa, FL 1:2.
c) Sua esposa, FL 1:2.
d) Seu filho, FL 1:2.
e) Homem de fé, FL 1:5-7.
f) hospitaleiro, FL 1:22.
a) Carta particular de intercessão, CL 4:7-9.
b) Igreja em sua casa, FL 1:2.
c) Sua esposa, FL 1:2.
d) Seu filho, FL 1:2.
e) Homem de fé, FL 1:5-7.
f) hospitaleiro, FL 1:22.
LIVIO ABRAMO
Gravador, desenhista e pintor brasileiro ( Araraquara SP 1903-Assunção, Paraguai, 1992 ), Foi um dos introdutores da gravura moderna no Brasil. Autodidata, iniciou seu trabalho na década de 30, com temas humanos e sociais ( meninas de fábrica, vila operária, 1935, e a série Espanha, 1935-1938 ), influenciado pelo expressionismo europeu. Em 1950 foi á Europa com o prêmio de viagem do salão nacional de arte moderna. Á série festa, iniciada em 1954, representa um dos pontos altos de sua obra, com técnica depurada e uma linguagem pessoal, próxima do não-figurativismo. Um dos fundadores do estúdio gravura, em são paulo, 1960, e de um ateliê em Assunção, Paraguai, onde formou dezenas de artistas. Em 1962 tornou-se diretor da área de artes plásticas da missão cultural brasileira em Assunção. Melhor gravador nacional na II bienal de são paulo 1953.
TAÇA DAVIS
Competição internacional de tênis, criada em 1900 pelo norte-americano Dwight Filley Davis. É disputada anualmente em cinco partidas ( quatro simples e uma dupla ), jogadas por, no máximo, quatro representantes de cada país. Em 1986 foi vencida pela Austrália ( 26 vitórias ), em 1987 pela Suécia ( 4 vitórias ), em 1988 e 1989 pela Alemanha federal ( 2 vitórias ), em 1990 pelos EUA, em 1991 pela França ( 7 vitórias ), em 1992 novamente pelo EUA ( 30 vitórias ), em 1993 pela Alemanha, em 1994 pela Suécia, em 1995 pelos EUA, em 1986 pela França e em 1987 pela Suécia.
domingo, 26 de abril de 2015
BOCAIUVA
Quintino Antônio Ferreira de Souza jornalista e politico brasileiro ( rio de janeiro 1836-1912. Foi revisor e tipografo. Matriculado 1851 na faculdade de direito de são paulo, abandonou o curso por falta de recursos. Fundou vários jornais e adotou o nome de Bocaiuva. Adepto das idéias republicanas, foi redador do manifesto de 3 de dezembro de 1870 e fundador do partido republicano. Assim que foi proclamada a república assumiu a pasta das relações exteriores e, interinamente, a da agricultura. Em 17 de janeiro de 1890 seguiu em missão especial ao rio da prata, com a incumbência de assinar o tratado de limites negociado com a Argentina, conhecido como tratado de montevidéu, dividindo o território de palmas. O congresso brasileiro rejeitou esse tratado e opinou pelo recurso ao arbitramento 1891, desaprovando a missão bocaiuva. Eleito senador á constituinte pelo estado do rio de janeiro 1890, renunciou ao cargo logo após a votação da constituição de 24 de fevereiro. Reeleito em 21 de agosto de 1892, exerceu as funções de senador até 1899. Pouco depois era escolhido governador do estado do rio de janeiro. Além de grande produção jornalistica, deixou muitos trabalhos literários em verso e prosa. Destes foram publicados em livros onfália, o trovador e norma ( dramas ), os mineiros da desgraça 1862, a família 1866 e estudos críticos e literários, ( 2 volumes 1858-1859 ), além de traduções.
OLAVO BILAC
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, poeta brasileiro ( rio de janeiro 1865-1918 ). Introduzido ás idéias parnasianas por Alberto de Oliveira, tornou-se uma das principais figuras do parnasianismo no Brasil. Em 1888, publicou o livro poesias, composto em três partes: panóplias, via-láctea e sarças de fogo. Do ponto de vista métrico, os poemas são tão perfeitos que chamam ao precíonismo. Trabalhou em diversos jornais e revistas, empenhando-se a favor da campanha abolicionista e republicana. Foi correspondente em Paris 1890 do A cidade do rio, jornal de José do Patrocínio. Em 1892, por sua participação na campanha contra o governo de Floriano Peixoto, perdeu o cargo que ocupava no funcionalismo público do rio de janeiro, sendo, a seguir, mandado preso para ouro preto, beneficiado pela anistia, regressou á capital. Dedicou-se então á propaganda do serviço militar obrigatório; por isso, o dia do seu nascimento 16 de dezembro seria posteriormente escolhido como o dia do reservista. A última fase de sua obra, perpassada por intensa emoção lírica e erótica, está reunida nos volumes tarde e alma inquieta. Compôs a letra do hino á bandeira ( musicado por Francisco Braga ); em 1907, foi aclamado o príncipe dos poetas brasileiros.
sábado, 25 de abril de 2015
DE GASPERI ( ALCIDE )
Politico italiano ( Pieve Tesino, trentino, 1881-Sella divalsugna 1954 ), deputado de Trento 1921, secretário-geral do partido popular italiano ( PPI ), Opôs-se ao fascismo e foi preso 1926-1928. Fundador do partido democrata cristã ( PDC ) 1944, foi presidente do conselho, de 1945 a 1953. Governando com os pequenos partidos de centro, após ter destituído os comunistas e os socialistas 1947, concluiu os tratados de Paris 1947, fez com que fosse votada uma nova constituição 1948 e trabalhou na reconstrução econômica do país ( reforma agrária, criação da caixa do Mezzogiorno 1950, etc. ). Presidente da ceca 1954, foi um dos artífices da unidade européia.
quinta-feira, 23 de abril de 2015
NOVA GUINÉ
Descoberta no século XVI pelos portugueses, cobiçada pela Espanha e depois pela Holanda, a Nova Guiné foi visitada no século XVIII pelos inoleses. Em 1828, os holandeses ocuparam a parte noroeste; em seguida, toda a parte ocidental. A partir de 1840, missões britânicas instalaram-se na costa sudeste, em torno de port-moresby. Em 1880, foi a vez de comerciantes alemães, provocando a inquietação dos australianos, que em 1883 anexaram o território sudeste ( papuásia ) em nome da Grã-bretanha. Bismarck replicou anexando a parte nordeste da ilha ( terra do imperador Guilherme ), da qual as tropas australianas se apossaram, em 1914.
Por sua vez, a partir de 1905, os holandeses estabeleceram controle sobre toda a Nova Guiné ocidental. Durante a II guerra mundial, em 1942-1943, os japoneses implataram-se no norte da Nova Guiné, que em seguida serviu de base militar ao VI exército norte-americana.
Em 1946, a ONU confirmou a tutela australiana sobre o nordeste da ilha; o estado de papua-Nova Guiné cedeu á autonomia interna 1973, depois a independência 1975, sendo Sir John Guise o último governador geral e Michael T. somare o primeiro ministro. A Nova Guiné ocidental holandesa foi anexada pela indonésia em 1963, com o consentimento da ONU.
Por sua vez, a partir de 1905, os holandeses estabeleceram controle sobre toda a Nova Guiné ocidental. Durante a II guerra mundial, em 1942-1943, os japoneses implataram-se no norte da Nova Guiné, que em seguida serviu de base militar ao VI exército norte-americana.
Em 1946, a ONU confirmou a tutela australiana sobre o nordeste da ilha; o estado de papua-Nova Guiné cedeu á autonomia interna 1973, depois a independência 1975, sendo Sir John Guise o último governador geral e Michael T. somare o primeiro ministro. A Nova Guiné ocidental holandesa foi anexada pela indonésia em 1963, com o consentimento da ONU.
OLÍMPIA
Rainha da Macedônia, mãe de Alexandre Magno, filha de Neoptolemo, rei do Épiro. Mulher de Filipe II da Macedônia 357, trouxe ao mundo Alexandre. Repudiada, mandou matar a nova rainha, Cleópatra, após o assassinato de Filipe. Depois da morte de Alexandre 323, ( 321 ), foi regente da Macedônia 319. Foi executada por Cassandro.
FILIPE II
Regente 359 a.c e depois rei da Macedônia 356-336, terceiro filho de Amintas II, foi enviado como refém a Tebas 368-365 a.c, onde adquiriu um sólido conhecimento da cultura grega. Regente por seu sobrinho Amintas IV, subjugou os Ilírios e Peônios. Desimpediu o litoral do reino, tomando Anfípolis 357, Pidna 356, e tomou aos Trácios as minas de ouro do monte Pangaios 356; depois proclamou-se rei. Organizou o exército construindo a guarda nobre e a falange. Atenas, cujos interesses vitais o rei da Macedônia contrariava, não seguiu os conselhos de Demóstenes, o mais perigoso adversário de Filipe. Assim o rei Macedônico impôs seu comando aos tessalianos 353. Atenas, que não soubera defender olinto ( tomada em 348 ), firmou a paz de filocrates em 346. Após a conquista da Trácia 342-340, começou a guerra aberta com Atenas 340. Filipe ocupou a fortaleza de Elatéia 339, as portas da Beócia. A ameaça provocou a aliança de Tebas e de Atenas, que foram derrotadas em Queronéia 338. Filipe administrou o poderio de Atenas e convocou para corinto ( fim de 338 ) um congresso pan-helênico, que fez dele o senhor da Grécia. Foi assassinado no momento em que empreendia uma guerra contra os Persas.
sábado, 28 de março de 2015
ABIMELEQUE
Filho de Gideão juízes 8:31. Depois da morte de seu pai, assassinou os seus setenta irmãos, á exceção de Jotão, que se havia escondido. Então, por influência dos irmãos de sua mãe ( era ela sequimita ), foi eleito rei de Siquem, que se tornou um estado independente de Israel. Três anos mais tarde houve uma rebelião na cidade, na ausência de Abimeleque, a qual foi reprimida por Zebul, o governador, que expulsou Gaal, o chefe da sedição, e destruiu totalmente a cidade, espalhando sal sobre as suas ruínas. No ataque de Tebes uma mulher arremessou uma pedra de moinho á cabeça de Abimeleque juízes 9:53-54, II Samuel 11:21, e ele, para escapar á vergonha de ser morto por uma mulher, ordenou ao seu escudeiro que o matasse.
domingo, 15 de março de 2015
ESQUISTOSOMOSE
No Brasil, a esquistosomose mansônica é comum e costuma ser transmitida por banhos em águas contaminadas pelo parasita. Os sintomas decorrem da invasão das veias do sistema porta pelo parasita e incham: cirrose hepática, esplenomegalia, ascite e varizes esofágicas. A esquistosomose é originária da África e foi constatada até em múmias do Egito, sendo assim uma das doenças do ser humano de registro mais antigo. Foi trazida para o Brasil pelos escravos africanos, mas, de todos os esquistosomos, só o mansônico encontrou hospedeiro no Brasil, o caramujo planorbídeo. As medidas preventivas incluem o controle dos caramujos e o tratamento sanitário das águas e das fezes. A esquistosomose é endêmica na maioria dos estados brasileiro, tendo maiores proporções na Bahia e em minas gerais. Em 1985 foram constados 205 mil casos no Brasil. É doença de notificação obrigatória ás autoridades sanitárias.
domingo, 1 de março de 2015
LÚCIO COSTA
Arquiteto e urbanista brasileiro (Toulon 1902 ) estudioso do período colonial, realizou obras neocoloniais, defendendo uma arquitetura de cunho nacional 1926-1927. Nomeado diretor da escola nacional de belas-artes 1931, teve atuação fundamental para a renovação do pensamento artístico e arquitetônico no país. Um dos pioneiros da arquitetura moderna do Brasil, dirigiu, a partir de 1936, a equipe responsável pelo projeto revolucionário do ministério da educação e saúde ( hoje palácio da cultura ), segundo o risco inicial de Le Corbusier. Em 1957, venceu o concurso paro o plano-piloto de brasília, excepcional contribuição ao urbanismo contemporâneo. Incluem-se ainda entre seus principais projetos cidade universitária da ilha do fundão ( rio de janeiro 1936 ), casa do Brasil ( cidade universitária, Paris, 1950 ), plano diretor da barra da tijuca ( rio de janeiro 1969 ). Sua obra teórica tem papel central no desenvolvimento do ensino de arquitetura e do urbanismo. Publicou, entre outros, razões de nova arquitetura 1930, o arquiteto e a sociedade contemporânea 1952, a crise da arte contemporânea 1959, além de vários trabalhos sobre o passado histórico, como: o aleijadinho e a arquitetura tradicional; arquitetura jesuítica no Brasil; notas sobre a evolução do mobiliário brasileiro etc.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
GUERRAS MEDICAS
A guerra teve inicio, quando a cidade meleto, na Ásia menor, revoltou-se contra os domínio persa e buscou a ajuda de Atenas.
Dario I 522-486 a.c. Aproveitou para declarar guerra a Atenas, em 490 a.c primeira guerra medica. Liderada por Miliciades vencida por Atenas.
Maratona.
Em 480 a.c segunda guerra medica, os persas foram derrotados. No ano seguinte voltaram atacar, destruindo parte da cidade. Mas sua frota foi incendiada em salamina. Aliança das cidades gregas lideradas por espartas.
Observação:
Os gregos chamavam os persas de medos, por isso o nome medicas.
Dario I 522-486 a.c. Aproveitou para declarar guerra a Atenas, em 490 a.c primeira guerra medica. Liderada por Miliciades vencida por Atenas.
Maratona.
Em 480 a.c segunda guerra medica, os persas foram derrotados. No ano seguinte voltaram atacar, destruindo parte da cidade. Mas sua frota foi incendiada em salamina. Aliança das cidades gregas lideradas por espartas.
Observação:
Os gregos chamavam os persas de medos, por isso o nome medicas.
GUERRA DOS FARRAPOS
Também chamada revolução farroupilha, luta civil irrompida no sul do Brasil 1835-1845, no período da regência. O particularismo da formação econômica e social da província do rio grande do sul constituía em incentivo ao espirito federalista. A rebelião eclodiu em porto alegre, liderada pelo deputado provincial e coronel de milicias Bento Gonçalves da Silva. A ação dos farrapos desenvolveu-se visando ao estabelecimento de uma república, confederada a outros que seriam instauradas no país. Mas a perda de porto alegre 15 de junho de 1836 comprometeu o sucesso dos rebeldes; o novo presidente da província conseguiu que Bento Ribeiro, comandante das armas das províncias, inicialmente aliado a Bento Gonçalves, passasse provisoriamente para o lado do governo; além disso, a população do leste, de origem agrária, permaneceu arredia ao movimento revolucionário, passando a fornecer as bases para a reação imperial. Em 6 de novembro de 1836, foi proclamado a república de Piratini, sendo Bento Gonçalves eleito presidente. Em consequência, o separatismo foi aceito pelos revolucionários como transitório e inevitável meio para sustentar a causa rebelde. Os farroupilhas conseguiram levar a guerra ao planalto catarinense e a laguna, onde o general Davi Canabarro, de cuja expedição participou José Garibaldi, fundou a efêmera república juliana 1839. Mas a reação imperial tornou-se mais vigorosa a partir de 1840. Os rebeldes não conseguiram conquistar porto alegre, cercada durante três anos por forças de Bento Gonçalves. Sem o controle da bacia hidrográfica, esgotaram-se as reservas de munições viveres dos revolucionários, que sofreram sucessivos reveses. A partir de setembro de 1842. Luis Alves de Lima e Silva, então barão de caxias, assumiu a presidência e o comando das armas da província, desencadeando forte campanha contra os rebeldes e obtendo finalmente a assinatura da paz 1 de março de 1845, quando D. Pedro II já governava o país.
domingo, 15 de fevereiro de 2015
ALBERTO CAVALCANTI
Alberto de Almeida Cavalcanti, cineasta brasileiro 9 rio de janeiro 1897-Paris 1982 ), importante figura da historia dos cinemas francês e inglês. Em Paris, no inicio da década de 20, começou como cenógrafo, passando a direção com Rien que les haures 1926, documentário inovador sobre a vida de uma grande cidade. Este e outros filmes ( en rade, 1927; la p´tile, 1928 ) consagraram-no como um dos melhores representantes da vanguarda cinematográfica. Em Londres a partir de 1933, teve papel importante na evolução do documentário inglês, Como realizador ( coal face ), montador de imagem e som ( Night mail ) e produtor, destaca-se nesta fase o episódio que dirigiu para Dead Of Night ( na solidão da noite ), 1945. Voltando ao Brasil em 1945 para uma serie de conferências no Maps, participou da instalação da vera cruz como produtor geral. Aqui realizou simão, o caolho 1952, o canto do mar 1953 e mulher de verdade 1954. De volta a Europa trabalhou em vários países; na Áustria 1956 realizou uma versão cinematográfica da peça de Brecht, o senhor puntila e seu criado Matti. Autor de vários artigo sobre cinema, publicou filme e realidade 1952.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
PEDRO IVO
Pedro Ivo Veloso da Silveira, militar e revolucionário brasileiro ( Olinda PE 1811-1851 ). De ideias liberais, era capitão de artilharia quando aderiu á revolta praieira 1848. Comandou uma divisão no ataque do Recife, mas, batido, teve de fugir para alagoas, depois para a Bahia e finalmente para o rio de janeiro. Embarcado num navio português que o levaria á Europa, faleceu durante a viagem.
BALTAZAR DA SILVEIRA
Carlos Baltazar da Silveira, almirante brasileiro ( salvador BA 1843-rio de janeiro 1913 ). Em 1865, seguiu para o Paraguai, onde permaneceu até o fim da guerra. Por atos de bravura, foi promovido seguidamente, chegando a contra-almirante 1890, chefe do estado maior da armada 1891 e governador do estado do rio de janeiro 1891-1892; foi contrário a revolta da armada 1893. No governo Campos Sales, foi ministro da marinha 1898 a 1899. Entre outros livros, deixou campanha do Paraguai 1900.
domingo, 8 de fevereiro de 2015
GUERRAS PÚNICAS
Serie de três conflitos armados entre roma e Cartago 246-146 a.c ), que culminou com a destruição total do estado púnico. O nome provém de poeni, designação latina para fenícios, os fundadores de Cartago.
1) Guerra 246-241. Travada pela posse da sicília, que fazia parte da esfera de influência púnica desde 306 a.c. Em 241 a.c roma conquistou as ilhas egates. A guerra terminou com a rendição de Cartago, que perdeu a sicília.
2) Guerra 218-201 a.c. A expansão romana pelo mar. essa guerra terminou, com nova derrota de Cartago, que perdeu a Espanha.
3) Guerra 149-146 a.c. A republica romana declarou-lhe guerra em 149 a.c. Três anos depois. Cipião Emiliano arrasou Cartago definitivamente.
1) Guerra 246-241. Travada pela posse da sicília, que fazia parte da esfera de influência púnica desde 306 a.c. Em 241 a.c roma conquistou as ilhas egates. A guerra terminou com a rendição de Cartago, que perdeu a sicília.
2) Guerra 218-201 a.c. A expansão romana pelo mar. essa guerra terminou, com nova derrota de Cartago, que perdeu a Espanha.
3) Guerra 149-146 a.c. A republica romana declarou-lhe guerra em 149 a.c. Três anos depois. Cipião Emiliano arrasou Cartago definitivamente.
sábado, 7 de fevereiro de 2015
MARCO POLO
Viajante veneziano ( Veneza 1254-1324 ). Sua celebridade provém da narrativa de sua viagem pela Ásia, o livro de Marco Polo, chamado também livro das maravilhas e o milhão ( II mil ione ). Seu pai Niccolo, e seu tio Matteo, negociante de Veneza, viajaram, antes dele, até Pequim ( 1260-1269 ) e retornaram trazendo uma mensagem de Kubilai Khan para o papa. Voltaram a Pequim em 1271 com o jovem Marco, seguindo a rota da seda. Detiveram-se, por um ano, em cantão, principal cidade chinesa, depois continuaram seu caminho sob a proteção de uma escolta oficial e chegaram a shangdu, residencia do cã 1275. Enquanto seu tio e seu pai faziam negócios, Marco cumpriu diversas missões na China, a serviço do cã. Essas viagens pelo interior do reino, que o levaram até caragian ( yunnan ), permitiram-lhe, mais tarde, estabelecer seu extraordinário retrato da China, com sua organização administrativa, seu artesanato original, seu papel-moeda e as riquezas de sua capital, cambaluc ( pequim ). Em 1292, os três mercadores deixaram a China, por mar, até ormuz, e depois, por terra até trebizonda, chegando a Veneza em 1295. Prisioneiro dos genoveses de 1296-1299, Marco Polo ditou suas recordações de viagem a um escritor, Rustichello.
domingo, 25 de janeiro de 2015
JULES MAZARINO
Politico francês ( Pescina, Abruzos, 1602-Vincennes 1661 ). Oriundo de modesta família siciliana, estudou direito canônico. Serviu na guarda pontifical e foi incumbido das negociações franco-espanholas que culminaram com o tratado de monzón 1626, em seguida das negociações de Lyon 1630, onde foi notado por Richelieu. Vice legado de Urbano VIII em avignon, foi por algum tempo nuncio extraordinário em Paris 1634. Em 1639 passou definitivamente ao serviço da França, cuja nacionalidade adotou. Cardeal em 1642, embora não fosse padre, substituiu Richelieu, morto pouco depois. Tendo morrido Luis XIII 1643, Ana da Áustria fez de Mazarino, a quem amava, seu ministro. Imediatamente o cardeal atraiu a inveja dos importantes. Com a assinatura dos tratados de vestfália 1648, Mazarino sofreu a dura prova da fronda 1648-1652, cristalizando sobre sua pessoa todas as insatisfações. Saiu da crise mais forte do que nunca. Externamente, sua diplomacia culminou no muito vantajoso tratado dos pireneus 1659, que valeu a França o artois, a cerdagne e o roussillon, e concretizou o declínio dos Habsburgos da Espanha em favor do jovem Luis XIV, a quem Mazarino fez desposar Maria Teresa da Áustria. Internamente, deixou os negócios, e principalmente a gestão dos bens públicos, nas mãos de Nícolas Fouquent; ao mesmo tempo, serviu-se do movimento jansenista para neutralizar o papado e aproveitou todas as ocasiões para formar a educação de seu afilhado Luis XIV. Quando morreu, riquíssimo, estavam preparadas as condições politicas e ideológicas que permitiram ao reinado de Luis XIV torna-se rapidamente brilhante.
sábado, 24 de janeiro de 2015
SILVIO CALDAS
Silvio Narciso de Figueiredo Caldas, cantor e compositor popular brasileiro ( rio de janeiro 1908-1998 ). Seu primeiro sucesso foi o samba de Ari Barroso, faceira 1931. Desde então, consagrou-se como um dos maiores cantores brasileiros, chão de estrela 1937, em parceria com Orestes Barbosa, foi um de seus maiores êxitos. Dono de timbre inconfundível, que lhe valeu a fama de grande seresteiro, é conhecido também por apelidos carinhosos: caboclinho querido, a voz morena da cidade, titio.
domingo, 11 de janeiro de 2015
LUIS FERNANDO VERÍSSIMO
Escritor e jornalista brasileiro ( porto alegre RS 1936 ). filho de Érico Veríssimo, celebrizou-se sobretudo como humorista. Colaborador em jornais como zero hora, o estado de são paulo e jornal do Brasil, redator do programa TV pirata e chargista do jornal da globo. Entre suas obras destacam-se: o popular ( desenho, 1973 ); a grande mulher nua ( crônica, 1975 ); amor brasileiro ( crônica 1977 ); o analista de Bagé 1981; e outras do analista de Bagé ( 1982 ); peças intimas ( 1990 ), traçando New York ( 1991 ) com Joaquim da Fonseca, o suicida e o computador ( 1992 ), traçando roma ( 1993 ), comédias da vida privada ( 1994 ), America 1995.
sábado, 3 de janeiro de 2015
ANTONIO CARLOS GOMES
Compositor brasileiro ( campinas SP 1836-belém PA 1896 ). Depois do sucesso alcançado em são paulo com o hino acadêmico ( poesia de Bittencourt Sampaio ) e a modinha quem sabe? 1859, mais conhecida pelo primeiro verso tão longe, de mim distante, partiu para o rio de janeiro, a fim de se matricular no conservatório de música. Em 1860, duas cantatas do jovem compositor foram executadas no rio de janeiro. Convidado por José Amat para o cargo de ensaiador do imperial academia de música e ópera nacional, fez representar no teatro lírico fluminense sua primeira ópera a noite do castelo 1861, seguida de Joana de Flandres 1863. Escolhido por Francisco Manuel da Silva, diretor do conservatório de música da corte do rio de janeiro, para, na qualidade de aluno desse conservatório, aperfeiçoar-se na Europa, durante quatro anos, instalou-se em Milão 1864 e foi estudar com Lauro Rossi, diretor do conservatório local, obtendo o titulo de maestro compositor 1866, A seguir, escreveu duas partituras para as revistas não se sabe 1867 e na lua 1868, e trabalhou na composição da ópera o guarani, baseada no romance homônimo de José de Alencar, que estreou em 1870 no teatro Scala de Milão, e a 2 de dezembro do mesmo ano no teatro lírico fluminense do rio de janeiro. De volta á Itália, compôs as óperas: fosca 1873, Salvador Rosa 1874, Maria Tudor ( estreada em 1879 ). Em 1880, foi recebido apoteoticamente na Bahia ( onde escreveu e fez executar o hino a Camões ), no rio de janeiro e em são paulo. Voltou á Itália e compôs los schiavo, ópera montada no rio de janeiro em 1889. Com a proclamação da república, perdeu o apoio oficial e voltou á Itália 1890 onde criou a ópera condor 1891 e colombo 1893, especie de oratório para comemorar o quarto centenário da descoberta da America. Em 1883, visitou os EUA como membro da delegação brasileira á exposição universal colombiana de Chicago. Em 1895, foi nomeado diretor do conservatório de belém PA, cargo que não pode assumir por se encontrar gravemente enfermo. Sua extensa obra revela imaginação fértil, sensibilidade, lirismo, vigor dramático, ao lado de aprimorada técnica operística e compreende, além das óperas citadas, peças para piano e canto, inclusive modinhas.
Assinar:
Postagens (Atom)